Leitura: Caixa de desejos

26 setembro 2016


Uma história juvenil onde a gente vive o dia-a-dia de uma menina aparentemente igual como todas as outras. Ela só tem uma coisa diferente: uma caixa que ganhou de sua vó antes de morrer, e que reserva muito mistério e uma grande surpresa para ela. Aí começa mais uma aventura escrita pela Ana Cristina Melo.

Sinopse: Marília tem onze anos, é muito introvertida e não tem amigos. Ela mora com os pais, os avós maternos e um tio, mas tem uma ligação muito forte com a avó paterna, a vó Laurinda, que vive em outra cidade. Quando vó Laurinda morre, deixa para Marília uma caixa “mágica” onde ela deve guardar seus desejos para nunca se esquecer deles. Com esse recurso Marília aprende a lidar com os conflitos de forma positiva, superando os problemas de relacionamento na escola e até conquistando o primeiro amor. Com uma prosa saborosa e cheia de vida, 'Caixa de desejos' aborda com muita sensibilidade a tumultuada entrada na adolescência, mesclando as dores e as dúvidas do crescimento com a alegria de descobrir o amor e uma vocação.

Sempre quando leio histórias juvenis, eu me identifico bastante com os personagens, e com Marília não foi diferente. Ela é uma menina quieta, com poucos amigos e que tem dificuldades para socializar (ter amigos), por causa de sua timidez. Eu também era assim quando estava na escola, então consegui reviver e lembrar um pouquinho da minha "vida escolar" nem sempre tão fácil, lendo esse livro.

"...nunca deixe de ter sonhos. Às vezes, minha filha, eles demoram pra acontecer. Mas nunca desista deles. E de tudo que for te fazendo feliz na vida, guarde uma lembrança. Se ela for pequena, coloque nessa caixa. Se for grande, coloque no coração."
Uma coisa que senti falta na história foi da caixa de desejos, que era para ser protagonista mas não teve tanta atenção e desenrolar na história (torcendo para saber mais dela no segundo livro). Uma coisa que senti que se destacou muito na história foi a situação da família e o que ela pode mudar em nossa forma de ser e pensar (Marília mora em uma casa com o pai e a mãe, avós, tios, uma casa lotada e isso impacta na vida direta ou indiretamente). Também vemos muito da amizade e companheirismo entre as irmãs que antes eram desconhecidas uma para a outra (são filhas de mãe diferente). Onde a história apontava tudo para termos duas "rivais", descobrimos uma grande amizade.

Também conseguimos ver no livro o impacto dos pais ausentes para os filhos, como a mãe de Francine que é tão vaidosa que não dá tanta atenção para a filha. E é claro que a história não poderia deixar de mostrar também aquele nosso primeiro amor, aquela paixãozinha de escola e como é divertido lembrar sobre isso.

"Descobri que viver é muito bom e esperar pelos sonhos, melhor ainda."
Claro que o grande segredo que a caixa deixa na história não é 100% solucionado/revelado. Ainda fica uma pontinha de dúvida, que só faz ter mais curiosidade de ler o segundo livro. A diagramação é simples e bonita, o livro é curtinho com uma leitura super rápida e gostosa. Com certeza recomendo para todos, principalmente para as pequenas, ai pelos seus 11 até 13 anos, que é mais ou menos a idade que se passa a história.

................................................................
Editora: Tordesilhas
Autor: Ana Cristina Melo
Páginas: 96
Assunto: Infantojuvenil
Para comprar: clique aqui


Avaliação da Leitura:  
................................................................ 

16 comentários

  1. Adorei a resenha essa frase:
    "Descobri que viver é muito bom e esperar pelos sonhos, melhor ainda."


    Beijos da Nati
    www.oxifalei.com.br
    Snap: nath.thamires

    ResponderExcluir
  2. Oie Monique =)

    Não conhecia o livro, mas achei a premissa dele uma graça. Adoro essas histórias mais levinhas, principalmente depois de ler livros mais pesados.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Eu achei tão lindinha a capa do livro! Adoro artes desse tipo e amo azul também.
    Gostei da premissa do livro, adoro livros infanto-juvenis porque nos fazem reviver tanta coisa e entender tantas outras, né?

    Obrigado pela dica.
    Vou buscar mais algumas coisas sobre ele.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletrasblogspot.com

    ResponderExcluir
  4. olá tudo bem?

    adorei a recomendação, parece que em certos momentos
    é bem divertido a história beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  5. que grato eu fico ao ler isso, querida. Muito obrigado :D

    Super adorei. Deve ser incrível :D

    NEW TIPS POST | Makeup Low Cost Essentials.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  6. Eu tento evitar de ler livros juvenil, não por não achar que seja uma boa leitura, mas nem sempre consigo me identificar ou me reconhecer quando era adolescente. Mas eu releio os que lia, e olha que descubro muitas coisas boas, me envolvo novamente.
    Eu amei a cor do livro, esse azul é belíssimo.
    Beijos
    https://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que capa maravilhooosa <3 A resenha tbm ficou muito boa! Ponto extra pro ser um infanto-juvenil, eu adoooro
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia, mas Gostei muito da premissa e é um livro que eu leria mesmo não gostando muito do gênero infanto-juvenil. Vou anotar aqui e depois que tiver um tempinho eu leio.
    Bjs!

    Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  9. Olá, Monique.
    Não conhecia esse livro ainda. Achei interessante mas me desanima saber que não é livro único. Nem imagino como deve ser morar em uma casa com um monte de gente. Acho que se fosse eu, ficava louca hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Primeiro deixa só eu dizer que me apaixonei pelo seu blog!! Já vi que gosta de contos de fadas e disney então me identifiquei rsrs

    Não conhecia o livro... Adorei a capa e gostei de verdade da história. Até já coloquei na minha lista de leitura.

    Seguindo!
    https://janeladememorias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Monique,
    Ah, também adoro ler juvenis e ficar recordando minha época. São sempre leituras cativantes e doces. Adorei conhecer esse por suas resenha. Que fofa a capa.

    tenha uma ótima quarta :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Oi Monique!

    Não conhecia o livro, mas gostei da premissa com o mistério da caixa! O livro parece ter temas interessantes. Gostei da dica e das fotos tb rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Oi
    pena que a caixa de desejos não teve atenção, mas parece ser leve a leitura. dificuldades para socializar (ter amigos) me identifiquei nessa parte porque ainda hoje com 25 anos sou assim nem tenho amigos só colegas de classe e as vezes me sinto bem sozinha.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Gostei, gosto de livros infanto juvenis de vez em quando. Fiquei triste em saber que a tal caixa pouco aparece, mas de resto parece bem bonitinho.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter