6 estadias veganas pelo mundo, para um estilo de vida mais sustentável em 2023

03 fevereiro 2023

6 estadias veganas pelo mundo, para um estilo de vida mais sustentável em 2023

O veganismo tem revolucionado o mundo nos últimos anos. Cada vez mais pessoas escolhem abandonar o consumo de produtos de origem animal e optam por uma alimentação mais sustentável. Para quem pretende começar 2023 com promessas de novos hábitos e um estilo de vida mais saudável e eco-friendly, vale considerar os benefícios do veganismo para a saúde, os animais e o meio ambiente.

Atualmente, dois terços (67%) dos viajantes brasileiros querem ter uma alimentação mais consciente quando viajam*, seja escolhendo opções veganas ou vegetarianas, seja comendo mais alimentos orgânicos e de origem local. Pensando nisso, a Booking.com analisou seus mais de 28 milhões de anúncios para apresentar 6 estadias veganas incríveis.

Do primeiro hotel vegano da Grécia a um retiro holístico nas Filipinas, cada acomodação mostra que adotar um estilo de vida vegano vai além da comida e envolve fazer pequenas mudanças conscientes no dia a dia. Entre elas estão quais produtos usar e quais lugares visitar.

Koukoumi Vegan Boutique Hotel em Ano Mera, Grécia


Ano Mera é um pequeno e tranquilo vilarejo situado no coração de Mykonos. O local também abriga o primeiro e único hotel vegano da Grécia, o Koukoumi Vegan Boutique Hotel. O mantra desse hotel é proporcionar aos hóspedes um santuário tranquilo. Além disso, a acomodação conta com o selo Viagem Sustentável da Booking.com graças aos seus esforços holísticos em incorporar a sustentabilidade em toda parte.

As suítes, que replicam o design tradicional grego de decoração minimalista em branco, possuem colchões feitos de fibra de coco e algas marinhas. Além disso, o hotel também utiliza aquecedores solares de água. O spa e a academia dispõem de cosméticos orgânicos com certificação premium, 100% veganos.

Koukoumi Vegan Boutique Hotel em Ano Mera, Grécia

É possível, ainda, agendar consultas com um personal trainer certificado e um consultor nutricional. A filosofia sustentável também está presente no restaurante vegano do hotel, onde é possível saborear um delicioso banquete à base de plantas, combinando sabores mediterrâneos e japoneses.

Willka T'ika em Urubamba, Peru


O Willka T'ika é um retiro de bem-estar no Vale Sagrado do Peru, situado entre o patrimônio histórico de Machu Picchu e a capital inca de Cusco. A decoração tradicional da acomodação prioriza a sustentabilidade, já que seus edifícios de adobe são construídos a partir de materiais de origem natural, como argila e palha do Vale Sagrado.

O viajante pode começar o dia com uma sessão de yoga ou meditação. Em seguida, aproveitar o café da manhã vegano saudável com sabores peruanos, preparado com produtos orgânicos cultivados no local, como frutas da estação e muesli caseiro feito com amaranto e outros grãos andinos.

Willka T'ika em Urubamba, Peru

Os quartos são projetados com princípios do feng shui e é possível apreciar as vistas dos jardins e das montanhas andinas. Vale reservar um passeio pelo Vale Sagrado, Pisac e Ollantaytambo, para visitar os parques arqueológicos de Chinchero, Moray e Salineras e explorar pontos turísticos nas aldeias de Pisac e Ollantaytambo, seguidos por um almoço peruano.

BE ANIMAL Hostel em Bangalore, Índia


Bangalore é a capital do estado de Karnataka, situado no sul da Índia. A cidade é conhecida por seus alimentos saborosos repletos de especiarias, bem como pratos feitos de caju e grão-de-bico, como chaats veganos (um lanche salgado) e dahl (uma sopa). Para quem procura uma estadia ecologicamente correta no centro da cidade, vale dormir no BE ANIMAL Hostel, o primeiro hostel sustentável da Índia para mochileiros veganos.

Essa acomodação participante do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com está decorada com móveis reciclados, tem um poço de compostagem para resíduos e funciona com energia solar. O lugar também dispõe de áreas para trabalho, lounge compartilhado, terraços para admirar o pôr do sol e um jardim.

BE ANIMAL Hostel em Bangalore, Índia

O Happiness Café serve deliciosa comida vegana, incluindo um café da manhã vegano durante todo o dia e cafés especiais preparados com coco fresco. Para quem é fã de doces, uma boa pedida é experimentar uma sobremesa artesanal de caju chamada Pudducakes, uma especialidade do hostel. O viajante também pode conhecer mais pratos típicos em uma caminhada gastronômica por Bangalore e saber mais sobre a cultura gastronômica indiana com um guia local enquanto percorre o centro histórico.

The Farm at San Benito em Lipa, Filipinas


Localizada ao sul da capital Manila, Lipa é cheia de edifícios arquitetônicos incríveis, como a Catedral de San Sebastián. A cidade também está cercada pela Cordilheira Malepunyo e pelo Monte Macolod. Para quem deseja uma estadia luxuosa e consciente, uma dica é fazer o check-in no The Farm at San Benito, um resort de bem-estar voltado para a saúde, que oferece uma experiência rejuvenescedora completa, da alimentação ao cuidado com corpo e mente.

The Farm at San Benito em Lipa, Filipinas

O hotel tem uma piscina, bem como uma área de jardim, onde o hóspede pode participar de uma série de atividades, como aulas de yoga, Tai Chi e treinamento funcional. O restaurante do local, Alive!, serve culinárias crudívora e vegana para complementar a viagem de saúde holística, onde são servidos rolinhos-primavera de batata-doce, macarrão de trigo sarraceno com legumes e chana masala, uma mistura temperada de grão-de-bico, tomate e cebola. Para enriquecer a experiência vegana, há aulas de culinária personalizadas para aprender receitas que podem ser prepararas em casa.  

Volcano Eco Retreat by Heart Core Hotels no Havaí, Estados Unidos


Se o viajante deseja uma experiência alternativa, o Volcano Eco Retreat by Heart Core Hotels, exclusivo para adultos, é uma ótima opção vegana e vegetariana. A acomodação está localizada entre a cidade de Hilo e o Parque Nacional dos Vulcões, no topo de uma montanha isolada. De lá, é possível ouvir os sons da vida selvagem à noite.

O hotel possui o selo Viagem Sustentável da Booking.com graças às suas iniciativas de sustentabilidade encontradas em cada canto da acomodação e de preservação do ambiente ao redor. Entre as medidas que fazem a diferença estão a construção das villas com bambu e o uso de água pura da chuva havaiana, que é reciclada e filtrada no local. O hóspede pode saborear um café da manhã saudável, à base de plantas, no gazebo para refeições ao ar livre, com ingredientes provenientes da estufa do hotel ou dos mercados de agricultores nas proximidades.

Volcano Eco Retreat by Heart Core Hotels no Havaí, Estados Unidos

Para acompanhar, vale degustar o café Kona moído na hora, que utiliza grãos de produtores locais para reduzir o transporte. O hotel é localizado perto das principais atrações e é possível visitar um dos vulcões mais sagrados do Havaí, o Mauna Kea, e as praias de areia preta, para observar tartarugas-verdes nativas e tartarugas-de-pente.

Agriturismo I Pini em San Gimignano, Itália


Escondido em uma pequena colina em San Gimignano, na Toscana, está um histórico hotel-fazenda, o Agriturismo I Pini, exclusivo para adultos e recém-reformado, que está situado em belos vinhedos. Os quartos são decorados com itens artesanais de alta qualidade, como azulejos locais de terracota e móveis vintage renovados. Esse ethos sustentável permeia a cozinha vegana da fazenda, que serve culinária saudável à base de plantas. As opções vão desde pizza italiana tradicional a lenha até ravioli artesanal de abobrinha.

Os pratos são feitos com ingredientes orgânicos provenientes da fazenda do hotel, proporcionando uma verdadeira experiência do campo à mesa. Nenhuma refeição na Toscana é completa sem uma combinação de vinhos. Por isso, o viajante pode explorar uma extensa carta de vinhos orgânicos e veganos sem aditivos químicos.

Agriturismo I Pini em San Gimignano, Itália

Para quem busca experiências locais, é possível reservar uma visita a uma vinícola com degustações e comida vegetariana para saborear outros vinhos, azeites e iguarias regionais em um vinhedo de gerência familiar. Uma caminhada nas colinas da Toscana é obrigatória e também vale percorrer as ruas de paralelepípedos de San Gimignano, apreciando suas ruas medievais nesse ambiente rural.

Agriturismo I Pini em San Gimignano, Itália

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 30.314 entrevistados em 32 países e territórios. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2022. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em fevereiro de 2022.

Se você reservar um hotel, comprar o chip de internet ou qualquer outro serviço ou produto que falo por aqui através dos links aqui do blog você estará pagando a mesma coisa e ainda ajudando o blog a crescer, pois ganho uma pequena comissão pela indicação. Obrigado pela visita e espero que aproveite todas as dicas.

 

10 comentários

  1. Não me importava nada de experimentar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Belas sugestões. Ainda estou muito viciado na costeleta de vitela com batatas fritas, arroz e um ovo.
    .
    Saudações poéticas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Que ótimas sugestões. Mesmo não sendo vegana é bom experimentar novas estadias. E os lugares são lindos.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  4. Não sou vegana, mas amei essas dicas. Esses lugares são belíssimos!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Very interesting post, great suggestions! Very inspiring :)
    Greetings from Poland!

    ResponderExcluir
  6. Que lista mais maneira! Eu sou vegetariana há pouco mais de dois anos e estou muito bem com essa decisão, embora ainda seja vista com olhos tortos quanto eu digo. Eu sempre me preocupei com comer fora, pois não são todos os restaurantes que possuem opções de comida vegetariana/vegana. E ver hoteis que tenham toda uma filosofia desse tipo é maravilhoso. Eu queria saber depois se tem opções assim só no Brasil, pois é um post bem necessário, =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Que legal o conceito dessa lista, recentemente eu estava me perguntando quanto dos hotéis mundo afora se organizam em fazerem cardápios pensando em quem tem intolerância ao gluten ou à lactose! E a postura vegana é essencial.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oii Monique,

    Meu Deus, que lugares lindos!!! Adoraria conhecer todos eles, mas o do Peru e o da Itália seriam minhas primeiras escolhas, lindos demais.

    Beijos,
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia os locais, parecem incríveis, não sou vegana, mas gosto de coisas que focam no natural
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  10. Uau. Só lugar fabuloso. Difícil escolher o melhor lugar... Todos parecem ser aconchegantes.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter