A esterilidade de Narciso
domingo, agosto 14, 2011-
"Narciso era trancado no amor por si mesmo e se recusava a apaixonar-se por outrem, pois TirĂ©sias profetizara que ele viveria enquanto nĂŁo tivesse conhecido o outro, fora de si. Por isso recusou, entre mil cortejadores, atĂ© mesmo a ninfa Eco e o amigo AmĂnio, que, desesperado, privou-se da prĂłpria vida diante da demora do seu amante impossĂvel. ArtĂŞmides, a fim de vingar AmĂnio, decretou que Narciso se apaixonaria por um objeto amoroso inatingĂvel. Um dia, quando Narciso chegou a uma fonte lĂmpida e transparente na regiĂŁo da TĂ©spia, viu a prĂłpria imagem refletida no espelho-d'água e permaneceu irremediavelmente fascinado por aquele belo rapaz, que era ele mesmo: tomado, portanto, por um amor indomável, apenas pĂ´de libertar-se com o suicĂdio."
(Livro Criatividade: Descoberta e Inovação - Domenico de Masi)
Narcisismo descreve a caracterĂstica de personalidade de paixĂŁo por si mesmo. (fonte: WikipĂ©dia)
Bom, sĂł quis escrever sobre isso porque achei interessante quando cheguei a essa parte do livro. As vezes nos deparamos na vida com pessoas parecidas, que nĂŁo dĂŁo valor as outras pessoas e sĂł a si mesmo.
12 comentários
Acho totalmente digno esse post, o narcisismo me enche de curiosidades, eu detesto estes, os acho horripilantes, quando realmente sĂŁo narcisos.
ResponderExcluirAcho que vocĂŞ me confundiu, eu nao tenho flickr nem sei como escreve, mais obrigada pelo comentario no meu blog.
Nussa, entao narciso era mto mais egocentrico do que eu pensava O.o hehe
ResponderExcluirObrigada por Compartilhar ;)
Eu já li uma história assim...num livro do meu sobrinho. Bem interessante. bjoks flor
ResponderExcluirOlá menina! A mitologia conta histĂłrias fantásticas que a gente atĂ© duvida. Mas basta observar o nosso cotidiano e vemos que estes personagens, ou bem parecidos com eles habitam tambĂ©m o nosso mundo. Eu conheço muitos narcisos e narcisas tambĂ©m, e as vezes tambĂ©m me pego como um deles. É a vida, somos humanos e egoĂstas e vivemos olhando para o nosso umbigo. Um lindo final de semana pra vocĂŞ.Saudações PoĂ©ticas- Mario Neves.
ResponderExcluirpassei sĂł pra dizer que eu copiei esse texto!!!
ResponderExcluir:)
como tá?!?!?!
posta maaaaaaais
Muito legal, Monique! ^^
ResponderExcluirPois é, tem pessoas que têm uma auto-estima tão boa que se tornam insuportáveis até mesmo para elas mesmas, em compensação têm muita gente boa por aà que não sabe dar valor a si mesmo, né? u.u
Beijos e Ăłtima semana pra vc! =***
Oi Monique!!!
ResponderExcluirMitologia Ă© sempre fascinante, ela explica os pensamentos e comportamentos humanos.
OBS: Eu assistir o filme “Mary e Max — Uma Amizade Diferente ”, muito psico. Estou cursando Psicologia e observei varias coisas no filme. Amei e foi muito proveitoso, bela indicação.
p.s.: VocĂŞ me deu uma idĂ©ia, qualquer dia eu faço uma postagem sobre “PsiquĂŞ e Eros”. Que tem tudo a ver com meu curso (Psicologia) e sem contar que Ă© um belo mito.
Bjins ^^,
Já li sobre Narciso na escola. Personagem intrigante esse, não?!
ResponderExcluirBjuxxxxx
Nossa, coitado hahahah pior que tem pessoas assim, parece que foram condenadas também .-.
ResponderExcluirÉ detestável pessoas assim, mas pior é que muitas nem percebem que são assim.
ResponderExcluirObrigada pela dica de filme do post anterior, eu assisti e achei muito fofo, amei! *.*
Beijos
TĂŁo difĂcil conviver com pessoas assim... :/
ResponderExcluirO que é uma pena,encontrar pessoas assim.Claro que precisamos nos valorizar e tudo,mas não ao ponto do Narcisismo.Interessante a história de Narciso,já tinha lido antes :}
ResponderExcluirBeijos
Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
NĂŁo deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter