A Revolução dos Bichos em quadrinhos - George Orwell

14 janeiro 2019



Uma história que deveria ser lida e interpretada/discutida por todos, nem que fosse nesta versão mais resumida e em quadrinhos, que aliás, está linda! Vem conhecer comigo um pouquinho mais sobre essa edição ilustrada de A Revolução dos Bichos, publicado pela Editora Companhia das Letras.

Sinopse do Livro:

Odyr passou os últimos anos envolvido numa empreitada desafiadora: transformar em quadrinhos um dos maiores clássicos da literatura mundial, A revolução dos bichos. Em tinta acrílica, fazendo com que cada página se tornasse uma verdadeira obra de arte, Odyr deu forma à narrativa de George Orwell ― e a personagens antológicos como os porcos Napoleão e Bola-de-Neve. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945, essa breve narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Mas não só. Mais de sessenta anos depois, A revolução dos bichos se tornou uma alegoria universal sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão de grandes ideias e projetos de revolução política.


Eu sempre tive muita curiosidade em ler esta história. Tão comentada e indicada. Quando recebi essa HQ da Companhia das Letras (selo Quadrinhos na Cia) fiquei muito feliz, porque mesmo resumidamente, enfim leria.

Em linhas gerais, a história conta a vida de um grupo de animais de uma fazenda, que acreditam que estão sendo explorados pelo homem (dono do lugar), e decidem fazer uma rebelião para viverem por conta própria, sem serem escravizados pelos humanos. Quem toma a decisão de tudo isso é um porco ancião, que ao perceber que está no fim da vida, decide começar a Revolução dos Bichos.

Só que, quando o porco ancião morre, outros porcos mais novos decidem tomar o poder e serem os líderes dos outros animais. O problema que a medida que a história passa, os porcos que no começo lutavam por uma causa de todos, começam a se comportar diferente.


Contando assim até pode parecer uma história fantasiosa de animais e pessoas. Mas nem perto disso. Aqui temos uma fábula distópica que vai mostrar para o leitor (nas entrelinhas), muito sobre política, sobre liberdade, sobre promessas e toda essa parte que compõe a democracia. Os mecanismos do poder e o quanto somos manipulados. 

Acredito que a história, mesmo tendo sido publicada em 1945, é muito atual e pode ser aplicada como um conscientizador em vários setores da nossa vida, como sociedade, trabalho, sistema político, etc.

Me surpreendi muito com a edição que traz ilustrações feitas à mão. Fico imaginando o trabalho que deu para criar todas essas artes, e que muitas vezes nem valorizamos como deveríamos. O primor das ilustrações, com certeza deve ser valorizado e aplaudido. Sem contar na impressão muito bem feita com escolha do papel bom para as páginas e capa.

Ler esse livro foi com certeza uma experiência incrível que só me deixou com mais vontade de ler a obra na íntegra (livro de mais ou menos 100 páginas). Uma história que faz qualquer leitor pensar e se questionar sobre algumas coisas. E quando isso acontece, nosso intelecto aumenta. E eu adoro!


Sobre o autor:

George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, na Índia, onde seu pai trabalhava para o império britânico, e estudou em colégios tradicionais da Inglaterra. Jornalista, crítico e romancista, é um dos mais influentes escritores do século XX, famoso pela publicação dos romances A revolução dos bichos (1945) e 1984 (1949). Morreu de tuberculose em 1950.

Sobre o ilustrador:

Odyr nasceu em Pelotas, em 1967. É autor de dois livros como desenhista – Copacabana, com roteiro de Lobo, e Guadalupe, com roteiro de Angélica Freitas. Participou das coletâneas Irmãos Grimm em Quadrinhos, Dias Negros (Argentina) e MSP 50. Publicou quadrinhos e ilustrações na Folha de S. Paulo, O Globo, Le Monde Diplomatique Brasil, Público (Portugal) e nas revistas Vida Simples, Trip, entre outras.

Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

30 comentários

  1. Nossa que bacana
    ótimo para ensinar crianças
    Beijos
    www.yasminsodre.com

    ResponderExcluir
  2. Eu li A Revolução dos Bichos e entendi todas as metáforas e entrelinhas, mas em questão de entretenimento, confesso que não gostei do livro. Mas, nem por isso eu deixaria de conferir a história em HQ, só um pouco do que vc mostrou, já achei lindas as ilustrações em aquarela.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá! Esse livro é fantástico, as ilustrações são ótima!
    Adorei!
    bjs

    http://www.modaimagem.com.br/2019/01/dicas-para-quem-vai-comprar-um-anel-de.html

    ResponderExcluir
  4. Essa edição deve ser incrível. Fiquei com vontade de ler.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Eu não li o livro, mas parece ser uma abordagem legal com um viés diferente né, parece ser bem legal.

    ResponderExcluir
  6. Já li muitas resenhas positivas sobre esse livro, ainda não conheço, mas quero compra-lo! Adorei sua resenha.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. tai uma distopia que ja virou um classico que sempre quis mt ler, a tematica com certeza é incrivel e eu adorei conhecer essa versao em HQ tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Oi Monique!
    Eu tenho muita curiosidade em ler essa obra, realmente parece trazer temas bem importantes como política e liberdade. Espero ter a oportunidade de ler essa obra. Adorei as ilustrações e de fato é algo que não é muito valorizado, infelizmente.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  9. OI Monique
    Eu tentei ler o livro na íntegra e a leitura não fluiu, mas esta HQ está maravilhosa, fiquei com vontade de ler neste formato. Amei as ilustrações.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Monique,tudo bem?
    Que livro lindo! Que riqueza de detalhes,deve encher os olhos de ler uma coisa linda dessa.Já ouvi muito sobre esse livro,mas nunca peguei pra ler,vou anotar ele no meu skoob,adorei sua resenha.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
  11. Oi Monique, tudo bom?
    Me despertou uma certa curiosidade lendo sua resenha sobre o livro, deve ser uma experiência incrível <3

    Beijos!

    vitoriamartini.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Monique.
    Sempre vejo o povo elogiando esse livro, mas até agora não consegui ler ele. Essa HQ me interessou muito, mas dai vi o preço e quase cai de costas hehe. Mas assim que aparecer uma promoção pretendo comprar.


    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. É um clássico da literatura tem uma animação bem legal, é antiga decaa de 70 eu acho mas é muito boa

    Nesse site

    ResponderExcluir
  14. Oi
    eu adorei as ilustrações, que bom que recebeu e teve a chance de ler ele. Eu preciso tomar vergonha na cara e ler também, mas acabo deixando passar e não compro o livro; o pessoal sempre comenta que é uma história atual ainda mais pelo cenário da politica de hoje.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu amei muito o livro na íntegra, acho que você vai gostar também. É muito recente e nos faz refletir bastante. Quero muito esse quadrinho, está lindo demais! Tenho certeza que vale a pena.
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
  16. Olá Monique, tudo bem? =)

    Sempre tive vontade de ler e assim como você acho que vou dar chance a este quadrinho, que mesmo que seja menor ele mostra o essencial e acho muito bom que tenhamos uma perspectiva para compreender o nosso presente, sendo assim, pensar sobre este tempo em que as coisas estão muito loucas não é mesmo?

    Beijinhosss

    http://www.4youbooksmania.com

    ResponderExcluir
  17. Gostei tanto dessa adaptação que dei para o meu pai ler hahaha E olha que ele não é leitor XD

    ResponderExcluir
  18. Esse quadrinho pintado a mão ficou simplesmente incrível! Quero demais lê-lo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  19. Eu li esse livro , achei incrível a crítica dele , mesmo fantasiosa traz uma boa reflexão.

    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Monique! Esse livro tá na minha lista de desejados há um tempo, só leio ótimos comentários sobre ele, mas não conhecia essa versão ilustrada, deve ser muito boa de ler.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  21. Que vergonha, eu ainda não li esse livro :(
    Mas sei que é bem famoso e várias pessoas comentam.
    Achei MUITO legal esse autor trazer essa história em formato de quadrinhos, fica mais interessante ainda.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Monique, tudo bem?
    Eu to louca pra ler "A revolução dos bichos" já faz um boooom tempo!
    E adorei essa versão com quadrinhos, deixa a leitura bem fluída e didática né?
    Beijos
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=CQMHdUwn1Ec
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!!

    Eu li o livro na ultima bienal que teve e devo confessar que mesmo entendendo todas as metáforas e coisas escritas por fora das linhas, eu não gostei. A narrativa é longa e massante, não sei se leria a HQ por conta disso mas que ela é lindo eu não posso negar.
    ]
    Um minuto para o cosmo

    ResponderExcluir
  24. Oi
    Uma forma de "ler" uma leitura difícil
    Vivam esses animais.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Monique.
    As ilustrações são linda e realmente são pouco valorizadas.
    Gostei de saber sobre a edição.
    Bjus

    ResponderExcluir
  26. Oi Monique!
    Eu nunca li o livro, mas com certeza quero ler a HQ. Parece muito divertida e ta linda demais.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi Monique, td bem?
    Lindas as ilustrações!
    É um clássico q eu gostaria de ler tbm!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Esse livro li na época do meu ensino médio, mas quero muito reler agora! Certeza que será uma experiencia totalmente diferente...
    Essa edição é maravilhosa 😱

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter