O legado de Freud em sua forma mais autêntica

03 julho 2025


Mais atuais do que nunca, os escritos de Freud atravessam gerações e continuam a oferecer reflexões profundas sobre o comportamento humano. Em um mundo marcado por transformações aceleradas e desafios emocionais, a psicanálise permanece como uma das chaves mais relevantes para compreender a mente e os dilemas da civilização contemporânea. 

Para ampliar esse legado à saúde mental, o Grupo Editorial Edipro expande a Coleção Freud com o lançamento de mais dois títulos, Psicologia das massas e análise do eu e Psicologia do sonho. As obras são publicadas em edições cuidadosamente traduzidas a partir da língua nativa do psicanalista, o alemão, e disseminam o pensamento freudiano em sua forma mais autêntica. 

No livro Psicologia das massas e análise do eu, Freud expande a teoria do inconsciente para compreender o comportamento coletivo, uma análise necessária diante ao fenômeno atual das redes sociais. A partir do contraste entre o indivíduo isolado e em grupo, ele discute fenômenos como o contágio emocional, a obediência a líderes carismáticos e a suspensão temporária do superego. 

Considerada a obra inaugural da psicanálise, em Psicologia do sonho, o pensador apresenta teoria revolucionária sobre o inconsciente. Freud analisa os sonhos como manifestações de desejos reprimidos, expressões simbólicas de conflitos internos, traumas e aspirações irrefletidas, e não meras fantasias sem sentido. 

As duas novas edições somam aos demais títulos já publicados pela casa editorial: Cinco lições de psicanálise, em que o autor demonstra para a classe não médica a eficácia de suas técnicas na cura dos “males do espírito” por meio de casos clínicos; Esboço de psicanálise, uma espécie de síntese do trabalho dele no campo dessa ciência; O mal-estar na civilização, em que aborda o conflito entre indivíduo e sociedade e suas diferentes configurações na vida civilizada; e Totem e tabu, composto por quatro ensaios sobre a origem da religião e da moralidade. 

A Coleção Freud permite que leitores contemporâneos acessem o legado do autor com profundidade e clareza, a partir de ferramentas que ajudam a analisar e lidar com questões como ansiedade, depressão, relações interpessoais e a busca por sentido na vida, temas ainda muito presentes na atualidade. Trata-se de uma leitura essencial tanto para profissionais da saúde mental, quanto aos interessados em compreender as raízes da sociedade e, principalmente, de si mesmos. 



Postar um comentário

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter