Dica de Livro: Peixe Fora D'água

13 outubro 2017

Dica de Livro: Peixe Fora D'água

Tudo que Ally quer é ser igual aos outros, se encaixar. Ela tem dificuldades na leitura e escrita, e acha que é muito burra para aprender como os demais. Mas um professor irá mostrar para ela que ser diferente é maravilhoso, e que todo mundo é bom em alguma coisa. Com o tema da aceitação e trazendo a tona todas as dificuldades que uma pessoa com dislexia enfrenta, esse livro irá fazer você se emocionar aprendendo com a nossa protagonista. Peixe Fora D'água é uma publicação da Editora Rocco.

Sinopse do livro:

"Todo mundo é inteligente de diferentes maneiras. Mas se você julgar um peixe pela sua habilidade de subir em árvores, ele passará a vida inteira se achando burro." É exatamente assim, como um peixe fora d'água, que Ally se sente. A cada mudança de escola ela tenta disfarçar sua dificuldade para ler e sua inaptidão para se encaixar. Mas sua vida tem sido difícil. Até que um novo professor consegue enxergar a Ally brilhante e criativa que existe por trás da garota rotulada de lenta e difícil; e até que ela conhece Keisha, uma menina sem papas na língua, e Albert, um garoto obcecado por fatos e ciência. Conforme esses três deslocados começam a encontrar seu lugar, coisas surpreendentes acontecem na vida de Ally, Keisha e Albert. E de todos ao seu redor.

Dica de Livro: Peixe Fora D'água

Ally, nossa protagonista, está na sexta série e tem pavor das aulas de português. Na verdade, até as de matemática ela não está gostando mais, pois agora estão querendo misturar letras com números, e ela não é boa com letras. Tudo porque ela pode se esforçar o máximo que conseguir, mas sempre que tenta ler algo, parece que as letras dançam no papel. Para escrever também não é fácil, e exige muito esforço, além de dores de cabeça terríveis.

"As coisas que vale a pena ter são coisas pelas quais vale a pena se esforçar."
Para driblar esse "problema", Ally é boa em disfarçar ou arranjar desculpas (geralmente se metendo em encrencas). Assim, nem a mãe e nem a professora percebem as dificuldades da menina. Quando a professora de Ally sai de licença maternidade, um novo professor substituto chega para mudar tudo. Com aulas diferenciadas, dinâmicas e com uma atenção aos problemas sem expor os alunos, ele vai começar a quebrar essa barreira que existe entre Ally e o medo de falar a verdade sobre sua dificuldade.

"Sempre tive uma regra importante para a sala de aula, que é tentar não chamar atenção. Se alguém me pergunta algo, digo: 'Eu não sei', mesmo que saiba. Descobri que dar uma resposta para um professor faz com que ele espere mais de mim, e então todo mundo fica desapontado. Se nunca ouvirem uma resposta minha, eles param de perguntar."
Dica de Livro: Peixe Fora D'água

Nessa jornada Ally também descobrirá dois amigos que irão fazer ela pensar diferente sobre a escola. E descobrirá que ela não é a única que enfrenta problemas. Como Albert que aparece sempre com vários hematomas pelo corpo por apanhar de outros meninos na ida para a escola. Ele irá ensinar que violência não se resolve com violência, mas que também a amizade é mais importante que tudo.

"E olhando pela sala, eu me lembro de pensar que minhas dificuldades de leitura eram como arrastar um bloco de concreto durante o dia inteiro, e que sentia pena de mim mesma. E agora eu percebo que todo mundo tem o seu próprio bloco de concreto para carregar. E todos parecem pesados."
Esta história é tocante. Vai nos mostrar a evolução da personagem, a superação de seus medos diante da convivência com a dislexia, a construção de amizades depois de ter sido tão "maltratada" (com zoações e brincadeiras) pelos colegas de classe, entre outras coisas. Também é um olhar crítico sobre a educação dos professores nas escolas.

Dica de Livro: Peixe Fora D'água

Nossa protagonista irá nos mostrar todos os sentimentos, pensamentos, aflições e sensações que uma criança (e pessoa) com dislexia enfrenta, tanto internamente como também com a convivência com outras pessoas que não entendem essa situação. "É como se pássaros pudessem nadar e peixes pudessem voar. Impossível é possível."

Na parte de agradecimentos ainda descobrimos que esse livro é inspirado na experiência e vida escolar da própria autora, que nos emociona ainda mais falando que passou por um pouquinho de tudo isso, e o quanto esse professor foi importante na vida dela. Vou finalizar essa resenha com palavras da própria autora em seu agradecimento, com o desejo que todos leiam esse livro, pois ele tem muito para ensinar. Eu adorei, me emocionei e recomendo muito.

"Todos nós temos nossos talentos especiais e áreas onde precisamos nos esforçar um pouco mais. Sinceramente, eu aprendi muito mais, e me tornei bem-sucedida, com meus erros. As coisas nem sempre serão fáceis; às vezes, nós erramos, de fato. Mas não é o erro que te transforma num fracasso. É ficar para baixo. A habilidade de se levantar, sacudir a poeira e tentar de novo é uma força imensa. É algo que vai te levar muito longe na vida. Muito longe mesmo. Se você desenvolver o hábito de se levantar e tentar de novo, apenas imagine as coisas fenomenais que o mundo pode estar guardando para você."
Dica de Livro: Peixe Fora D'água

Sobre a edição:

A edição tem uma diagramação simples e ótima como deve ser. As páginas são amareladas. A capa é simples mas diz muito sobre a essência do livro. Um livro mais jovem mas que serve para todas as idades lerem.

Sobre a autora:

Lynda Mullaly Hunt é ex-professora e organiza retiros para a Sociedade de Escritores e Ilustradores de livros para crianças. Ela vive em Connecticut com seu marido, dois filhos, um beagle impetuoso e um gato que odeia beagles. Peixe fora d’água é a segunda publicação da autora, que recebeu o prêmio Tassy Walden Awards pelo seu primeiro livro, One For The Murphys.

................................................................
Editora: Rocco
Autora: Lynda Mullaly Hunt
Assunto: Literatura Juvenil
Páginas: 262
Compre o livro: Amazon 


Avaliação da Leitura:  

................................................................

26 comentários

  1. Oie
    Que livro fofo, adorei a premissa dele, ainda não conhecia. Suas fotos ficaram lindas.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olaa! Tudo bem?
    Não conhecia, mas parece ser de um ensinamento muito bom né? Eu nunca conheci ninguém com dislexia (eu acho), então fiquei interessada em saber mais..
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Não conhecia o livro mas parece ser bem marcante.
    Adorei conhecer um pouco mais da história.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia do livro, as fotos e a resenha!
    Fiquei muito curiosa para conhecer mais de perto!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  5. Oi, Monique! <3
    Que coisa linda esse livro. Vou amanhã na livraria buscá-lo, sério. Fiquei encantado. E esse título está perfeito e dialoga perfeitamente com a história. Amei saber também da experiência pessoal que tem nela.

    Obrigado por me apresentar mais uma coisa fofa.
    Xoxo, Di.
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Monique.
    Acho esse livro fundamental para os leitores dessa faixa etária. Antigamente não se tinha muito conhecimento dessa doença e as crianças que tinham eram taxadas de burros. E que legal que é baseado nas experiencias da autora.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Que livro maravilhoso!! Olha essa capa.. Amei e já quero pra mim..

    https://papeldeouro2016.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Obrigado :)

    O livro deve ser maravilhoso porque essa capa é top!

    NEW FASHION POST | THE NEW BLACK: ENGLISH HERITAGE!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D


    Please, VOTE FOR ME

    ResponderExcluir
  9. Que livro mais lindoooo. E suas fotos ficaram showwww <3

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante esse livro. Não conhecia,mas gostei bastante. Tenho certeza que iria amar a protagonista e ver como ela faz para ir enfrentando os problemas.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  11. Adorei a indicação e pelas frases e aspectos destacados já dá pra perceber que o livro é super interessante. Muito bom o post.
    Beijo!

    Clube - N

    ResponderExcluir
  12. Eu amei o tema abordado no livro e já fiquei com vontade de ler.
    Certeza que vou me apaixonar *_*

    ResponderExcluir
  13. Oi Monique eu só de ler a resenha peguei empatia pela protagonista, saber que foi baseado na vida da autora me deixou mais curiosa ainda. Parece uma obra linda!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Oi Monique!
    Achei a história realmente muito tocante e deve ser uma leitura gostosa, mas confesso que toda a tonalidade, pelo que você contou, pareceu um pouquinho infantil demais. Gosto de infanto juvenis, mas não tão infantilizados.


    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi
    parece ser uma boa leitura, conheço pessoas que passaram por essa dificuldade, meu primo é uma delas. Tai uma história que chamou a atenção e a edição parece ser linda.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Fico impressionada Monique, você só traz livros meigos e fofos para o blog, combina tanto, esse não é muito minha literatura, parece ser boa mas não iria me agradar! Abraços!

    https://linktr.ee/cherry_oficial

    ResponderExcluir
  17. Oi, Monique!
    Eu li a resenha desse livro em outro blog e fiquei perplexa como o título e a capa sugerem outra coisa. Não que seja muito longe do que realmente é a história, mas sugere uma história mais fofinha.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha, me animei de ler por ser algo diferente e ainda sim que acontece muito
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem?
    Que livro gracinha! =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  20. Adorei o livro. As fotos estão lindas.
    Bjs! <3
    WWW.JUNTASEARRUMADAS.COM.BR

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Que edição bonita desse livro, não conhecia.
    Achei a premissa adorável e com boas lições. E acho que daria um bom paradidático.

    tenha uma ótima semana
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  22. E essa capa encantadora? Não tem como não se apaixonar <3

    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  23. Um livro que traz um tema importante é pouco abordado. Podemos conviver com esse tipo de pessoas e não saber lidar, por isso ler um livro sobre é importante.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia esse livro, aparenta ser maravilhoso.
    Ótima sugestão.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Como não se apaixonar pela capa e história desse livro? Já anotei a dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter