21 março 2018

As Perguntas que não quero Fazer - Kate de Goldi

As Perguntas que não quero Fazer - Kate de Goldi


Uma criança precisa apenas brincar e estudar. Se divertir e aproveitar esse momento tão mágico da vida. Mas às vezes a inocência de uma criança é tirada cedo de mais, e as responsabilidades chegam. Vamos nos emocionar com a história de Frankie e sua família, e descobrir o quanto uma criança pode, com sua simplicidade, mudar as coisas. Essa é uma publicação da Editora Fundamento que vai ensinar muito à seus leitores.

Sinopse do livro:

Frankie Parsons é um garoto inteligente, talentoso e faz listas para manter tudo sobre controle. No entanto, ele sente que alguma coisa está errada. Sua mente é inquieta e cheia de preocupações, seja com a ração da gata ou com as pilhas do detector de fumaça. Só quem compreende sua ansiedade e responde às suas perguntas é a mãe, uma mulher que há nove anos não sai de casa. E o mais estranho é que ninguém conversa sobre o motivo de ela viver como um pássaro engaiolado. Mas a rotina de Frankie começa a mudar quando a confiante Sydney muda para a escola dele e invade o seu mundo com um jeito despreocupado e uma curiosidade irritante. E é assim que Frankie, com a ajuda de sua implicante irmã, de Sydney e de Gigs, seu leal amigo, tentará desvendar segredos guardados a sete chaves e descobrir as recompensas de falar em voz alta o que antes estava calado. “As Perguntas Que Não Quero Fazer” foi vencedor do prêmio Livro do Ano na categoria Jovem Adulto na Nova Zelândia. Neste livro, a autora Kate De Goldi trata com sensibilidade e uma pitada de humor inteligente as preocupações da juventude, as relações familiares, as amizades e a necessidade de mudar para amadurecer.

As Perguntas que não quero Fazer - Kate de Goldi

Frankie é um menino muito inteligente que encara as responsabilidades desde muito novo. Sua mãe trabalha em casa fazendo bolos. Ela não sai de casa à nove anos, e a irmã dele que mora junto na casa, mesmo sendo mais velha, não ajuda em nada. O menino faz as compras do supermercado, verifica o correio, vai a escola e se vira para arranjar o dinheiro para o lanche e transporte, etc. Muitas vezes nem tem muito dinheiro em casa, mas ele é "salvo" pelo amigo Gigs, que sempre empresta quando necessário.

Gigs e Frankie são muito amigos e vivem em seus mundos particulares. Eles não são de andar com outras pessoas, são mais reservados, inteligentes e metódicos, principalmente Frankie que adora fazer listas. Ele também tem um problema com doenças. Fica sempre pensando coisas absurdas que poderiam acontecer em sua vida se pegasse alguma doença. Me lembrou até um pouquinho da Aza do livro Tartarugas até lá Embaixo.

As Perguntas que não quero Fazer - Kate de Goldi

Tudo começa a mudar quando Sydney se muda para a escola dos dois, e já no primeiro dia, começa a conversar com eles no ônibus, e faz uma amizade com Frankie. Ao contrário dele, Sydney é super curiosa e conversa muito, sem filtro (como qualquer criança afinal). Ela quer saber de tudo, não tem medo e nem vergonha de perguntar, e isso de começo vai começar a incomodar Frankie, que não quer falar sobre os problemas dele e da família.

Uma história rapidinha, sem altos e baixos, mas que nos emociona e nos faz questionar sobre coisas que acontecem ao longo da história, e na nossa própria vida. Em algumas partes a história fica um pouco cansativa por causa de seus capítulos longos, mas talvez esse livro tenha mesmo que ser lido aos poucos, para ser absorvido por inteiro.

Intercalado em alguns parágrafos, com uma fonte diferente, conseguimos acompanhar conversas do Frankie com sua mãe, e que nos fazem pensar sobre o conceito de solidão, e responsabilidades que uma criança não deveria ter na idade que ela deveria estar brincando e estudando apenas. Os capítulos são separados por dias, o que dá a impressão de um diário, apesar de não ter alguém escrevendo. A história é muito linda e com certeza vale a pena ser conhecida. 

As Perguntas que não quero Fazer - Kate de Goldi

Sobre a edição: 

A edição é bonita e a diagramação é boa. Tem pequenas ilustrações de passarinho nas páginas. A fonte tem um tamanho bom e as páginas são amareladas.

Sobre a autora: 

Autora best-seller de contos e de livros de ficção juvenil, Kate De Goldi recebeu inúmeros prêmios e menções honrosas, incluindo o American Express, o Katherine Mansfield Memorial, o Livro do Ano do New Zealand Post (em duas ocasiões) e o Young Adult, do mesmo jornal, entre outros. As perguntas que não quero fazer é seu romance mais famoso e ganhou os prêmios de melhor livro do ano e melhor livro juvenil na edição de 2009 do New Zealand Post Children and Young Adult Book Awards e foi finalista na categoria ficção do Montana NZ Book Awards, do LIANZA Children's Book Awards e do Nielson BookData NZ Booksellers' Choice Award. Kate também é conhecida pelas resenhas de livros que faz no rádio e na televisão. Atualmente, ela mora em Wellington, na Nova Zelândia.

................................................................
Editora: Fundamento
Autora: Kate de Goldi
Assunto: Ficção InfantoJuvenil
Páginas: 232
Compre o livro: Amazon


Avaliação da Leitura:  

................................................................ 

19 comentários:

Oi Monique,tudo bem?
Sempre adoro as suas resenhas,fico instigada a ler mais,quando passo por aqui.
Bj.♥
https://blogcarolarruda.blogspot.com.br/2018/03/clipe-musical-sentenca-di-ferrero.html
@blogcarolarruda
Apesar de juvenil, gostei do livro! Parece bem bacana!

Beijo!
Cores do Vício
Uma coisa que eu não gosto em um livro são os capítulos longos, não gosto nda de cansativo!
Mas parece uma história agradável.
Beijinhos ❤
Blog Ale Canofre
YouTube
Já me identifiquei com o trecho "sua mente é inquieta e cheia de preocupações, seja com a ração da gata ou com as pilhas do detector de fumaça."
Achei legal o título, curti :)

https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Esse livro me pareceu tão gostosinho de ler!
Adorei a resenha!

Beijos

http://www.algumasobservacoes.com
Parece ser uma leitura interessante, apesar de ser juvenil e eu não ter o costume de ler esse gênero.

Beijos,
Pri
www.vintagepri.com.br
Resenha maravilhosa, fiquei encantada com a apresentação desse livro!

www.kailagarcia.com
Oi, Monique! Gostei muito da resenha e acho que o livro pode nos trazer boas reflexões! Curti a dica! ;)

beijos!!!

https://ludantasmusica.blogspot.com.br
Gostei de conhecer o livro e a diagramação é a coisa mais linda aaaa :O

Beijos
Próxima Primavera
Oi!!!
Esse livro parece ser muito fofo!!! Gostei muito da resenha. ou procurar pra ler. ^^
Beijo

Canastra Literária
Conhecendo esse livro agora pela sua resenha. Amei as fotinhos, ficaram lindas e captam toda delicadeza do livro <3
Bjs
https://eternamente-princesa.blogspot.com.br
Ai, que amor. Amei! Já vou anotar aqui no bloco de notas do celular pra procurar quando for na livraria. Quero ler!!

www.mayaravieira.com.br
Que história emocionante, adorei conhecer este livro. Ótima resenha ❤
www.blogsereiando.com
Uma história que pode ajudar a compreender os jovens de hoje...
xoxo

marisasclosetblog.com
Uma história e tanto.
Bom final de semana!

Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram

Até mais, Emerson Garcia
Olá, Monique.
O livro me pareceu ser ótimo. Eu gosto muito de livros com crianças e acho que esse vai ser mais um que vou gostar.

Prefácio
Parece um livro interessante. Fiquei curiosa pra saber porque a mãe não sai de casa.
Bjus!

galerafashion.com
Fiquei com vontade de ler.

Tem sorteio novo la no blog, te convido a participar! http://www.cobaiaamiga.com/2018/03/resumo-da-semana-sorteio-makes.html

Postar um comentário

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter