Skoob: Como Funcionam as Trocas

11 outubro 2018


Como vocês já devem ter reparado, faço muitas trocas no Skoob. Isso porque não fico com muito livro parado por aqui, gosto de trocar. Se você tem livros que já leu e não vai querer ler novamente, ou que não gostou da história, troque, não deixe eles parados na estante, porque trocando você vai dar oportunidade de outra pessoa que quer ler essa história, ler também, e você tem a oportunidade de trocar por uma história nova para ler.

Mas é claro que não vim só para falar isso. Meus seguidores do instagram, vendo que troco bastante e que sempre falo do Skoob, vieram me perguntar como funcionava as trocas, e decidi fazer esse post e esse vídeo para explicar um pouquinho. Espero que gostem do conteúdo.


Para quem não conhece, o Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil. Funciona como uma estante virtual, onde você pode não só colocar os livros que já leu, como aqueles que ainda deseja ler. Tudo de forma organizada para que você não se perca durante as leituras. E você ainda tem a vantagem de poder compartilhar suas opiniões com seus amigos, fazer trocas de livros, participar de sorteios, ganhar cortesias e muito mais.

Então como funcionam as trocas? Vou tentar explicar da forma mais fácil. No sistema de trocas existe 1 crédito e 2 créditos, onde depois que você tem esses créditos, você pode solicitar livros também. Você só pode solicitar trocas quando tiver créditos e só terá créditos quando primeiramente enviar um livro. Então, em primeiro lugar você tem que selecionar os livros que tem disponível para trocas e colocar como disponível para as pessoas solicitarem. Para fazer isso é só entrar na página do livro e clicar nas setas arredondadas que dizem troco (como na imagem ao lado).

Para quem nunca trocou antes, primeiramente precisa se tornar PLUS, que é o sistema de trocas do Skoob. Vá na aba explorar e escolha a opção Plus/Troca. Lá aparecerá uma janela para você atualizar seu perfil para Plus Amarelo. Todo usuário terá primeiro o perfil atualizado para Plus Amarelo, e terá que enviar livros para conseguir créditos e fazer suas próprias solicitações. Após ter enviado 2 (dois) livros, o seu perfil passará automaticamente para PLUS Azul.


Depois que você já tiver créditos (que podem ser comprados também se você não tem livros para disponibilizar neste momento), você pode solicitar uma troca. Para isso, primeiramente, você tem que colocar todos os seus livros desejados na aba de desejados, pois é em cima desses que o Skoob irá dizer quais livros tem disponível para você solicitar.

Na página de troca também é possível buscar o livro desejado, ver quantas cópias há disponíveis para troca, ver quais os usuários que desejam trocar e também quais suas qualificações por trocas anteriores. Depois de escolher qual o melhor perfil é só clicar no botão “solicitar” e esperar a resposta, esta deverá acontecer em até 3 (três) dias, caso o usuário não responda neste prazo, você poderá cancelar e fazer uma nova solicitação para um outro usuário.

Importante: 1. Antes de fazer a solicitação analise quais dos usuários possui a melhor qualificação, assim você garante as melhores trocas. 2. Depois que você postar o seu livro, volte ao SKOOB e confirme o envio no sistema de troca, desta forma o destinatário saberá que o livro já foi enviado. 3. Somente após a confirmação de recebimento do livro pelo destinatário, é que o remetente irá receber os créditos pedidos pelo envio. 4. Finalizando todo o processo da solicitação, não esqueça de avaliar o remetente ou destinatário da troca. Todos querem saber como foi a troca.

Não sei se ficou bem explicado. Espero que sim. No começo pode parecer meio confuso, mas não é. Se tiverem mais alguma dúvida é só comentarem que vou tentar responder todas. E para quem já tem Skoob e não é meu amigo ainda, é só clicar aqui e me adicionar por lá.

16 comentários

  1. Nunca usei o Skoob, mas achei a sua dica bem bacana!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Que legal, eu não sabia que isso era possível fazer.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Monique!
    Tbm troco bastante no skoob! E tbm n gosto de ter livros parados na estante XD
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, que dica bacana gostei muito.
    Beijos

    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
  5. Legal você fazer esse post tirando as dúvidas.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Oi Monique!! Eu já conhecia um pouco o sistema de trocas do Skoob, mas nunca usei, preciso começar a usar! Achei o seu post mega explicativo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Monique

    Eu já fiz algumas trocas lá e gostei muito, nunca tive nenhum problema. Só não troco mais porque não tenho livro para me desfazer no momento.

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  8. Olá, Monique.
    Eu nunca troco os livros porque geralmente o frete fica os olhos da cara. O correio aqui da minha cidade insiste em dizer que não existe Registro Módico. Então acabo doando mesmo. Mas acho bem bacana esse sistema do skoob, parece ser confiável.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Muito importante suas dicas!

    Passa lá no blog que tem resenha musical nova.

    Abraços,

    Jennifer.

    http://entrelinhasentrepautas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Hey Monique! Tudo bem?
    Eu já fiz trocas pelo skoob, mas não fooi pelo plus, e sim por troca de mensagens mesmo! Mas adorei a sua explicação, trocar as vezes é uma excelente opção mesmo!
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  11. Oiii Monique

    Uma pena que o frete para enviar alguns livros é caro demais, acho que se fosse mais em conta o sistema seria o maior sucesso. Eu acho bem bacana esse método do Skoob, de vez em quando aparece uns achados bem legais por lá, gostaria de usar com mais frequência mas por enquanto ando trocando alguns livros no sebo mesmo.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  12. obrigado querida :)

    não conhecia essa plataforma mas parece bem interessante :)

    NEW BRANDING POST | DECADES: CELEBRATION OF THE 60 YEARS OF HUSH PUPPIES.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  13. Que dica valiosa, Monique. Uma pena o frete ser caro para enviar alguns livros, mas essa troca é consciente e alivia muito o nosso bolso! Gosto muito de consumir e conhecer novas coisas dessa forma.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  14. Que legal isso de fazer troca de livros!!
    Assim dá pra ler cada vez mais sem ficar acumulando livros enquanto outra pessoa pode apreciar da boa história que você leu.
    Bem legal! :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. nossa, meu skoob ta super abandonado... esse recurso das trocas é super legal

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  16. Oláá Monique! Tudo bem?
    Eu sou doida para usar esse sistema de trocas! Recentemente aprendi, mas ainda preciso fazer uma seleção legal dos livros que vou disponibilizar lá e torcer para minha primeira troca :D
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter