Filme: O Jogo da Imitação

23 fevereiro 2015

Fui assistir esse filme no fim de semana com meu namorado. Posso dizer que me surpreendi muito com a história. Claro, se tratando de uma cinebiografia (história real) ajuda a impressionar ainda mais. A história é de um gênio, o matemático Alan Turing e se passa na Segunda Guerra Mundial.


Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.

Muito legal as curiosidades que o filme traz, ao final da história, como por exemplo, que por estimativa eles acreditam que essa máquina tenha feito a guerra acabar pelo menos dois anos antes do que terminaria.

Alan Mathison Turing (1912-1954) é hoje considerado um dos precursores da computação moderna. Durante a Segunda Grande Guerra, ele e a sua equipe deram uma ajuda fundamental aos Aliados na decodificação do código Enigma, que os nazistas utilizavam para comunicar secretamente os planos de ataque. Já durante o pós-guerra, Turing projetou um dos primeiros computadores programáveis no laboratório nacional de física do Reino Unido. Entre muitas outras coisas, os seus estudos serviram ainda para abrir portas a uma das questões mais pertinentes da tecnologia da atualidade: a possibilidade teórica da inteligência artificial.
Apesar de todo o reconhecimento, a sua carreira terminou abruptamente em 1952, depois de ter sido processado por atentado ao pudor, acusação que culminou numa condenação por homossexualidade, que na época era ilegal no Reino Unido. Em 1954, dois anos depois de iniciar um tratamento com injeções de hormônios femininos que provocam castração química (que ele preferiu ao invés da prisão), Turing foi encontrado morto na sua própria casa. A morte foi classificada como suicídio, embora muitos, começando pela sua mãe, refutem a conclusão.
Em Setembro de 2009, depois de uma campanha liderada por John Graham-Cumming, o primeiro-ministro Gordon Brown fez um pedido oficial de desculpas público em nome do Governo britânico, devido à maneira pela qual Turing foi tratado.
Finalmente, em 24 de dezembro de 2013, o matemático recebeu o perdão da rainha Isabel II.

O filme e a história de Turing é emocionante, confesso que quase chorei no final. Vale a pena assistir e conhecer.


17 comentários

  1. Nossa, estou louca para assistir este filme! Não tinha visto o trailler nem nada, e agora me empolguei ainda mais.
    Bjos e boa semana,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vi hoje no jornalzinho do meu trabalho o comercial desse filme!

    Agora encontrei ele aqui no blog, achei curioso =]

    bjs

    www.onigiricat.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu estou louca pra ver esse filme, só li críticas positivos sobre ele!
    Beijos
    needfulglam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá :) Nossa, depois de ler a sua opinião eu fiquei com vontade de ver esse filme.
    Sem dúvida, deve ter drama muito envolvente e tocante, gosto muito de ver filmes baseados em histórias reais. :) :o Beijo!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  5. Quando fui na pré, achei que o foco seria na invenção, mas vi o que filme era mais do que isso.. adorei a mensagem passada na história.. fora que o Cumberbatch ta maravilhoso =D

    ResponderExcluir
  6. A sua opinião despertou mais ainda a minha curiosidade para conferir ao filme. Já ouvi várias opiniões positivas sobre ele. Deve ser muito bom mesmo.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A sua opinião despertou mais ainda a minha curiosidade para conferir ao filme. Já ouvi várias opiniões positivas sobre ele. Deve ser muito bom mesmo.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Acho que da próxima vez que eu for ao cinema vou ver esse filme sim, parece ser bom demais, interessante.
    Beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Esse filme parece ser bom! Não gosto de filmes com cenário de guerra, mas como o foco é em quebrar o Enigma acho que deve ser legal. :) Vi que foi muito prestigiado no Oscar, o ator também!

    Então, sobre a Disney, se você for comer em restaurantes quick service não é caro. O que eu indico é você comprar algumas coisas no wallmart e comer na Disney só em refeições principais, como o almoço e o jantar. Sim, alguns parques não dá pra ver tudo em um dia, tem que ser dois dias.

    Abraços, Andreza ;D
    Vida em Pixels

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia ainda, acho que nem faz muito meu estilo. Mas vou comentar com meu namorado, ele vai querer assistir com certeza! Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Acredita que só ouvi falar do filme agora com o Oscar, mais realmente a história parece ser bem interessante, e como sou muito fã do trabalho do ator Benedict Cumberbatch, por causa da série Sherlock, com certeza vou assistir. ;D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu estudo Informática, então já faz um tempão que estou looouca pra ver esse filme! Quero até ver se assisto hoje!

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  13. To doida pra ver esse filme! Esse e mais outros dois que foram indicados ao Oscar. Afinal, se foi indicado ao Oscar é porque é bom né? E a sua resenha só fez eu concordar e querer mais assistir.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que esse estava em cartaz, mas sei lá... Não faz o estilo de filme que eu pago pra ver no Cine. Talvez eu assista na Net, na verdade todos os filmes eu ando vendo na net kkkkkkkkk

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
  15. Não é o meu estilo favorito de filme, mas pelo que todo mundo anda dizendo parece ser muito bom mesmo! Quem sabe eu dou uma chance hsauhsuah
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  16. adorei a historia, amo coisas sobre a segunda guerra mundial.
    vou baixar.
    seguindo http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. É uma história interessante e muito divertido. O interessante é que O jogo da imitação, em princípio, parece-II Guerra Mundial. Tem soldados, tanques, ecos de bombas, a sombra de Hitler. Avanços, percebemos que abrange mais do que um evento histórico. abrangido pela presente de nossas vidas. Alan Turing foi um herói injustamente esquecido. Turing não existiria sem Bill Gates ou Steve Jobs não teria existido. Mesmo algumas lendas atribuído à Apple Turing Wolf.

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter