Leitura: Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho

16 setembro 2014















Alice é uma menina curiosa e bem faladeira. Responde sem medo, e demonstra toda a inocência que encontramos em qualquer criança, e que depois se perde na vida adulta.
Este box com as duas histórias de Alice, escritas por Lewis Carroll eu tenho faz um bom tempo (para ter uma ideia, foi lançada em 2010), mas nunca tinha parado para ler.
Alice no País das Maravilhas traz o clássico que todos conhecemos. Já assisti muitos filmes com essa história, mas nunca tinha lido a história na integra.
Algumas cenas/paisagens/passagens novas (para mim, pois o filme tem muito menos passagens que a história escrita) e várias conversas e poemas, recheiam o livro de uma leitura super descontraída.

Sinopse: Pode ter sido tudo culpa da sonolência provocada pelo calor, naquele dia quente de verão... O fato é que, depois que o Coelho branco passou correndo por Alice, tirou um relógio do bolso do colete e disse que estava atrasado, nada mais foi o mesmo. Seria impossível não segui-lo e entrar naquela toca funda e cair, cair, cair... até chegar ao mundo maluco e inesquecível, que convencionamos chamar em português de País das Maravilhas... Neste livro do escritor inglês Lewis Carroll, você vai viver ao lado de Alice experiências incríveis, como crescer e diminuir de tamanho, a ponto de quase morrer afogada em suas próprias lágrimas. E conhecer personagens como o Gato de Cheshire e a Rainha de Copas, ou participar de um chá da tarde com um Chapeleiro e uma Lebre de Março pra lá de malucos...


Sinopse:  Numa tarde fria de inverno, enquanto a neve cai silenciosamente lá fora, Alice brinca com a gata Dinah e seus filhotes na sala de casa. Mal sabe ela que está prestes a viver uma experiência incrível. De repente, atravessa o espelho que fica sobre a lareira e chega a um mundo onde tudo está ao contrário, de pernas para o ar: flores falam, peças de xadrez andam e quanto mais você corre, mais você fica no mesmo lugar. Um mundo em que as coisas “trocam de lado” da mesma forma que as linhas de um livro quando você o observa aberto diante de um espelho. Lá, na casa do espelho, estão também os personagens favoritos da infância de Alice: os gêmeos Tweedledum e Tweedledee, a Morsa e o Carpinteiro, o Leão e o Unicórnio, o orgulhoso Humpty Dumpty, a implicante Rainha Vermelha...


Nem preciso dizer que ambos os livros estão recheados de ilustrações do começo ao fim. Algumas de página única, algumas de página dupla, algumas misturadas com o texto e a grande maioria é colorida. A Helen Oxenbury fez com que suas ilustrações deixassem os livros ainda mais envolventes.
Na nova aventura de Alice, em Alice através do espelho, a pequena atravessa o espelho e passa uma aventura em cima de um tabuleiro de xadrez (não literalmente, mas como se fosse, pelo conduzir da história). E ela começa como um peão, e o objetivo é ela chegar até o fim do tabuleiro para virar uma rainha.

"- Quantos anos você tem?
- Sete anos e meio exatamente, disse Alice.
- Você não precisa dizer "exatamente" - a Rainha observou. - Posso acreditar sem isso. Agora vou dar a você algo para acreditar. Eu tenho nada menos que cento e um anos, cinco meses e um dia.
- Não posso acreditar nisso! - disse Alice.
- Não pode? - a Rainha disse, num tom de muita pena. - tente de novo: tome bastante fôlego e feche os olhos.
Alice riu. - Nem adianta tentar - ela disse - Ninguém consegue acreditar em coisas impossíveis.
- Eu diria que é porque você não tem muita prática - disse a Rainha.
- Quando eu tinha a sua idade, sempre praticava meia hora por dia. Ora, às vezes eu chegava a acreditar em até seis coisas impossíveis antes do café da manhã."
[Conversa entre Alice e a Rainha]

Quis trazer este trecho da história (que coloquei ai em cima), que é uma conversa entre Alice e a Rainha, que mostra bem essa inocência de que as histórias querem nos mostrar sempre.
Acho que devemos acreditar em coisas impossíveis sim, como a Rainha falou, é só praticar, e com o tempo, vamos descobrir que as coisas podem não ser tão impossíveis assim :)
Com certeza recomendo a leitura para todos!

12 comentários

  1. Olá :) Amei essa sua postagem! *-*
    Nossa! achei super lindo esse seu box <3 é fofo. :3 ah... Eu também quero! :D rsrs Amo de paixão o primeiro livro, mas ainda não fiz a leitura do 2º, sinto muita vontade de ler, deve ser maravilhoso tanto quando o 1º. :3 A sua resenha ficou ótima! *-* beijinhos... <3
    http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu achei as capas lindas! E adorei o trecho da Rainha... No fim nada é impossível!

    Beijão,
    Boneca de Pano Rosa

    ResponderExcluir
  3. Só pela capa já dá para vê que os livros são bons, gostei da sua resenha, ambos parece serem ótimos ♥

    Beijoss
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  4. Que dica mais gostosa nesses livros da Alice! Eu adorei relembrar! bjs,

    ResponderExcluir
  5. Alice ♥ ♥ ♥

    Quero esse box pra mim \o/ Lindo, lindo!

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  6. Que legal, parecem fofos.

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  7. Amei, a história de Alice é uma das mminhas preferidas :]
    Beijos ♥
    Blog: http://carolbrasileiro.com.br/
    Fan Page: facebook/blogcarolbrasileiro

    ResponderExcluir
  8. Essa edição de Alice é maravilhosa!

    A história também, é só amor <3

    Beixos!

    ResponderExcluir
  9. Alice no pais das maravilhas é fantástico. Incrivelmente fantástico. Eu li o livro, e amei muito, ia ler o segundo mas acabei ficando com preguiça ae larguei kkkkkk mas pretendo ler.

    http://agindodiferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse box é tão lindo e não encontro em lugar algum!!!

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter