Dicas para seus livros ficarem sempre lindos

05 abril 2016


Oi queridos, vim hoje para deixar algumas dicas de conservação de livros para vocês. Afinal, ninguém quer achar um livro da prateleira em mal estado, com a lombada estragada, com algum problema com bichinhos nas páginas, etc. Porque amamos nossos livros né? Então espero que gostem das dicas :) 

-  Mantenha os livros na vertical. Não deixar livros empilhados um sobre outro, e nem na vertical "caído". O peso de um livro sobre outro danifica o miolo e a lombada. Isso vale também para aqueles que ficam meio caídos, por isso o melhor é deixar retinhos na prateleira, na vertical, apoiados por algo reto,  como um aparador por exemplo. E sempre deixe um espaço na parte de cima e dos lados dos livros de der, para puxa-los pelos lados, nada de puxar pela lombada, pois isso arrebenta o livro.

- Use uma flanela seca para limpar os livros individualmente. Se você possui estante ou prateleira, pode utilizar o aspirador para eliminar a poeira de uma só vez. Não use o famoso espanador, ele é a alternativa mais fácil, porém espalha a poeira de um livro para o outro. Você pode até não enxergar a sujeira após o uso, mas ela estará lá.

-  Duas vezes ao ano, no mínimo, utilize uma escova grande de cerdas macias para varrer a parte superior dos livros. A tática elimina a poeira que fica nos cantinhos. Para uma limpeza mais eficiente, você pode dividir o livro em três partes e escová-las separadamente. Mas lembre-se de sempre fazer com cuidado para não danificar as páginas dos livros.

- Tenha sempre as mãos limpas! O suor e a sujeira prejudicam o papel, acelerando sua decomposição. Além disso, você já sabe que mãos sujas são uma fonte de bactérias, portanto, mantenha-as bem longe dos seus livros! Não faça suas refeições enquanto lê. Restos de alimentos e saliva, quando respingados no livro, mancham o papel. Além disso, ao longo dos anos, fazem com que as folhas amarelem e se despedacem.

-  Não abra os livros totalmente. Quando isso ocorre, a lombada é forçada e fica com marcas de manuseio. Com o passar do tempo, a lombada cede e rasga. O resultado é um livro arrebentado.

-  Não embale seus livros com plástico, papel pardo, contact ou embalagens de presentes. O uso desses materiais só piora a conservação, pois eles não permitem que o papel “respire” da maneira adequada. Além disso, o papel pardo é ácido e com o passar dos anos transmite a acidez para a capa e páginas do livro, deixando-as amareladas e quebradiças.

-  Lembre-se que o livro deve ser constantemente manuseado. O simples ato de virar as páginas oxigena o material, evita a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.


- Não utilize clipes como marcadores de página. O clipe é feito de metal e enferruja. Quando isso ocorre, a ferrugem é passada para as páginas do livro, deixando sérias marcas de oxidação. Não dobre os cantos das páginas para marcá-las, não foi a toa que os marca-páginas foram criados.

-  Faça uma vistoria e limpeza anual. Retire todos os livros, limpe-os com um paninho seco. Depois limpe a estante com um pano úmido. Mas, evite passar produtos fortes, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.

-  Não retire os livros da prateleira pelas partes superior ou inferior, isso danifica a encadernação e deixa seu livro torto. Afaste os livros próximos e retire o que você escolheu segurando pelo meio da lombada.

-  Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas. As de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros. Em estantes de madeira, opte por revestir as prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo.

-  Posicione a sua estante em locais protegidos do sol e da iluminação direta dos ambientes internos. Uma grande incidência de luz, seja ela natural ou artificial, faz com que os livros fiquem amarelados e desbotados, além de adiantar o processo de acidez natural.

-  Para tirar um livro da estante, empurre os dois livros ao lado para trás e puxe o livro pelo meio da lombada. Para colocar, puxe os dois livros para frente coloque o livro no meio e empurre os três juntos até a posição. Deixe sempre um espaço entre estante e parede, pois a parede transmite umidade aos livros. E a umidade traz fungos.

12 comentários

  1. Amei as dicas ♥ Super anotadas, a estante que me aguarde quando eu limpá-la novamente! rs
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, agora percebi que muitos danos aos meus livrinhos podem ter sido causados por pequenos deslizes meus.
    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  3. Acho que vou usar algumas dicas..mas já faço muitas, como manter os livros em local arejado e limpa-los com flanela .....

    Ótimas dicas =)


    Dani Ramos
    www.donaengenhosa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Mesmo. Por isso é que adoro por lá andar :D
    Pois, eu sei. Mas quem me dera ter o vosso outono :P

    Gostei imenso das dicas. Por acaso já as sigo :D

    NEW REVIEW POST | Cien: Intensive Care Q10 Cream For Men
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  5. Oi, Monique!
    Já sigo algumas dessas dicas, mas tem algumas que vou começar a seguir hahhaah
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das dicas, eu não conhecia a maioria.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  7. Li todas as dicas, pois as achei muito úteis! Parabéns por elas.
    Beijos!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Que blog lindo!!

    Adorei. E adorei as dicas também. Tento seguir tudo isso.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, olha primeiro quero dizer que amei seu blog e amei muito as suas dicas. Eu guardo meus livros em um gaveta e fico percebendo que junta muita poeira, aprendi mt com o que você disse e ah to seguindo seu log:)
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. oi Monique;

    Adorei as dicas para conservação dos livros, afinal cuidamos com carinho daquilo que amamos!

    Beijokas.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito das dicas. Já vou colocar em prática.

    Parabéns!

    https://reviewtudo.com.br

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter