4 Experiências gastronômicas em Gramado para conhecer a cultura da região

22 novembro 2022

4 Experiências gastronômicas em Gramado para conhecer a cultura da região

Falar em Serra Gaúcha é falar em comida boa. E não é porque eu sou daqui que estou falando isso. É porque por aqui você encontra muita experiência com gastronomia, de "se lambuzar" como falam. E não importa se você gosta mais da comida Italiana ou Alemã. Como a colonização por aqui é das duas, temos um pouquinho de cada.

Tanto a cidade de Gramado como de Canela possui muitos atrativos. Muitos museus, parques temáticos, restaurantes... mas o que eu gosto mesmo é os tours gastronômicos, porque além de comer bem (adoro!) você ainda aprende muito da história da região e dos locais, através do próprio passeio, guias, e das pessoas dos locais visitados, que muitas vezes são a família que chegou de imigração.

Por esse motivo, decidi reunir neste post algumas experiências gastronômicas para quem está vindo para a região e quer provar, além da culinária, muito da cultura e das histórias da região.

Tour Bella Line

Um passeio que resgata as descendências italianas que chegaram na cidade de Gramado a bordo de uma divertida Jardineira (um carro que remete as épocas antigas também). O roteiro passa por alguns locais muito legais e repletos de história. Além disso, existe o translado que passa por alguns hotéis de Gramado, dependendo onde você está hospedado, consegue ter ainda mais comodidade.

Tour Bella Line - Gramado

O roteiro começa no centro de Gramado e segue em direção à Família Masotti, onde será visitado uma vinícola com degustação, após a Jardineira segue em direção ao Velho Casarão, que apresenta a história de vida e trajetória dos descendentes do Sr. Vicenzo Marcon.

Seguindo em frente, passamos no Moinho Cavichion, paramos para almoçar na Cantina Linha Bella, com deliciosos pratos típicos da culinária italiana expostos em fogão a lenha, logo em seguida, panorâmico na cidade de Linha Nova, de onde se originou o cidade de Gramado. Neste ponto, visitaremos o primeiro açougue e matadouro da região. Compre seu ingresso com desconto clicando aqui.

Villa Italia - Museu & Cantina

A Villa Italia Museu e Cantina está encravada na região considerada o berço do desenvolvimento de Gramado na região da Linha Nova, interior do município. Por isso a região é denominada o Marco Zero de Gramado.

Villa Italia - Museu & Cantina

No local você encontra um valioso acervo contendo quadros, notas, objetos e utensílios de época, dispostos nas laterais do salão principal, ou na antiga estufa de fumo, que contam a história de Gramado, desde seus primórdios com a chegada do 1º Colonizador, Tristão de Oliveira, à importante contribuição do Major Nicoletti, ao pioneirismo de Leopoldo Rosenfeldt e todos aqueles que o sucederam.

Villa Italia - Museu & Cantina

Gramado é contada nas paredes da Cantina, enquanto você aguarda o almoço ou faz a sua digestão, pode apreciar a evolução da cidade através do tempo. Mas você quer saber do almoço não é mesmo? A refeição inclui a entrada, uma salada verde com acompanhamentos, 5 tipos de massas com molhos incríveis, para todos os gostos, além de 3 opções de risotos com ingredientes selecionados. Além da sobremesa de dar água na boca. E ainda, uma mesa de bolos, café e chás fica disponível aos clientes para fazerem o desjejum em nos jardins, saboreando essas delícias.

Pertinho das mesas, para os pais e famílias almoçarem descansados, o Espaço Kids oferece entretenimento para os pequenos, enquanto os adultos curtem tudo o que a cantina oferece. Compre seu ingresso com desconto clicando aqui.

Tour 'O Quatrilho'' 

O visitante é convidado a conhecer a história das famílias que colonizaram estas terras. O cultivo de frutas e a produção de vinho, um moinho colonial, o cenário encantador de um mirante, a natureza e a mesa farta transformam o passeio em um momento inesquecível.

A primeira parada do passeio acontece na casa da família Lazaretti, que desde 1880 se enraizou em um pequeno espaço de terra no interior de Gramado. Hoje, a quarta geração dá continuidade ao cultivo de videiras e à elaboração de vinho colonial e graspa. Tendo em sua adega, onde o visitante é recebido, barris de madeira produzidos pela família.

Tour 'O Quatrilho''

Após, o passeio segue para o moinho Grings, construído no final do século XIX, pelas famílias Trentin e Dal Ri. Foram estas famílias que, alguns anos mais tarde, deram origem a uma história inusitada que virou filme: O Quatrilho. Em 1952 a propriedade passou para a família Grings, dando continuidade com o trabalho do moinho, revitalizando-o para demanda da época, beneficiando o trigo, o milho, o centeio e o arroz, fazendo também outras atividades como agricultura e criação de animais.

Para finalizar com chave de ouro esse passeio, a família Ramm abre as portas de sua casa e convida o visitante para uma viagem ao passado, marcada por uma experiência efetiva e única. O café típico alemão resgata através de suas receitas, a história, os sabores e a tradição da Família em um local abençoado pela natureza. Compre seu ingresso com desconto clicando aqui.

Tour Raízes Coloniais

Este passeio é um verdadeiro retorno às origens da colonização italiana no município de Gramado. Seguindo pelas localidades de Linha Nova e Linha Bonita o visitante pode conhecer a herança cultural dos imigrantes, passada de geração em geração até os dias atuais. A arquitetura típica, a hospitalidade e um delicioso café colonial fazem deste tour um passeio inesquecível.

Tour Raízes Coloniais

Neste passeio você irá visitar a casa centenária, construída em madeira sobre um porão de pedras (onde até hoje conservam-se vinhos, queijos e salames) conta um pouco da história de Gramado e de seus colonizadores, a ervateira Marcon, onde é possível acompanhar de perto um processo artesanal de fabricação da erva-mate a matéria prima do chimarrão, o museu Fioreze, onde o Sr. Nelson Fioreze orgulha-se de mostrar aos visitantes seu acervo de peças antigas que ele coleciona desde que tinha 12 anos.

Depois se conhece o caffeé Della Nonna, onde a Família Foss recebe os visitantes em sua residência e oferece um saboroso café com pães caseiros saindo quentinhos do forno à lenha, deliciosas geleias de frutas, manteiga fresca, queijos, salames, linguiças cozidas, polenta e muito mais. Para encerrar com chave de ouro, muita música e alegria com animação e participação para cantarmos Lá Bella Polenta e se divertir com a família. Compre seu ingresso com desconto clicando aqui.

E aí, gostou dos passeios? Quem não gosta de comida boa e uma incrível experiência não é mesmo? Me digam qual vocês já estão querendo fazer o quanto antes. 

5 comentários

  1. Oi Monique,
    Que bacana conhecer e ter essas experiências gastronômicas. A que me deu mais vontade de conhecer foram as massas a parte italiana conquista meu coração rs
    Amei.
    Beijos.


    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que passeios incríveis. A comida parece muito boa e até fiquei com fome.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  3. Thanks for sharing such a great idea! Looking forward for the next post.

    Diana
    Ultimate Wedding Band Styles

    ResponderExcluir
  4. Oi, Monique. Como vai? É tanta comida gostosa que é difícil escolher o que comer. Adorei as fotos. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu tenho vontade de algum dia conhecer gramado, tanta coisa para fazer e comida boa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter