Conversando com Mrs. Dalloway: A Inspiração por trás dos grandes livros de todos os tempos - Celia B. Johnson

15 junho 2018

Conversando com Mrs. Dalloway: A Inspiração por trás dos grandes livros de todos os tempos - Celia B. Johnson


As histórias da hora de dormir estão presentes em nossa vida desde muito tempo. E nessa edição maravilhosa da Casa da Palavra (Editora Leya) vamos descobrir qual foi a inspiração de todos esses autores/escritores de clássicos que tanto adoramos e apreciamos por várias gerações.

Sinopse do Livro:

As histórias por trás de 50 clássicos. O que inspirou e fez cada uma ganhar corpo e tornar-se um sucesso da literatura. Autores como J.R.R. Tolkien, Gabriel García Márquez e Lewis Carroll tiveram inspiração em frases aleatórias, lugares ou fatos corriqueiros para compor verdadeiras obras-primas.
Os clássicos da literatura universal tratam não só da crítica e pensamento da época em que foram escritos, mas da universalidade dos sentimentos humanos no decorrer do tempo, tornando-os imortais. Conhecer mais do processo criativo dos grandes escritores nos aproxima tanto dessas histórias como de nossas próprias vidas. Um livro para todos os fãs da boa e velha literatura.

Conversando com Mrs. Dalloway: A Inspiração por trás dos grandes livros de todos os tempos - Celia B. Johnson

Nesse livro vamos descobrir qual a inspiração que levou escritores que hoje são tão famosos, e histórias tão conhecidas à serem escritas. Um livro que reúne as melhores ideias da literatura mundial. E a origem delas. Podemos dizer que é um guia de introdução, para quem quiser ler uma boa literatura, e que pode ser usado até como marcação de futuras leituras (quero dizer, você pode colocar meta para ler os livros citados).

Alguns escritores tiveram a ideia em conversas com os filhos, outros na prisão, outros em cima de outras histórias que gostavam. O livro é dividido em seis partes. A primeira delas é UMA FAÍSCA INESPERADA, onde a escritora irá nos apresentar obras que foram escritas durante tarefas corriqueiras, "surgiram do nada" como alguns falariam. Nesta seção do livro temos obras muito conhecidas como A Volta ao Mundo em 80 dias, O Hobbit, Cem anos de Solidão, Nárnia, etc.

Júlio Verne, por exemplo, teve a ideia de sua história quando viu um anúncio de uma viagem em uma das colunas de um jornal. Tolkien teve a inspiração de seus queridos Hobbits quando estava corrigindo trabalhos da faculdade. C. S. Lewis sonhou quando tinha 16 anos, com um fauno na neve, cortês carregando um guarda-chuva. Ele nem imaginava que aos 40 anos escreveria a história tão conhecida de Nárnia. Uma curiosidade sobre a obra é que, depois que ele escreveu a história, mostrou para Tolkien, que era seu colega em uma turma de leitura, e Tolkien falou que a história não faria sucesso kkk.

Outra seção do livro se chama DURANTE A NARRATIVA, onde apresenta autores que contavam histórias que vinham da cabeça deles, narravam sem pretensão, e decidiram colocar elas no papel um dia. Uma muito conhecida por todos é Alice no País das Maravilhas, que Lewis Carroll estava inventando para entreter as irmãs Liddell em um passeio, e a pequena Alice pediu para ele escrever em um manuscrito para ela ter a história. Também aqui temos Frankenstein, A história de Pedro Coelho, O mágico de Oz, entre outros.

Conversando com Mrs. Dalloway: A Inspiração por trás dos grandes livros de todos os tempos - Celia B. Johnson

A terceira seção do livro chama-se AGARRE-ME SE PUDER, e traz histórias que foram inspiradas em personagens reais, ou características físicas deles, ou muitas vezes personalidades. Encontramos aqui Orgulho e Preconceito, Sherlock Holmes, Peter Pan, entre outros. Na quarta seção intitulada FORA DA LEI encontramos autores que escreveram suas histórias enquanto estavam presos, ou após saírem da prisão. Encontramos aqui Dom Quixote, O Conde de Monte Cristo, O Sol é para Todos, entre outros.

Nas duas últimas partes temos A GRANDE BUSCA e COM A MÃO NA MASSA. O primeiro traz autores que estavam em busca de emoção ou tirando férias, e constataram que as grandes ideias eram encontradas longe de casa. Aqui temos histórias como O Pequeno Príncipe, Moby Dick, A Montanha Mágica, entre outros. No último temos histórias que foram imaginadas durante o trabalho do autor, por mais variado que fosse, como por exemplo, detetive, médico, etc. Aqui encontramos histórias como Anne de Green Gables, O Fantasma da Ópera, E O Vento Levou, etc.

Gostei muito da leitura desse livro, que em poucas palavras, traz muitas curiosidades sobre como foram escritas as histórias que tanto gostamos. E o quanto muitos dos escritores foram guerreiros e não desistiram de publicar suas obras, ou quanto outros pelo simples acaso, conseguiram escrever obras primas. A edição é muito bonita. Com certeza recomendo muito a leitura.

Conversando com Mrs. Dalloway: A Inspiração por trás dos grandes livros de todos os tempos - Celia B. Johnson


Sobre a autora:

Celia Blue Johnson começou sua carreira de publicação como uma editora de livros da Random House e Grand Central Publishing. Ela entrevistou vários escritores best-seller e premiado para a revista Slice. Celia é a editora de duas antologias de poesia, “100 Great Poems for Girls” e” 100 Poems to Lift Your Spirits”. Seu último livro, “Conversando com Mrs. Dalloway”, oferece histórias sobre a inspiração por trás de grandes obras da literatura. Ela está atualmente trabalhando em outro livro sobre escritores famosos e suas técnicas de escrita peculiares. Celia cresceu em Melbourne, Austrália. Ela agora vive em Brooklyn, Nova York, com o marido e a filha.

................................................................
Editora: Casa da Palavra (Leya)
Autora: Celia B. Johnson
256 Páginas

COMPRE O LIVRO NA AMAZON CLICANDO AQUI
................................................................

17 comentários

  1. Parece ser um livro muito interessante, fiquei curiosa :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Já fiquei desejando muito este livro, adoro conhecer como os autores tiveram as inspirações para escrever, parece ser interessante.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie,

    Não conhecia o livro, mas gostei devido a fato de conhecermos mais as inspirações que os autores tiveram para escrever suas histórias.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha. Não conheço o livro, mas fiquei curiosa para ler.

    Bjs,
    Le Café Rouge

    ResponderExcluir
  5. Oi Monque! Que bacana esse livro! Com certeza é para os amantes literários e para os curiosos tb. Adorei a proposta!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Monique!
    Achei a ideia do livro muito legal. Gosto de saber essas curiosidades sobre como histórias tão conhecidas foram criadas e de onde saíram as ideias. Não sei se leria, mas achei ele muito bonito!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  7. Que livro fantástico! Fiquei curiosa para ler... Adoro saber dessas coisinhas de bastidores/inspirações e criação, etc, faz com que eu me sinta mais próxima dos autores =D
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  8. Vir aqui me fez querer compartilhar que, por falta de tempo para ler, estou investindo em audiobooks. Tem sido interessante! Já leu "uma vida com propósitos"?

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Monique

    Que interessante! Eu particularmente adoro saber quais são as inspirações dos autores para escrever suas histórias. Parece ser uma ótima leitura!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Monique.
    Eu prefiro ler ficção. Mas como não querer esse livro? Ainda mais por ser as histórias que amamos. Nem sabia da existência dele, mas já vou adicionar na lista de desejados.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Fiquei interessado pela leitura. Parece ser muito interessante.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Parece ser bom!
    Beijão

    http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Tá vendo se ele acredita na opinião do colega...
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  14. Gosto tanto de livros clássicos, principalmente de histórias infantis. Amei a dica, ainda não tinha visto!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  15. nossa, super interessante esse livro! eu li mrs daloway ha uns anos atras e super achei esse livro bem interessante

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  16. Oi Monique, tudo bem?
    Nem li e já amei hahahah, adoro essas curiosidades, acho que ia gostar muito desse livro!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter