Dica de Livro: Criatividade S.A.

22 fevereiro 2017

Criatividade S.A. Editora Rocco, Ed Catmull



Sinopse do livro:

Qual a fórmula por trás de filmes adorados por multidões como Toy Story, Monstros S.A. ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios. Para Catmull, a tecnologia jamais deve estar acima de uma boa história; cercar-se de gente mais inteligente do que você torna o ambiente mais propenso à inovação; e encontrar o lado positivo do fracasso é fundamental para garantir o próximo sucesso. Esses são alguns dos princípios apresentados por Catmull em Criatividade S.A. Quase 20 anos depois do lançamento do primeiro filme da trilogia Toy Story, Catmull, atual presidente da Pixar e da Walt Disney Animation Studios, narra a trajetória da empresa que revolucionou a indústria de animação cinematográfica. Entremeando conclusões sobre gestão de pessoal com entusiasmadas informações a respeito dos avanços em tecnologia digital, além da história da Pixar e do cinema de animação, Criatividade S.A. apresenta mais do que conselhos de negócios, com trechos descrevendo situações quase como um roteiro cinematográfico.

Quem me acompanha a um tempo por aqui, sabe que gosto de ler, de vez em quando, livros empresariais, mais voltado para negócios e criatividade (já que sou publicitária e tenho minha própria empresa). E também, todos vocês já sabem o quanto eu sou apaixonada pela Disney e Pixar. Então a pergunta que fica é: Porque eu demorei tanto tempo para ler esse livro?!

É muito bacana conhecer a história de Ed Catmull, presidente da Pixar e da Disney Animation, desde seu sonho de fazer o primeiro longa metragem de animação por computador do mundo, de trabalhar na Disney e ser rejeitado, de criar a Pixar e trabalhar com o gênio "difícil" de Steve Jobs, e a realização de seu sonho que foi só o começo: Toy Story. Uma coisa bem bacana que Ed Catmull mostra em seu livro é a importância que ele dá as pessoas/equipe, e o quanto foi importante e marcante a trajetória junto com Steve Jobs.

"Dê uma boa ideia a uma equipe medíocre e ela irá estragá-la. Dê uma ideia medíocre a uma grande equipe e ela irá corrigi-la ou oferecer uma coisa melhor. Se você puder ter a equipe certa, então terá as ideias certas."
Mesclando entre crescimento e experiência pessoal de Catmull, com dicas para empreendedores, este livro é um guia completo para empresários. O livro é dedicado a Steve Jobs, que nunca interferiu no processo de criação da Pixar, mas enviava observações e críticas sobre cada filme que estava sendo realizado, além de ser o principal investidor da empresa. Este também é um livro essencial e especial para quem sonha em seguir essa carreira de desenho e computação gráfica, porque ele é repleto de cultura, contando desde quando a tecnologia não oferecia quase nada para as pessoas deste segmento. Não é por minha paixão pela Pixar e Disney, mas eu amei o livro e todo o ensinamento que ele traz.

Criatividade S.A. Editora Rocco, Ed Catmull

Sobre a edição:

A edição é simples, mas traz algumas fotos especiais da vida de Ed e da Pixar, para ilustrar os textos escritos. As páginas são amareladas e a diagramação é boa. A diagramação deixa a leitura bem leve e agradável. E o nosso querido Buzz Lightyear ilustra essa capa simples mas muito bonita.

Sobre o autor:

Ed Catmull é cofundador da Pixar Animation Studios e presidente da Pixar Animation e da Disney Animation. Foi cinco vezes agraciado com o Oscar, incluindo o Gordon E. Sawyer Award pelo conjunto de sua obra no campo da computação gráfica. É Ph.D. em ciência da computação pela Universidade de Utah. Mora em San Francisco com a esposa e filhos.
Amy Wallace é jornalista, com publicações em veículos como GQ, The New Yorker, Wired, The New York Times Magazine e no Los Angeles Times, onde trabalha atualmente.

................................................................
Editora: Rocco
Autor: Ed Catmull, Amy Wallace
Assunto: Negócios
Páginas: 320
Para comprar: clique aqui


Avaliação da Leitura:  

................................................................

14 comentários

  1. Eu tive que ler esse livro na época da faculdade e ele é sensacional, você fica muito bobo com umas coisas. Todo mundo que quer ter a própria empresa deveria ler esse livro.

    Beijos!!

    Camila Nasc - www.bookclick.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Parece ser um ótimo livro, fiquei curiosa para ler. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio literário

    ResponderExcluir
  3. Que leitura interessante Monique! Esse universo da Pixar é realmente fascinante, imagino que o livro seja incrível!

    ResponderExcluir
  4. Gosto desse tipo de leitura, é tipo ler sobre algo que quase ninguém se tem o conhecimento. Uma vez assisti um documentário sobre os estudios Pixar. Muito legal!

    Segue lá?

    Blog: http://oplanetaalternativo.blogspot.com
    Instagram @OPlanetaAlternativo
    Facebook: /oplanetaalternativo

    ;)

    ResponderExcluir
  5. Amei!! Vou por aqui na listinha. Lembro que comprei dois livros que falam sobre a vida de Walt Disney que você indicou e amei, aprendi muito sobre os bastidores. Agora já quero esse de S.A <3

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  6. que bacana esse livro flor, não li nada nesse estilo e vou anotar a dica. adorei sua resenha beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado :D

    Parece ser bem interessante :D

    NEW DECOR POST | Modern Decor: General Tips For an Amazing Home.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha, parece ser um bom livro. Adoro a edição e o estilo da tua fotografia. Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que interessante esse livro.
    Amo os filmes, mas Nunca imaginei qual seria a fórmula para o sucesso.
    Gostei da sugestão.
    bjOO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
  10. Olá, Monique.
    Acho que não leria esse livro. Prefiro ler ficção. E também o assunto não me interessa muito porque não sou muito fã de animações hehe. Mas que bom que gostou tanto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Monique! Eu adoro animações e amo a Pixar! Gosto de história de vida interessantes e com certeza quero conferir o livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi, Monique!
    Esse livro parece ser bem bom mesmo. E essa dedicação ao Jobs... Linda demais!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter