A Parte que Falta - Shel Silverstein

06 abril 2018


O ser humano está sempre insatisfeito, sempre existe algo que falta, seja dinheiro, amigos, sucesso, negócios, viagens, felicidades, etc. Estamos sempre atrás desse complemento. No livro A Parte que Falta da Editora Companhia das Letrinhas, vamos ver isso em um livrinho bem infantil, mas que merece ser lido por todos.Com poucas palavras esse livro consegue transformar o leitor que se depara com essa história (tenho certeza). A editora já está em pré-venda da continuação (lançamento dia 13/04/2018), então já vale a pena adquirir os dois juntos.

Sinopse do Livro:

O protagonista desta história é um ser circular que visivelmente não está completo: falta-lhe uma parte. E ele acredita que existe pelo mundo uma forma que vai completá-lo perfeitamente e que, quando estiver completo, vai se sentir feliz de vez. Então ele parte animado em uma jornada em busca de sua parte que falta. Mas, ao explorar o mundo, talvez perceba que a verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de nós mesmos. Neste livro, leitores de todas as idades vão se deparar com questionamentos sobre o que é o amor e quanto dependemos de um relacionamento ou parceira para nos sentirmos plenamente felizes.



Nosso protagonista é uma bola, um círculo, mas que não é completo, falta uma parte, que analisamos como o formato da boca (completando ali, ele vira um círculo completo). Ele sai em uma jornada muito alegre e confiante em busca de uma parte que falta nele e que o deixaria mais feliz. Nessa jornada ele encontra novos amigos, participa de grandes aventuras, descobre coisas maravilhosas da vida como uma simples borboleta, corre, cai em buracos, descansa e aprecia a jornada. Experimenta inúmeras partes que podem ser a sua, mas algumas são grandes demais; outras, pontudas demais, mas também encontra a parte que faltava. Mas esse não é o fim.

É comum termos questionamentos sobre muitas coisas que faltam em nossa vida, ... ahh se eu tivesse isso ou aquilo eu seria mais feliz, etc. Essa simples bolinha vai nos mostrar que não precisamos de uma outra parte para ser feliz. Que cada parte/pessoa é completa por si só, e que a “viagem” é muito mais prazerosa do que no fim o que achávamos que estávamos procurando. A edição apesar de ter ilustrações muito simples e poucas palavras, é linda, em capa dura e com páginas brancas.

Publicado originalmente nos Estados Unidos, em 1976, o livro integra a obra infantil do autor que detestava finais felizes, seguindo os passos de seu grande sucesso, A árvore generosa (1964). Uma história que faz crianças e adultos refletirem não só sobre relacionamentos e atitudes de descontentamento. Mas serve para nos mostrar que devemos nos aceitar como somos, que assim somos tão completos como deveríamos ser. Um livro para crianças, que com certeza todo adulto deveria ler e ter em sua cabeceira.


Sobre o autor:

Sheldon Allain Silverstein nasceu em 1930, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Em 1961, estreou com o romance Uncle Shelby’s ABZ Book, que despertou a curiosidade de um editor de livros infantis. Dois anos depois, Silverstein lançaria sua primeira publicação para crianças, Leocádio, o leão que mandava bala. Desde então, não parou de escrever. Muitos de seus livros foram traduzidos em dezenas de países.

................................................................
Editora: Companhia das Letrinhas
Autor: Shel Silverstein
Assunto: infantil
Páginas: 112
Compre o livro na Amazon clicando aqui

Avaliação da Leitura:  

................................................................

19 comentários

  1. Que livro lindo, ainda não li mas já anotei a dica :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não li ainda, parece ser lindo!!

    http://vinteepoucos.org/

    ResponderExcluir
  3. Depois que vi o vídeo da Jout Jout sobre esse livro eu perdi completamente o interesse em compra-lo e ter meu exemplar, já que ela mostrou o livro inteiro no vídeo. Mas, sem dúvida é uma leitura simples, porém, absurdamente cheia de significado <3
    Ah, e eu achei que o livro era novo, não sabia que o autor já tinha uma gama de outras obras, seu post me foi informativo.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Monique!
    Eu achei muito lindo esse livro. Cheguei a conhecer ele pelo livro da Jout Jout e ta meus desejados desde então. Eu to louco pra ler *-* Tem uma mensagem tão bonita.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ain meu coração! Eu tô simplesmente apaixonada por esse livro, vi um vídeo da Jout Jout falando sobre ele e desde então quero comprar um pra mim! Me identifiquei na hora!
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  6. Olá Monique
    Não sei se como eu você conheceu esse livro através do video da JoutJout, e desde então quero ter esse livro em mãos para sempre ler quando eu achar que está faltando algo na qual eu não preciso, amei sua resenha,beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. OI Monique!! Estou esperando ansiosamente minha edição chegar! Doida pra conferir essa obra, mas pela resenha já deu pra perceber que vou adorar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, Monique!
    Lendo sua resenha, fiquei com a impressão de que esse pode ser o novo Pequeno Príncipe. Aquele livro que pessoas de todas as idades podem ler, e em cada idade a interpretação é diferente.
    Vi vários comentários sobre ele e está na minha lista com certeza!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de leituras simples, mas que são repletas de significado. Ainda não conhecia esse livro! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Monique

    Eu vi o vídeo da Jout Jout e achei o livro lindo, com uma mensagem sensível e dolorosa. Eu quero um exemplar pra mim porque ele realmente me tocou!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Monique.
    Conheci esse livro no youtube e amei a história. É um verdadeiro tapa na cara de todos nós. Parece um livor infantil, mas é muito mais que isso.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oiii Monique

    Ah que fofurinha de livro, nem conhecia e chei super interessante e doce. Adorei.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Eu conheci o livro depois que vi um vídeo da Jout Jout. Ele tem uma mensagem muito bonita. Só não sabia que era um livro antigo e para crianças.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  14. Oi sua linda, tudo bem?
    Quando a Jout Jout gravou um vídeo sobre esse livro eu me acabei de chorar HUDAHU, até fiquei de procurar ele depois pra "reler" hahaha, e agora com o seu post minha vontade voltou! Vou procurar <3
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=Lg6m-XPyLDI

    ResponderExcluir
  15. Eu chorei, eu ri, eu me emocionei e eu fiquei dias reflexiva depois que vi o vídeo da Jout Jout sobre esse livro.
    Muito bom!!!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi
    não conhecia o livro, a história parece trazer uma boa reflexão, mas confesso que ao ler a resenha não chamou muito minha atenção, quem sabe se eu ler mais resenhas eu me interesse.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Monique, tudo bem?
    Só conheci esse livro por causa da Jout Jout, mas acredita que nem vi o vídeo ainda? Totalmente por fora desse ~boom da internet hahaha :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  18. Oi! Conheci o livro através da JoutJout. Desde então, estou louca pra ter o meu. Não sabia que ele já estava por aí a tanto tempo assim e não consigo acreditar que ele não fazia mais sucesso antes!

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Monique! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas por ser infantil e tratar um tema tão importante, eu o leria sim.
    Desculpe a demora em responder seu comentário.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter