O 14º Peixinho Dourado: Acredite no Possível - Jennifer L. Holm

16 abril 2018

O 14º Peixinho Dourado: Acredite no Possível - Jennifer L. Holm

O 14º Peixinho Dourado é o lançamento infantojuvenil da Editora Rocco que vai desafiar você a pensar o que é possível e o que não é, ou o que é bom não ser tão possível assim. O que é ciência e o quanto ela está presente em nossa vida. E quando temos que dar o próximo passo para o próximo começo feliz.

Sinopse do Livro:

Autora bestseller do The New York Times, três vezes ganhadora da menção Newbery Honor, concedida a escritores indicados à prestigiada Newbery Medal, honraria máxima da literatura infantojuvenil nos Estados Unidos, Jennifer L. Holm explora questões fascinantes da ciência de forma leve e bem-humorada em O 14º peixinho dourado, sua estreia no selo Rocco Jovens Leitores. O livro conta a história de Ellie, uma garota que, aos 11 anos, ao perder seu peixe Douradinho, descobre que ele, na verdade, não era o mesmo que ganhou na pré-escola, mas sim o 13º exemplar da mesma espécie, substituído pela mãe sempre que o anterior morria. Daí pra frente, Ellie decide que prefere ter um cachorro. E enquanto aprende a lidar com questões como velhice e morte, conhece um menino mandão e mal-humorado que se parece muito com o avô de Ellie, um cientista obcecado pela ideia de imortalidade. Será que o vovô Melvin teria finalmente descoberto o segredo para a juventude eterna?

O 14º Peixinho Dourado: Acredite no Possível - Jennifer L. Holm

Ellie está desiludida desde que descobriu que seu peixinho dourado - que ela ganhou da professora para aprender sobre o ciclo de vida-, que aparentemente tinha vivido mais de dois anos, na verdade foram vários peixes substituídos por sua mãe sempre que morriam, para que ela não ficasse triste.

"Sou uma água-viva brilhando no mar escuro, iluminada e brilhante, apenas esperando para ser descoberta."
Nossa protagonista é uma menina divertida de apenas 11 anos que está sentindo as transformações da idade ao seu redor. A escola já não é mais a mesma. Sua melhor amiga agora entrou para o time de vôlei, enquanto ela nem sabe bem o que gosta. Seus pais são artistas - uma professora de teatro e um ator em turnê -, mas ela não gosta de palco. A única coisa que ela sabe é que gosta de quebra-cabeças complexos.

"A maioria das pessoas simplesmente desiste diante dos obstáculos do dia a dia. Os cientistas falham, e falham novamente, e mais uma vez. Pode acontecer de falharem durante toda a vida. Mas nós não desistimos, porque queremos resolver o quebra-cabeça."
Quando um menino mandão e rabugento que aparenta ter uns 14 anos, mas se veste como um velho, chega em sua porta, ela fica desconfiada. Ele parece ter um olhar conhecido, mas a única coisa que reconhece naquele menino estranho é um anel que pertence ao seu avô cientista, Melvin Sagarsky de mais de 70 anos. O seu avô agora era um adolescente?

Dedicado à pesquisa sobre as propriedades regenerativas da água-viva, Melvin acaba por regenerar a si mesmo utilizando o composto que criou a partir de uma espécie recém-descoberta do animal. Ele vai descobrir além de outras coisas, que voltar a ter espinhas como um adolescente não é assim tão legal (hehehe).

O 14º Peixinho Dourado: Acredite no Possível - Jennifer L. Holm

"...ninguém compreende a vida enquanto está vivo. Entendo o que ela quer dizer: a vida é preciosa e não percebemos isso a tempo. Mas talvez a vida seja preciosa justamente porque não dura para sempre. É como uma ida ao parque de diversões. Na primeira vez, a montanha-russa é muito empolgante. Mas seria tão divertida se você fosse mais uma vez, e outra, e depois de novo?"
Em uma história divertida e que vai ensinar muito para as crianças, sobre ciência - citando Newton, Galileu, Oppenheimer, entre outros -, e sobre o que pode ser evolução boa ou não neste campo. Vai fazer o leitor se questionar sobre o que é possível, sobre a evolução da vida e sobre acreditar. A edição é simples mas muito bonita, como é costume nos livros infanto da Rocco. Uma história rápida e linda, que irá além de divertir o leitor, ensinar sobre a vida, sobre o que é crescer, amadurecer e envelhecer. Com certeza recomendo!

Sobre a autora:

Jennifer L. Holm cresceu em uma família de médicos. Seu pai era pediatra e sua mãe, enfermeira pediátrica. Ela cresceu ouvindo o pai discursar sobre as maravilhas dos antibióticos e como a ciência poderia mudar o mundo. Hoje, Jennifer é autora bestseller do The New York Times. Já recebeu três Newbery Honors e colaborou com seu irmão, Matthew Holm, em duas séries de HQ, a premiada Babymouse e a bestseller Squish. Ela vive na Califórnia com o marido e os dois filhos.

................................................................
Editora: Rocco
Autora: Jennifer L. Holm
192 Páginas
................................................................

11 comentários

  1. Oi Mô, parece que o livro ensina ciência de maneira bem didática, gostei a premissa e a edição está lindíssima!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Que dica fofinha!
    Achei a dica muito interessante <3

    Beijos
    barbfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha e a apresentação do livro, achei a história bem leve e curiosa!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Meninaaa tava lendo aki a sinopse e tu não sabe.
    Tem uma cliente que foi na loja que trabalho. A criatura tinha 67 anos. SESSENTA E SETEEEEE mas a cara era de QUARENTA E DOIIIISSS.
    Claro q peguei contato neh, zap e tudo mais pq fiquei chocada! E ela trabalha com rejuvenecimento molecurar. Ai to lendo aki e lembrei hahahahaha e ela ainda trabalha via ZAP!
    PASSADA AKI rs
    [Bjos

    https://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. É incrível como histórias infantis conseguem nos conquistar tantp né? por vezes tiramos mais proveito da história do que as crianças, público alvo hahaha

    ResponderExcluir
  6. Apesar de não ser fã de leituras do gênero, esse livro parece super bacana!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?! Eu gosto desse tipo de livro, principalmente porque dá pra aprender bastante coisa enquanto lemos. Fiquei um pouco triste pela história do peixinho que era substituído :( Mas enfim... Não sei porque, mas esse livro me lembrou um pouco de 'O mundo de Sofia' e também 'Jeremy Fink e o sentido da vida'.

    Beijão
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Monique!
    Eu sou vidrado nas edições infantis da Rocco <3 Sao tão legais e eles tem um catalogo tão amplo e interessante.
    Adorei saber que a obra cita teorias da física para os pequenos. Ja fiquei curioso e já vou atrás pra tentar ler. Me ajuda muito livros desse jeito para trabalhar na escola.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Achei a história do livro bem fofinha.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. Oi, Monique!
    Amei a capa dele e parece ter uma diagramação muito fofinha <3
    Achei a premissa interessante e espero ter a oportunidade de ler. Fiquei bem curiosa para saber o que acontece com os personagens.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter