A garota que bebeu a lua - Kelly Barnhill

28 abril 2023

A garota que bebeu a lua - Kelly Barnhill

Aquela fábula que vai trazer muito magia e te ensinar de mais sobre família, amizades, e o quanto um mal entendido pode mudar vidas de uma cidade inteira por anos. A garota que bebeu a lua é uma publicação da Galera Record, escrito pela Kelly Barnhill.

Sinopse do livro: Todo ano o povo do Protetorado deixa um bebê como oferenda para a Bruxa que vive na floresta, na esperança de que o sacrifício a impeça de aterrorizar sua pequena cidade protegida pelos muros e pela Torre das Irmãs da Guarda. Mas, Xan, a Bruxa na floresta, ao contrário do que eles acreditam, é bondosa. Ela vive em paz com um Monstro do Pântano muito inteligente e um Dragão Perfeitamente Minúsculo. Todo ano ela resgata o bebê deixado pelos Anciãos e o leva em segurança para uma família adotiva em uma das Cidades Livres do outro lado da floresta. Durante a longa viagem, quando a comida acaba, Xan alimenta os bebês com luz estelar. Em uma dessas ocasiões ela acidentalmente oferece a um deles a luz do luar, dotando a menininha de uma magia extraordinária. A bruxa então decide criar a menina “embruxada”, a quem chama de Luna. Conforme o aniversário de treze anos da menina se aproxima, sua magia começa a aflorar – e pode colocar em perigo a própria Luna e todos à sua volta.

Duas cidades vivem lado a lado separadas por um muro e uma floresta. Uma cidade é amaldiçoada. Todo ano, a criança que nasceu e é a mais jovem é entregue como oferenda para uma bruxa malvada, em troca desta não prejudicar os moradores. Do outro lado existe uma bruxa bondosa, que todo ano vê uma criança sendo abandonada. Por pena, ela recolhe as crianças e dá um novo lar para elas. Existe um grande mal entendido aí não é mesmo? Mas esse é só o começo da história.

Em um dos anos a bruxa recolhe uma menininha graciosa, e levando em seus braços, como faz com todas as crianças, coletou algumas estrelas do céu para dar a ela o que comer. Mas a coisa fugiu do controle, quando sem querer a bruxa também deu a lua para a menina comer. Com isso, a pequena ficou “embruxada”, como dizem. Ela agora tem magia.

Com tudo isso que acontece, a bruxa decide, ela mesma cuidar da menina, que acaba se chamando Luna. E ao longo dos anos ela faz de tudo para esconder a magia da criança, tanto a magia dela, como a magia que Luna estava carregando dentro de si. Mas à medida que ela cresce, tudo está aumentando e tudo pode mudar.

A garota que bebeu a lua - Kelly Barnhill

Enquanto vemos a Luna crescer, também acompanhamos a vida do Protetorado, a cidade que abandona as crianças. Lá existe o Conselho dos Anciãos. Esses que cuidam da escolha e buscam a criança para dar em sacrifício. E é esse mesmo conselho a muito tempo atrás que inventou toda essa história, que como vocês puderam ler, é uma mentira, já que não existe bruxa má. A lenda foi criada pelos anciões para deixar o povo em seu domínio através do medo.

Tudo começa a mudar quando Antain, parente de um dos anciãos, começa a se questionar sobre toda essa história. Será que não teria um jeito de parar com essa maldição? De negociar com a bruxa? E tudo fica ainda mais intenso quando o pequeno filho dele, é o mais novo e terá que ser o escolhido para ser abandonado. Antain não quer, e vai arriscar a vida para ir atrás dessa bruxa e matá-la.

A leitura é fluída e os capítulos são curtos e rápidos. O que ajuda na dinâmica da narrativa, e no "bailar" da leitura entre um povo e outro que vão crescendo ao mesmo tempo. A história que parece um pouco infantil nos ensina muito sobre família, amizade, companheirismo e sobre conhecimento. O quanto ele nos aprisiona ou é libertador, afinal, o povo que não tinha conhecimento, ficava refém de uma lenda que não existia.

Também podemos refletir sobre o quanto um governo tem "o poder" de manipular um povo, como era o caso do conselho de anciãos no Protetorado. O quanto o medo é uma emoção poderosa, e não fazer questionamentos pode levar a coisas que não precisariam acontecer. E aí, ficou curioso para conhecer toda essa história?

Sobre a autora Kelly Barnhill:


Kelly Barnhill é uma autora americana de literatura infantil, fantasia e ficção científica. Seu romance The Girl Who Drank the Moon foi premiado com a Medalha Newbery de 2017. A Kirkus Reviews nomeou When Women Were Dragons um dos melhores livros de ficção científica e fantasia de 2022.

Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

4 comentários

  1. Acredito que seja um livro fascinante de ler

    Fim de semana de Paz e Amor.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Acho que já tinha escutado falar sobre esse livro, mas ainda não li. Gostei dessa dica!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  3. Se tem uma frase que me convence a ler os livro é "capítulos curtos" hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da resenha, se conseguir por aí vou ler mesmo! Bom fim de semana, beijos :)
    https://enfimsetenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter