Dica de Livro: Ecos

02 outubro 2017

Dica de Livro: Ecos
Esse livro lindíssimo (tanto na história como na edição maravilhosa) publicado pela Editora Darkside Books traz quatro contos com histórias emocionantes e que se ligam lindamente no final, principalmente através da música que é a grande paixão de todos os nossos personagens do livro.

Sinopse do livro:

Três irmãs chamadas Eins, Zwei e Drei. Um, Dois e Três. Três princesas que escaparam das garras da morte para se tornar prisioneiras de uma bruxa. A única maneira que elas têm para quebrar o feitiço e escapar da floresta onde vivem é através da música. Uma harmonia em três vozes capaz de viajar pelo tempo e espaço, e tocar profundamente a vida das pessoas que a escutam. ECOS, da premiada escritora norte-americana Pam Muñoz Ryan, é uma fábula como há muito não se via – ou se ouvia. Um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmãos Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 1930. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música.

Dica de Livro: Ecos

Já no começo do livro somos introduzidos a um perfeito conto de fadas que se passa muitos anos antes da Primeira Guerra Mundial. Aqui conhecemos três princesas que são abandonadas pelo pai, e para sobreviver, vão viver com uma bruxa malvada. As meninas sonham com a liberdade. Neste primeiro pequeno conto vemos a realidade e a ficção se encontrando quando um menino chamado Otto está lendo esta história das irmãs, e cruza com as meninas na floresta. As irmãs ajudam Otto a encontrar o caminho de casa e em troca, o menino promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma gaita (esta gaita que aparecerá em todos os contos de uma forma emocionante e transformadora para os personagens).

No segundo conto conhecemos Friedrich e seu pai, na Alemanha de 1933 em plena época de Hitler. Friedrich é um menino fofo que não se vê como "puro alemão" e tenta entender porque este é um problema. Ele é fascinado pelo embalo da música e foi o menor e mais jovem aprendiz da fabrica de gaitas, quando tinha apenas oito anos. Aqui encontramos uma pitadinha de referência à Bela Adormecida e João e Maria.

No terceiro conto conhecemos Mike e Frankie, que moram em um orfanato nos Estados Unidos no ano de 1935. O sonho dos dois irmãos é serem adotados juntos. O problema começa quando percebemos que o orfanato na verdade, está "nem aí" para as crianças. Eles às vendem para fazendeiros e famílias que querem crianças trabalhadoras, pois não precisam pagar salário para menores. A mãe deles ficou doente quando ainda eram pequenos, e o que ajudou os dois a superar a perda foi a música. Morando com a avó que dava aulas de música, aprenderam a gostar do velho piano que irá mudar seus futuros.

"Eu acho que a oportunidade de fazer música é um presente que todos devem receber pelo menos uma vez na vida, mesmo que não o desembrulhem por completo."
Dica de Livro: Ecos

No quarto e último conto conhecemos Ivy da Califórnia de 1942. Ela toca gaita na escola e é apaixonada pela música. Essa história acontece em meio a Segunda Guerra, e conseguimos sentir a aflição das famílias que tem jovens lutando na guerra, nas desconfianças e preconceitos que existiam nesta época. Mas também descobrimos crescer uma grande amizade. É importante ver o quanto as crianças eram "envolvidas" nas paranoias, loucuras e preconceitos que aconteciam nessa época. Enxergamos crianças de dez, onze anos, como se fossem adultos falando do bem ao país, de espiões, etc.

Nunca tinha lido nenhum livro que se passasse em épocas de guerra. Os sentimentos são tão profundos e chocantes. Parece que você sente mais de perto o que as pessoas passaram, o quanto as coisas/atitudes eram extremas, e se analisarmos friamente, o quanto parecem ser tão atuais se comparados a certas coisas que acontecem hoje em dia. Com certeza temos uma aula de história nesses contos.

Todas as histórias emocionam muito e como elas se ligam no final é maravilhoso. Adorei ler essas histórias assim com referências, porque conhecemos crenças e costumes da época, como eles pensavam e também no que acreditavam. A música nas histórias é o alicerce que faz os personagens superarem suas aflições, medos e viver os dias com esperança de dias melhores. No começo de cada capítulo temos uma música com suas notas de gaita, muito bonito! E se o leitor souber tocar, é só seguir as notas e terá uma experiência ainda mais emocionante com os contos.

Dica de Livro: Ecos

Sobre a edição:

Essa edição da Darkside é maravilhosa. As páginas são todas ilustradas com o tema da floresta. A diagramação foi muito bem feita, dando muita fluidez para a leitura. As páginas no lado de fora do livro são pintadas com um laranja fosforescente muito bonito. E a capa é linda. Não tem o que reclamar. Da para ver que tudo foi bem pensado e feito para o leitor se encantar.

Sobre a autora:

Pam Muñoz Ryan ganhou o Human and Civil Award da NEA, a associação de educação dos Estados Unidos, pela sua literatura que aborda temas multiculturais. Já escreveu mais de trinta livros, que acumularam inúmeros elogios e prêmios, incluindo dois Pura Belpré Awards, o Jane Addams Children’s Award e o Schneider Family Book Award. Por Ecos, ela recebeu a Newbery Honor Book, um dos prêmios mais importantes da literatura infantojuvenil americana. A autora vive perto de San Diego, Califórnia. Saiba mais em pammunozryan.com

................................................................
Editora: Darkside
Autora: Pam Muñoz Ryan
Assunto: Ficção
Páginas: 363
Compre o livro: Amazon


Avaliação da Leitura:  

................................................................ 

20 comentários

  1. Oi Monique, td bem?
    A edição está linda, como sempre a Darkside arrasa! *-*
    Gostei da proposta, adoro histórias que se passam em guerras!
    Ps: Fiz um sorteio lá no blog entre as pessoas que comentaram nos posts que fiz sobre a Bienal e você ganhou 1 kit de brindes!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com.br/2017/10/sorteio-comentario-premiado-resultado.html
    Pode me mandar seus dados completos pro meu email (contatoacdh@hotmail.com)?
    Bjs e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a proposta do livro. Bem diferente.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. Mais uma edição ma-ra-vi-lho-sa da Darkside, né? Como eles conseguem gente??? Que indicação linda Monique, gostei muito! <3

    ResponderExcluir
  4. outro livro muito lindo por aqui, amei conhecer essa edição td maravilhosa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Oi Monique tudo bem? Uma colaboradora do blog leu e teve a mesma impressão que vc! Fiquei com bastante vontade de conferir, sem contar essa edição maravilhosa!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Monique,
    Gostei da premissa desse livro. Adoro contos e ainda mais envolvendo feitiçaria e se interligam. Curti bastante, vou colocar na listona! Amei a capa e sua resenha.

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é lindo demaiss. Sempre vejo fotos mas só soube agora o enredo e gostei bastante. Já quero!!!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  8. Apaixonada pela capa desse livro, compraria só por ela. Obrigada por compartilhar!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Geeeeente, esse livro é lindo demais!!1
    Eu fiquei babando demais quando o meu chegou.
    A darkside caprichou demais.
    Bom saber que você gostou.
    Eles está na minha lista de leituras.

    Beijos :*

    Say My Book

    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  10. Mas gente, preciso desse livro! Me chamou muito a atenção e é bem do gênero que curto!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  11. Oi, Monique!
    Não sabia que o livro era de contos... todas as resenhas que li me fizeram pensar que era uma história contínua... Ainda assim quero ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda vou ter esse livro lindo na estante.
    Estou doida para ler e amar hahahaha *_*
    a editora caprichou nesse

    ResponderExcluir
  13. Já me apaixonei pelas ilustrações!
    ja quero ♥
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi
    eu já livros que se passam na guerra, eu quero muito esse livro e não nego que primeiramente desejei ele pela capa, edição que parecem ser incríveis. Mas os contos também me deixaram curiosa.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, fiquei com ainda mais vontade de ler "Ecos" após seu post. A capa é lindíssima e, pelas resenhas que tenho visto, a história também parece ótima e tocante.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. A capa já é uma lindeza! Adorei a história <3

    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  17. Oi, Monique!

    Sou completamente apaixonada pelas edições da Darkside, são tão lindas! E gosto muito de livros com contexto histórico, então esse definitivamente entrará na minha lista.

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi, Monique

    A DarkSide sempre arrasa nas edições. Eu compraria só por ela mesmo, já que histórias que se passam na guerra não me atraem.

    Beijocas
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Monique

    A DarkSide sempre arrasa nas edições. Eu compraria só por ela mesmo, já que histórias que se passam na guerra não me atraem.

    Beijocas
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter