Casapueblo: Arte e arquitetura - Punta Ballena, Uruguai

31 maio 2022

Casapueblo: Arte e arquitetura - Punta Ballena, Uruguai

Casapueblo é uma edificação construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró localizada em Punta Ballena, a 13 km de Punta del Este, Uruguai. Inicialmente, foi a casa de verão e a oficina do artista, e inclui um museu, uma galeria de arte, uma cafeteria e um hotel. Foi a residência permanente de seu criador, onde ele também trabalhou.

Construída em 1958 em torno de uma caixa de madeira feita com pranchas encontradas no litoral, chamada La Pionera, de Carlos Páez Vilaró. A residência foi desenhada com um estilo que pode ser equiparado às casas da costa mediterrânea de Santorini, mas o artista se referia ao ninho do joão de barro ao se referir a este tipo de construção.

Casapueblo: Arte e arquitetura - Punta Ballena, Uruguai

Casapueblo: Arte e arquitetura - Punta Ballena, Uruguai

Casapueblo: Arte e arquitetura - Punta Ballena, Uruguai

Casapueblo: Arte e arquitetura - Punta Ballena, Uruguai

Esta construção, que demorou 36 anos a terminar, tem treze pisos com terraços que permitem uma ótima vista do pôr do sol sobre as águas do Oceano Atlântico.

O complexo foi construído de forma artesanal e sem planos prévios, em forma de labirinto, onde 5 não apresentam linhas retas no interior e predomina a cor branca. Foi ampliado e modificado a cada ano como uma residência de "formas imprevisíveis". A edificação foi construída em cimento caiado e estuque.

Casapueblo: Arte e arquitetura - Punta Ballena, Uruguai

Casapueblo: Arte e arquitetura - Punta Ballena, Uruguai

Casapueblo: Arte e arquitetura - Punta Ballena, Uruguai

Uma curiosidade: Acredita-se que A Casa (“Era uma casa muito engraçada…”) da canção de Vinícius de Morais seja a Casapueblo. Em seus supostos versos originais não gravados em disco a canção diria: "Mas era feita com pororó/Era a casa de Vilaró." Vinícius teria composto a canção de improviso para agradar as filhas de Carlos Páez Vilaró. Nos anos 80, a música compôs o álbum A Arca de Noé.

Onde se hospedar em Punta del Este:


O Hotel Ajax tem uma localização excelente no centro da badalada Punta del Este. Este hotel fica a 300 metros da Avenida Gorlero, que oferece uma grande variedade de opções gastronômicas e de vida noturna, e a apenas 100 metros da Praia Mansa, uma opção ideal para as crianças e para quem deseja aproveitar um mar tranquilo. O Wi-Fi e um estacionamento estão à sua disposição gratuitamente no local.

O Hotel Ajax está situado a 15 minutos a pé do cais de Punta del Este, onde você pode alugar um jet ski ou navegar em um barco para passar o dia na Ilha Gorriti ou passear na Ilha de Lobos. A Praia Brava fica a 300 metros do hotel. Já o Conrad Casino oferece diversão e lazer a apenas 100 metros do Ajax Hotel.

Os quartos do Ajax têm decoração simples e elegante, ar-condicionado e TV LCD a cabo via satélite de 32". As unidades incluem frigobar, um telefone com discagens diretas nacionais e internacionais e um banheiro privativo com secador de cabelo.

No Hotel Ajax, o café da manhã continental é servido diariamente até as 12h. A equipe do hotel pode fornecer a você informações turísticas e auxiliar com reservas necessárias mediante pedido. Para sua comodidade, roupões para a piscina e toalhas são fornecidos gratuitamente. O Hotel fica a 18 km do Aeroporto Internacional Laguna del Sauce.

Hotel Ajax

Não viaje desconectado!


Viajei com a SimPremium do meu lado e fiquei conectada em toda a viagem. Eles possuem chip físico e virtual, e atendem uma cobertura de mais de 150 países com os melhores valores. Além de todo suporte que você necessitar direto no WhatsApp. Clique aqui, adquira seu plano e viaje conectado. Utilize meu cupom LARENTIS e ganhe mais 20% de desconto na compra.

Aliás, nada de viajar sem seguro. Na SimPremium você encontra também opções de seguro viagem com os parceiros. É só entrar no site e fazer a simulação dependendo do local para onde vai e os dias de viagem.

Se você reservar um hotel ou comprar o chip de internet através dos links aqui do blog você estará pagando a mesma coisa e ainda ajudando o blog a crescer, pois ganho uma pequena comissão pela indicação. Obrigado pela visita e espero que aproveite todas as dicas.

 

3 comentários

  1. não sabia que essa casa era inspirada na casa do joão de barro. amei muito o post! quero muito conhecer o uruguai e visitar essa casa, acho ela lindíssima <3

    ResponderExcluir
  2. Full of free art.
    Please check out my blog, I hope you will like it.
    HD closure wig

    ResponderExcluir
  3. Monique que lugar lindo.
    Acho maravilhoso visitar lugares que são construídos dessa maneira. Tem uma história e uma bagagem aí.
    Amei esse cantinho.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter