22 maio 2017

Dica de Livro: A cor de Coraline

A cor de Coraline

Um amorzinho. Não tem como começar de outro jeito essa postagem. O livro A Cor de Coraline é uma publicação da Rocco Pequenos Leitores para o público infantil e que me deixou muito curiosa para ler e ver como o autor havia abordado esse assunto, que se for bem pensado, é uma coisa um pouco preconceituosa apesar de parecer bobinha, que falamos quando criança (não sei se ainda é assim, mas sei que na minha época de escolinha era), sobre a cor do lápis cor de pele.

Sinopse do livro:

Quantas cores cabem na pergunta “Me empresta o lápis cor de pele? ”. Em A cor de Coraline, o ilustrador, designer gráfico e escritor Alexandre Rampazo passeia pelas inúmeras possibilidades contidas numa caixa de lápis de cor e na imaginação infantil a partir da pergunta de um colega para a pequena Coraline, e mostra que o mundo é mais colorido – e diverso – do que nos acostumamos a pensar. Com texto curto e bem-humorado e ilustrações graciosas, o livro aborda o tema da diversidade de forma lúdica para os pequenos. A quarta-capa é assinada pelo premiado escritor Ignácio de Loyola Brandão.

A cor de Coraline



A cor de Coraline
De forma bem fofa e mega criativa o autor conseguiu construir uma história que atravessa barreiras e ensina muito para as crianças. Coraline, diante da pergunta do amigo, para emprestar seu lápis cor de pele, faz uma "viagem" imaginária em sua caixa de lápis de cor e consegue achar motivos para qualquer uma, ou todas as cores, serem cores de pele. Como por exemplo, um país envergonhado onde todos têm a pele vermelha de vergonha, ou em marte onde todos têm a cor de pele verde, etc.

A cor de Coraline

E a história finaliza lindamente com a pergunta: A cor da pele é só uma? Se temos línguas diferentes, tamanhos diferentes, jeitos diferentes, origens diferentes, toda essa diversidade, porque não falar que temos cores de pele diferentes também. Amei a leitura e com certeza é super válida para os pequenos. Com certeza eu indico.

A cor de Coraline

Sobre a edição:

Com capa dura e ilustrações lindas, não tem como achar defeitos nessa edição. As ilustrações, em cada página de uma cor, trazem toda a gama de cores dos lápis de cor para as páginas do livro. A escrita é bem fácil para as crianças, e a diagramação ótima, tanto para o pai ler para a criança, ou para as crianças que estão começando a ler sozinhas.

Sobre o autor:

Alexandre Rampazo nasceu e vive em São Paulo e se formou em Design pela Faculdade de Belas Artes. Há anos se dedica à produção literária, ilustrando e escrevendo, e tem cerca de 50 livros publicados com suas histórias e/ou desenhos. Em 2015, Os olhos cegos dos cavalos loucos, com ilustrações suas e escrito por Ignácio de Loyola Brandão, recebeu Prêmio Jabuti para melhor livro juvenil. E, em 2016, O mundo dos livros, com texto de Bia Bedran, foi premiado em 3º lugar na categoria paradidático. Entre, 2013 e 2015, teve outras obras ilustradas como finalistas do prêmio. Livros com ilustrações suas ainda foram selecionadas para o catálogo IBBY/FNLIJ’s Selection Bologna Children’s Book Fair. Rampazo já participou de exposições coletivas e mostras como o Traçando Histórias e Ilustra Brasil e alguns de seus trabalhos foram selecionados para catálogos estrangeiros.

................................................................
Editora: Rocco
Autor: Alexandre Rampazo
Assunto: Literatura Infantil
Páginas: 32
Para comprar: clique aqui


Avaliação da Leitura:  

................................................................ 

18 comentários:

Este livro é lindo desde a capa até o seu conteúdo interno.

www.paginasempreto.blogspot.com.br

Beijos
O livro deve ser muito legal e divertido...eu gosto de livros que contém fotografias/imagens e olhando tudo coloridinho me chama muito a atenção.
Gostei da sua dica.

Beijinhosss ;*
Blog Resenhas da Pâm
To dizendo de novo que eu amei suas fotos, você fotografa diva demaaais <3 amei mesmo! Adorei o livro também, uma diagramação incrível!

http://www.leitorasvorazes.com.br/
Olá, tudo bem? Aiii, que coisa mais fofa essa livro, já quero! Adorei sua resenha... <3

Beijos,
Duas Livreiras
Ai que livro lindinho! Acho que é uma história super válida pra ler para os pequenos, e também para nós tirarmos como lição ^_^

Beijos!
http://tipsnconfessions.blogspot.com
Oi Monique, tudo bem?
Que livro lindo, e que bela forma de problematizar questões importantes, como racismo!
Beijos,

Priih
Infinitas Vidas
Oiii,
Que livro lindo, adoro esses livros para crianças.. rsrrsrs
Ótima dica!!!
Adorei o seu cantinho, parabéns :**

Literatura Por Amor
Top Comentarista
O livro deve ser uma fofura mesmo pelo que escreveu.
Boa semana!

Até mais,
Emerson Garcia

Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Oi, Monique.
Há que edição linda e que fotos maravilhosas.
Parece um daqueles livros de se ler antes de dormir com os filhos.
Beijo


Te Conto Poesia ♥
Oi Monique, sua linda, tudo bem?
Peço desculpas, tive uma crise na coluna, só pude vir hoje visitar seu blog. Estou impressionada, vou anotar o nome desse livro. Achei genial a forma como o autor abordou a questão da cor de pele de forma que quebre o preconceito e faça a criança entender na linguagem dela. E vou além, acho que a explicação dele deveria ser dada para muitos adultos intolerantes. Adorei sua resenha, adorei a dica de leitura.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
que lindezaaa!!!

http://phalto.blogspot.com.br/

Beijo
Obrigado, linda :)

Uaaaau :o O livro é encantador!!

NEW REVIEW POST | Make Me Bio: For an Amazing Skin Care
InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Oi, Monique!
Gente, que livro lindo! Eu amei! Adoro coisas coloridas e a diagramação desse está perfeita pro meu gosto!
Beijos
Balaio de Babados
Sorteio Dois Anos de Família Hallinson
Que coisa mais amorosa Monique! Achei o questionamento muito relevante, que indicação maravilhosa para os pequenos! <3
É o tipo de livro que os adultos querem ler tbm rs
Eu amei as cores e a proposta dele.
Que lindo esse livro! De uma forma bem próxima à linguagem das crianças fala de um assunto tão sério. Amei saber mais sobre ele <3


Beijos
Meu Outro Lado
Sou apaixonada por livros infantis e fiquei encantada pelo livro e pela história! Além de uma edição tão fofinha a mensagem que o livro passa para os pequenos e também para nós adultos é sensacional!
Já quero <3
Colorindo Nuvens

Postar um comentário

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter