Palácio da liberdade e exposição para quem vai até Belo Horizonte

07 novembro 2023

Palácio da liberdade, exposição e dicas para quem vai até Belo Horizonte

Vamos falar mais um pouquinho da minha ida até BH? Quando visitei Belo Horizonte, quis conhecer a parte histórica e cultural da cidade. Pois gosto muito. E, neste caso, não podia deixar de visitar o ícone da Praça da Liberdade (praça mais conhecida da capital mineira), o Palácio da Liberdade.

O Palácio da Liberdade foi construído para ser a sede e símbolo do governo de Minas. Sua inauguração aconteceu em 1898 e, tendo sido palco de importantes acontecimentos políticos que marcaram a história de Minas Gerais e do Brasil, hoje é um dos principais cartões postais da cidade, despertando o interesse dos visitantes do Circuito Liberdade.

A arquitetura eclética do Palácio da Liberdade, projetado pelo arquiteto José de Magalhães, reflete a influência do estilo francês, com requintes de acabamento e riqueza de elementos decorativos.


No interior do Palácio podem ser vistos os candelabros em bronze dourado, o piso em parquet, seus lustres em cristal, os painéis alegóricos, seus torreões, a beleza da escadaria principal encomendada a uma empresa da Bélgica e o rico mobiliário.

Na área externa do Palácio encontram-se os jardins, projetados originalmente por Paul Villon seguindo o estilo inglês e que passaram por reformulações ao longo do tempo.

Vale a pena conhecer. A entrada é gratuita. Quarta a sexta-feira: de 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h). Sábado e domingo: de 10h às 17h (último horário de entrada às 16h30). Visitas mediadas na Quarta a sexta-feira, às 16h30, Sábado e domingo, às 11h e às 15h.

Além do palácio, ali, praticamente ao lado, fica o CCBB do Banco do Brasil. Conhecido por trazer grandes exposições para as capitais, neste dia que fui não era diferente. Estava acontecendo a exposição Studio Drift – Vida em Coisas.


Originários da Holanda, os artistas Gordijn e Nauta ganharam destaque por suas criações que unem pessoas, ambiente e natureza em uma experiência única. Através de suas esculturas e instalações, eles nos convidam a refletir sobre elementos essenciais da vida na Terra.

Uma das obras mais marcantes da exposição é “Fragile Future”, que representa uma visão utópica e crítica do futuro de nosso planeta. Nesta escultura, circuitos elétricos tridimensionais de bronze estão conectados a sementes da planta dente-de-leão, que emitem luzes. A escultura é potencialmente infinita, podendo crescer ou encolher conforme o espaço que ocupa. Cada semente é iluminada por LEDs, criando uma obra de arte verdadeiramente única. Eu fiquei horas admirando, encantada!

Outra obra fascinante é “Shylight”, que explora a ideia de que, na natureza, tudo está em constante mudança e adaptação. Originalmente concebida para compor o cenário da Ópera Orfeu, essa escultura nos faz questionar quanto de nossas esperanças, verdades e emoções são moldadas pela flexibilidade de nossa mente.

A exposição é de acesso gratuito (até dia 6 de novembro), mas requer agendamento prévio pelo site do CCBB ou aquisição de ingressos na bilheteria. Essa é uma oportunidade imperdível para todos que desejam se conectar com a arte, a natureza e a tecnologia de uma maneira completamente nova.

Eu amei conhecer os dois lugares. Assistam aos vídeos, tenho certeza que vocês vão gostar de apreciar junto comigo.


Onde se hospedar em Belo Horizonte:


Na minha última viagem a BH, optei por ficar em um hostel, como faço frequentemente, e tive uma experiência excelente. A localização era ótima, com fácil acesso ao centro da cidade a uma curta distância a pé. A equipe foi incrivelmente acolhedora, e as instalações estavam bem organizadas, tornando minha estadia muito agradável. Eu recomendo de coração.

Rota BH Hostel está localizado em Belo Horizonte, a apenas 1,1 km da Estação Rodoviária de Belo Horizonte. O hostel oferece quartos com acesso a banheiros compartilhados e fornece Wi-Fi gratuito em toda a propriedade. Uma das características marcantes deste hostel é sua proximidade com atrações-chave na cidade. Ele está a apenas 7 km do Estádio Mineirão e a 8 km da Igreja de São Francisco de Assis.

Se você está planejando uma visita a Belo Horizonte, o Rota BH Hostel é uma excelente escolha de hospedagem. Sua localização estratégica, equipe amigável e comodidades confortáveis fazem dele uma opção de destaque para os viajantes que desejam explorar a cidade com facilidade. Clique aqui para saber mais sobre este hostel acolhedor e tornar sua estadia em BH ainda mais agradável. 

Hostel em BH

Sobre Belo Horizonte:


Belo Horizonte, muitas vezes chamada de BH, é uma cidade vibrante e rica em cultura no Brasil. Ela oferece uma mistura única de modernidade e tradição, com uma ampla variedade de atrações para explorar. De marcos históricos a uma vida noturna agitada, BH tem algo para todos. Se você está visitando a trabalho ou a lazer, com certeza achará esta cidade cativante e inesquecível.

Se hospedando em qualquer comodidade no Booking através do meu link do post, você não paga nada a mais, mas ajuda o blog com uma pequena comissão pela indicação. Desde já, agradeço :)

10 comentários

  1. .estou em Portugal. É pena. Gostava de ver in loco essa exposição.
    Saudações cordiais.
    .
    Poema: “ Apenas amar-te “
    .

    ResponderExcluir
  2. Me gustaría conocer este lugar. Es muy lindo. Geniales hoteles. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Fui em Belo Horizonte e claro na praça da liberdade,
    tirei foto na frente do palácio mas não entramos,
    adorei vê-lo por dentro agora. Que luxo, muito bonito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Conheço BH, mas faz muito tempo que estive na cidade e não tive a oportunidade de visitar esse lugar.
    Amei a sua dica.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Não conheço Belo Horizonte, mas tenho vontade, apesar de ter mais vontade de conhecer outras cidades mineiras. Gostei muito das dicas e achei as fotos do palácio belíssimas.

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de visitar. Deve ser uma cidade incrível, cheia de história e patrimônios históricos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. Oi Monique!
    Nunca fui pra Minas, mas tenho vontade, sempre me falam que é um estado gostoso, com pessoas carinhosas... Quero muito ir!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Monique, tenho muita vontade de conhecer BH, apesar de morar em MG, é um pouquinho longe da capital e nunca visitei. Adorei as suas dicas e irei me lembrar quando conseguir pensar nessa viagem.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi! Eu não conheço BH e tenho bastante vontade de ir até lá um dia e esse roteiro de passeio é minha cara. Eu vivo em roteiros assim por São Paulo. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita vontade de conhecer esse lugar, deve valer muito a pena! <3

    www.minutodabeleza.com
    www.blogminutodabeleza.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter