(Re)começar: um ato de quem se permite sentir

22 julho 2025


Trinta dias de licença do trabalho. Casamento em ruínas. Um bloqueio criativo. Esse é o ponto de partida de Círculos não são infinitos, romance Young Adult da escritora e influenciadora literária Vitória Souza. Ao combinar referências do gênero healing fiction com elementos da fé cristã, este lançamento conduz o leitor a uma jornada de identidade, esperança e recomeços, por meio de uma protagonista que viaja ao passado para revivê-lo com os olhos de hoje. 
 
Maeve Lee é uma autora best-seller no seu pior momento: aos 26 anos, está à beira do divórcio e sem inspiração para escrever. Enquanto tudo parece desmoronar, ela visita um sebo na expectativa de se reconectar com o prazer de ler. Entre edições antigas e o cheiro nostálgico dos livros, encontra um caderninho misterioso que consegue de transportá-la para capítulos anteriores da própria vida. A partir daí, memórias, traumas, saudades e decisões mal resolvidas se entrelaçam em uma narrativa de viagem no tempo carregada de reflexões existenciais.  

Ao folhear o caderno, a personagem é levada para momentos-chave de sua trajetória: o primeiro dia na universidade, o início da relação com Liam — que costumava ser cheia de amor e parceria, mas hoje é marcada por distância e mágoas —, o auge da carreira, o distanciamento dos pais e as primeiras crises de fé. Reviver essas cenas permite que Maeve enxergue velhas escolhas com mais clareza e compaixão. Nesse processo de cura e libertação emocional, a garota se aproxima tanto de si mesma quanto de alguém que sempre recusou conhecer a fundo: Deus. 

Mesmo que o tempo passe e você mude, sempre haverá alguém esperando, estável como uma casa, o lugar para o qual você vai voltar. Mas, na vida real, o problema de fazer de alguém a sua casa é que ela nunca vem vazia. E, se vocês não conseguem deixar suas bagagens do lado de fora, mais cedo ou mais tarde o lugar fica sufocante demais para os dois. (Círculos não são infinitos, p.23)  

Mais do que uma história de amor (seja no sentido romântico ou próprio), Círculos não são infinitos é uma carta aberta a todos que já se sentiram perdidos entre expectativas e fracassos pessoais. Com linguagem envolvente, diálogos bem-humorados e personagens imperfeitos, Vitória trata de temas comuns à juventude brasileira, como autossabotagem, encerramento de ciclos, solidão e a beleza da vulnerabilidade humana.

Publicado pela Editora Mundo Cristão, este romance dialoga especialmente com o público jovem, mas acolhe também aqueles que precisam de uma leitura transformadora em meio ao caos. Assim como Maeve, cada leitor vai descobrir uma verdade poderosa ao virar as páginas dessa obra: às vezes, o melhor plot twist da vida somos nós mesmos.




Postar um comentário

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter