Niksen: Abraçando a Arte Holandesa de Não Fazer Nada - Olga Mecking

06 junho 2021

Niksen: Abraçando a Arte Holandesa de Não Fazer Nada - Olga Mecking

Como pode ser tão difícil não fazer nada? E o pior: sem se cobrar que está apenas admirando as árvores e nuvens no céu. Nos tempos de hoje, onde tudo é correria, saber apreciar um tempo “sem nada” traz muitos benefícios, e é isso que Niksen quer nos mostrar.

Sinopse do Livro:

Como não fazer nada com prazer e sem culpa? Olga Mecking compartilha conosco, leitores, formas de obtenção dos benefícios emocionais e físicos do Niksen – a arte holandesa de não fazer nada –, e acaba revelando por que os holandeses são um dos povos mais felizes do mundo! Em casa: Encontre um espaço para se desconectar, um canto aconchegante, um sofá macio, uma poltrona confortável. Sem tecnologia. Sem outras distrações. No trabalho: Olhe o seu computador. Aprecie a vista do escritório. Feche os olhos. Em público: Vá a um parque, encontre um banco, observe os pássaros e as árvores. Aprecie o clima. Neste livro prático e espirituoso, Olga Mecking nos dá dicas de como não fazer nada nas áreas mais importantes da vida. Apoiada nas opiniões dos maiores especialistas do mundo em felicidade e produtividade, a jornalista examina a ciência subjacente ao niksen e como a prática de fazer menos pode muitas vezes render muito mais. Para todos nós, no entanto, que sentimos a necessidade de sermos membros produtivos e contribuintes da sociedade, praticar a ociosidade acaba sendo um obstáculo – embora esteja cientificamente provado que, mesmo quando estamos inativos, nossos cérebros continuam processando informações. Mecking afirma, porém, que essa vontade constante de trabalhar é capaz de nos levar à diminuição do bem-estar mental e, paradoxalmente, a ser menos produtivos. Perfeito para quem se sente oprimido ou esgotado, Niksen mostra que fazer uma pausa em todas as nossas ocupações nos concede o direito extremamente benéfico de não fazer nada. Em cada capítulo, Mecking aborda um aspecto dessa filosofia baseada em várias disciplinas, como sociologia, biologia, história e psicologia, servindo-se de histórias interessantes que ilustram os efeitos positivos do niksen em nossas vidas, nos tornando mais criativos e relaxados... no bom sentido! Leitura ideal para o momento que vivemos, Niksen é um antídoto para o estresse, o desânimo e a ansiedade.

Niksen: Abraçando a Arte Holandesa de Não Fazer Nada - Olga Mecking

Trazendo como princípio a arte de niks, que os Países Baixos praticam (consideradas as pessoas mais felizes do mundo), o livro não é mais um daqueles de bem estar que você lê e pensa: isso não funciona pra mim. Na verdade, ele até tira essa carga, com um capítulo inteiro falando o porque a prática talvez não seja para você.

Com um texto humorado e sem ideias fixas do: “você tem que fazer isso para ser feliz”. A jornalista traz relatos científicos e apresenta a cultura holandesa como forma de embasar a importância de fazermos pausas de vez em quando.

“Fazer niks significa não trabalhar, ou realizar qualquer esforço emocional ou estar mentalmente atento. Não é egoísta, preguiçoso ou chato. Pelo contrário, o niksen pode ser um serviço para a comunidade. E não é navegar no Facebook, assistir à Netflix ou checar o seu e-mail. Você pode chamar essas coisas de nada, mas elas não são.”

Niksen mostra que fazer uma pausa em todas as nossas ocupações nos concede o direito extremamente benéfico de não fazer nada.  Em cada capítulo, Mecking aborda um aspecto dessa filosofia baseada em várias disciplinas, como sociologia, biologia, história e psicologia, servindo-se de histórias interessantes que ilustram os efeitos positivos do niksen em nossas vidas, nos tornando mais criativos e relaxados. No final de cada capítulo também temos pequenas perguntas. Atividades para refletir sobre os assuntos abordados ali.

Niksen: Abraçando a Arte Holandesa de Não Fazer Nada - Olga Mecking
"Estar sempre ocupado se tornou uma sensação familiar: estamos familiarizados com isso, conhecemos bem, e todos ao nosso redor também sabem como é se sentir ocupado de mais. E, como consequência, criamos uma sociedade que considera a sobrecarga normal ou até desejável. Isso foi acontecendo aos poucos, mas hoje é só o que conhecemos. Os humanos sempre escolhem o familiar ao desconhecido. Fomos ensinados a acreditar que a melhor maneira de ser é ser produtivo. Agora, escolhemos facilmente o caminho familiar da sobrecarga, para não termos que sentir o desconforto de não ter o que fazer, diz Doreen Dodgen-Magee".

Ao fazer pausas durante o trabalho diário, podemos nos tornar profissionais melhores, evitar desgaste e trabalhar com mais cuidado e concentração.

Sobre a autora:

Escritora, jornalista e tradutora mora na Holanda. Quando não está escrevendo ou pensando em escrever, pode ser encontrada lendo livros, bebendo chá e lendo um pouco mais.

Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

13 comentários

  1. Oi
    Adorei esse livro! Com certeza vou comprar!
    O mundo é só correria e quando vemos o dia já passou... Acho que a maioria das pessoas estão precisando desse momento niks :)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Monique. Como vai? Interessante este livro. Ótima dica. Adorei. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parece-me bem. Tentar fazer tudo, principalmente se for ao mesmo tempo, pode não dar assim tanto resultado.
    Beijos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  5. Que livro mais interessante Monique, a gente precisa muito desses momentos.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  6. Oi, Monique!!
    Vi sua postagem e corri pra indicar para uma amiga. Ontem conversamos sobre a culpa que assola as pessoas que querem não preencher as 24hs do dia com atividades. Parece que não fazer nada ficou para a hora de dormi :) A contemplação é necessária para o nosso equilíbrio mental.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Thank you for sharing. After entering the society from school, I will indeed feel very busy. I feel that it is very pleasant to have a quiet sleep or read a book slowly.
    4x4 lace closure wig

    ResponderExcluir
  8. Adorei a capa, adorei o tema do livro.
    Pra muitaaas pessoas não fazer nada é muito difícile gera culpa. Achei interessante isso de "... e não é navegar no Facebook, assistir à Netflix ou checar o seu e-mail. Você pode chamar essas coisas de nada, mas elas não são.” Muito bacana hehe!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Monique.
    Acho que até consigo fazer nada com o corpo, mas com a mente acredito que não hehe. Mas achei o livro interessante.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Achei diferente do que costumo ler, mas adorei a proposta.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Gostei da proposta do livro, mas tem que ter cuidado para não usar ele como argumento para procrastinar né? hahaha

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Parece ser um livro fabuloso!

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  13. Belo artigo e continue assim e seja feliz

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter