Leitura: O Princípio 80/20

31 agosto 2015


Trabalhe menos, ganhe mais dinheiro e também, divirta-se mais. Essa é uma das promessas do livro “O Princípio 80/20 - Os segredos para conseguir mais com menos nos negócios e na vida”, de Richard Koch, Editora Gutenberg.



Sinopse: No século XIX, o economista italiano Vilfredo Pareto descobriu que havia um padrão na distribuição da riqueza mundial: 20% das pessoas tinham 80% do dinheiro e vice-versa, o que ficou conhecido como Lei de Pareto. No fim do século XX, o autor Richard Koch viu em suas pesquisas que o princípio 80/20 podia ser encontrado em quase todos os aspectos da vida moderna: em geral, 20% do que se faz produz 80% do resultado total (e 80% do que é feito pode não gerar tanto resultado). Neste clássico livro, lançado agora pela Editora Gutenberg em nova edição ampliada e atualizada, Koch ajuda a identificar quais são os 20% essenciais que vão criar os resultados significantes, para você obter mais de seu negócio e de sua própria vida, utilizando menos tempo, dinheiro, recursos e energia e conseguindo muito mais.





O livro trata de uma abordagem diferente sobre a conhecida Lei de Pareto, que afirma que 80% das consequências vêm de apenas 20% das causas. A lei tem este nome por causa de Vilfredo Pareto, um economista italiano que descobriu que 20% das pessoas do mundo detinham 80% do dinheiro em circulação.
Exemplificando alguns usos para esta teoria: 80% dos seus lucros vêm de 20% dos seus clientes, ou 20% do seu tempo é usado para resolver 80% dos problemas, etc. Na verdade, esta é uma premissa do livro: ele ensina como você pode identificar quais os 20% do seu trabalho que geram 80% dos resultados.
Para quem é empreendedor (ou faz algum tipo de trabalho “por fora”) é o tipo de leitura altamente recomendada, pois gera perguntas: quais os 20% de clientes para quem devo dar mais atenção? Quais os 80% de problemas que devo resolver? Como você pode obter 80% de retorno sobre investimento com 20% do seu dinheiro? Esta é uma das respostas que o livro apresenta.
Pessoalmente, quando comecei a ler pensei que o princípio simplesmente não se aplicava na prática, uma vez que, não importa o quanto você tente mudar os fatos: a razão será sempre 80/20. Porém, o autor apresenta algumas lições que realmente me pareceram bastante aplicáveis. Enfim: uma leitura bem interessante mesmo. Recomendo.

Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

9 comentários

  1. Eu não conhecia esse conceito até me deparar com um e-book (sobre html/css design) em que o autor falava com frequência desse método 80/20! Confesso que na hora nem dei muita atenção, mas agora lendo a sua resenha acho que dá para tirar bastante proveito desse método em diversas áreas da vida! Fiquei interessada pela leitura! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro, parece ser muito bom, adorei a dica de leitura!
    Beijoss <3
    www.universodasmulheres.com

    ResponderExcluir
  3. "Trabalhe menos, ganhe mais dinheiro e também, divirta-se mais." É tudo que eu mais quero na vida. Rsrsrs. A escolha desse livro foi simplesmente ótima. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Deve ser um livro muito interessante de economia.

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  5. Eu amo os livros da Gutenberg, sério! Não sei pq mas tenho vontade de ler todos! haha Minha editora preferida, s2
    Esse em especial já amei só pelo começo da resenha: "Trabalhe menos, ganhe mais dinheiro e também, divirta-se mais." Já querooo! rs Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nao conhecia essa tal Lei, e olha que conheço algumas. Mas parece ser interessante para quem quer saber mais sobre os negócios...

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua dica de livro! Ainda não tive a oportunidade de ler, mas parece ser interessante!
    Ah, curti a página do seu blog no facebook, se puder por favor, curtir a minha, te agradeço muitoooo!
    Beijos!
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha...deve ser bem bacana esse livro...ainda não tiver a oportunidade de ler..
    Dani Ramos
    www.donaengenhosa.com.br

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter