5 motivos para ler um bom livro acompanhado de um gostoso café

29 setembro 2022

5 motivos para ler um bom livro acompanhado de um gostoso café

Livros e viagens são muito parecidos. Neles encontramos e vivenciamos muitas histórias. Por isso eu amo! Desde pequena eu sempre gostei de ler e escrever, e essa fascinação só aumentou à medida que comecei a viajar. Aliás, muitas vezes, meu único companheiro de viagem é um bom livro.

E se tem uma combinação perfeita para mim é a leitura agradável ao lado de uma xícara de café. Não sei se é porque eu moro no sul, que é mais frio do que em outros locais do Brasil, mas sempre gostei dessa combinação. Se tomo simplesmente um café, ou se só leio um livro sozinho, parece que falta algo para completar.

Vou retificar o que disse: Depois de ter visitado Salvador e ficar sabendo que eles também adoram café, não vou mais culpar o frio. Seja calor ou frio, o café é um ótimo companheiro para o dia a dia. Igual um bom livro. Acho que por isso combinam tanto.

Mas você ainda está em dúvidas sobre essa combinação? Está com medo de derrubar café na leitura? Ai ai, não se desespere. E também tenha cuidado. Não queremos bagunça! Por isso, separei cinco motivos para você se convencer que essa é a melhor combinação, seja em um dia de sol ou de chuva.

1. Mais criatividade na vida

Ler por si só já estimula a criatividade. Acompanhada de um bom café, traz os benefícios da cafeína que ajudam a estimular os pensamentos e ter mais concentração, ajudando até em leituras que não são apenas para diversão. 

Sem contar que a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação, estimulando a criatividade, o senso crítico e provoca empatia. Ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor.

2. Melhora o humor

Já ouviu aquele ditado que diz que o dia não começa antes de uma boa xícara de café? Eu sou uma pessoa que a primeira coisa que faço quando acordo é passar um café e tomar lendo um pouco de um livro, antes de começar a trabalhar.

5 motivos para ler um bom livro acompanhado de um gostoso café

Nada de celular. Nada de notícias na TV. Aliás, essas duas coisas têm mais tendência de nos deixar de mal humor do que de bom humor. Geralmente escolho um livro leve, uma fantasia juvenil, para me envolver e me preparar para o dia.

3. Você menos estressada

Sabia que ler por menos de dez minutos acompanhada de uma xícara de café ajuda a diminuir em mais de 50% os níveis de estresse do seu dia. Um bom livro ajuda você a relaxar. E o café ativa regiões no cérebro de recompensa, de gratificação, então você sente muito mais prazer!

4. Dois amigos da memória

Você já deve ter ouvido falar que ler, fazer palavras cruzadas e estimular o cérebro com diversas atividades ajudam na memória, principalmente à medida que vamos envelhecendo. Com o café não é diferente. Já existem estudos que dizem que o café previne o Alzheimer em pessoas idosas, bloqueando os efeitos de um neurotransmissor chamado adenosina. Imagine então essa combinação junta!

5. Aquece o coração e a vida

Ok. Pode não ser frio aí na sua cidade, mas isso não quer dizer que uma narrativa incrível junto com um bom café não irá aquecer seu coração. Sabe aquela história que nos faz suspirar? É... essas mesmo que estou falando. Aliás, para esses momentos, nada melhor do que polvilhar um pouquinho de canela no café e ser feliz. Mergulhar com tudo na história.

5 motivos para ler um bom livro acompanhado de um gostoso café

Aqui no blog você encontra muitas indicações de livros incríveis para você pegar de dica para sua próxima leitura. Mas, em relação ao café, nada melhor do que uma lista dos melhores. No Guia Esperto, que é um site de recomendações de produtos, você encontra um guia completo para te ajudar a escolher o melhor café para todos os tipos de paladar. Não deixe de visitar!

Aproveita e me conta qual seu café preferido e qual combinação você mais gosta de fazer? Um livro de fantasia, de terror, uma biografia... qual sua preferência com aquele delicioso café da manhã?

13 comentários

  1. Oii Monique,

    Ah, se tem duas coisas que eu amo nessa vida são livros e café! São realmente uma dupla perfeita.
    Amei demais esse post ♥

    Beijos
    https://brenshelf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Café e um bom livro é uma combinação perfeita para todos os dias, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de ler um bom livro, mas confesso que não gosto de café.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Eu sou do time que não gosta de café, porque é amargo e amargo já basta os problemas da vida, mas amo os livros.
    Bjus!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu já vivi essa experiência de tomar um bom café e ler livro. Foi incrível.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  6. Como não bebo café, troco por um chá e amei esse post e as dicas

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. Sou suspeita de falar pois amo livros!
    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu amo café e livros, e aqui no Goiás se bebe o tempo todo já que não pode contar com o frio kk
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    eu não tomo café, a única coisa que tomo é cappucino, mas as vez eu leio tomando um chocolate quente ou um chá de acordo com a minha vontade, principalmente no frio.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. É bom demais ainda mais no fim de tarde, faz muito bem pra mente e o corpo
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  11. Oii
    somos suspeitas para falar haha amamos um café, com uma boa leitura então, gostamos de livros fantasia e terror. Vamos começar a lista desse mês.
    abraços
    Blog Vou Arrasar

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter