Dica de Livro: Turma da Mônica Jovem - Uma Viagem Inesperada

01 novembro 2017

Turma da Mônica Jovem - Uma Viagem Inesperada

Quem nunca leu pelo menos um quadrinho da Turma da Mônica? Todos nós já tivemos algum contato com esses personagens que fizeram parte da nossa infância, e que agora estão crescendo junto com a gente. Por isso, quando lançou esse livro da Editora Nemo em parceria com Mauricio de Sousa Produções, eu fiquei super empolgada para ler. Aqui iremos acompanhar viagens inusitadas da Mônica, Marina, Magali e Denise, através de quatro contos, um de cada personagem, e cada um escrito por uma autora diferente.

Sinopse do livro:

As personagens da Turma da Mônica Jovem estão reunidas, pela primeira vez, em um livro de contos. Mônica, Magali, Denise e Marina embarcam em aventuras inéditas, cada uma com um destino especial. Mônica parte rumo à Coreia do Sul, em uma tour inesquecível, repleta de k-pop, cores e aventuras. Magali tem seus planos virados de cabeça para baixo e acaba em Paraty, onde gastronomia e novas amizades se misturam. Marina desenvolve um novo lado artístico em Londres – com direito a chá, saudades, encontros e desencontros. E Denise, por ter se metido numa encrenca, é mandada de castigo para um acampamento na Serra Catarinense. Prepare as suas malas e acompanhe as garotas em viagens pelo Brasil e o mundo, com romances, confusões e aventuras!

Turma da Mônica Jovem - Uma Viagem Inesperada

No primeiro conto escrito pela Babi Dewet vamos fazer uma viagem com a Mônica para a Coreia do Sul. Após nossa querida personagem perder uma aposta para o Cebola, ela se inscreve em um sorteio da rádio e acaba ganhando a viagem junto com outra menina. Incrível como os detalhes da cidade e da cultura, a Babi conseguiu descrever muito bem (pelo menos eu acredito nisso, já que não conheço ainda a Coreia kkk). Os detalhes são ricos e nos deixam com vontade de visitar o lugar também. Sem contar que a personalidade da personagem é inconfundível e é muito bem transmitido.

No segundo conto, escrito pela Carol Christo, vamos nos aventurar pela viagem inesperada da Magali e toda a sua fama de comilona. Após ter planejado as férias perfeitas com seu namorado, tudo se desfaz quando sua tia que mora em Paraty fica doente. A nossa querida personagem e sua família viajam para dar suporte para essa tia, e aproveitam para passear por essa cidade encantadora. No começo a Magali vai meio "emburrada" para a viagem, não aproveita muito a cidade de Paraty. Mas aos poucos ela percebe que é bom "se soltar" e não é ruim aproveitar a viagem mesmo estando longe do namorado e dos amigos.

"Viajar é maravilhoso, mas voltar para casa é tão bom que deveria existir uma palavra no dicionário só pra descrever esse sentimento."
Turma da Mônica Jovem - Uma Viagem Inesperada

A Marina, em seu conto escrito pela Melina Souza, irá transmitir todos aqueles nossos medos quando viajamos para um lugar novo, em estudo ou para passeio, onde existe uma outra cultura e uma outra língua. Nossa personagem ganha uma viagem de presente para fazer um curso de fotografia em Londres. Apesar de não ser um curso tão desejado, já que ela queria o de desenho mas era muito caro, Marina está super empolgada para sua primeira viagem internacional. Além da história nos descrever pontos turísticos que encontramos por lá, também vai mostrar que não é tão difícil fazer amizades em qualquer lugar do mundo.

No último conto escrito pela Pam Gonçalves, a Denise irá se aventurar, por causa de um castigo, pelo seu pior pesadelo: Passar uns dias em um hotel fazenda na Serra Catarinense, onde não pega nadinha de internet. Um lugar onde as vezes as luzes falham e o celular não funciona, parece o inicio de um grande desastre, principalmente quando tudo começa a dar errado. Será que essas férias serão um caos? Leiam o livro para saber.

"Porque é isso que viagens fazem com as pessoas, né? A gente amadurece , entra em contato com nosso eu interior."
Eu gostei muito de todos os contos. São divertidos, leves e trouxeram de volta toda a nostalgia das personagens da infância (pelo menos para mim que não acompanho os gibis da Turma da Mônica Jovem). As autoras escrevem muito bem e de uma forma que a gente nem vê o tempo passar. Fica um gostinho de quero mais.

Turma da Mônica Jovem - Uma Viagem Inesperada

Sobre a edição:

A edição está linda. Com algumas ilustrações ao longo dos contos, diagramação ótima e páginas amareladas. A capa também está linda.

Sobre as autoras:

Babi Dewet é autora e sempre fez da música o tema principal em suas histórias. Já lançou os livros trilogia Sábado à Noite (Generale), as coletâneas K-Pop – Manual de sobrevivência – Tudo o que você precisa saber sobre a cultura pop coreana (Gutenberg) e Um Ano Inesquecível (Gutenberg), e a série Cidade da Música (Gutenberg). Além de apresentadora do programa Ponto Kpop na PlayTV, ela trabalha também em eventos de cultura pop e é a responsável pelo canal do Dramafever, portal de dramas coreanos, e comanda o seu próprio no YouTube sobre K-Pop.

Carol Christo é apaixonada por games, quadrinhos, cinema e basicamente tudo que envolva cultura pop. É formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Roteiro para Cinema e TV. Vive em Belo Horizonte e trabalha atualmente como editora-assistente no mercado editorial. Em 2016 lançou o livro O último mestre Pokémon (Nemo), publicado em 7 países.

Pam Gonçalves é formada em Publicidade e Propaganda. Desde 2009, produz conteúdo sobre cultura pop para internet com foco em literatura para jovens. Criadora e editora por cinco anos do blog Garota it , atualmente se dedica exclusivamente ao seu canal no YouTube, com mais de 200 mil inscritos. Em 2016, lançou o livro Boa Noite (Galera Record).

Melina Souza é formada em Psicologia. Também é editora do blog Serendipity, no qual angariou milhares de leitores e seguidores. No YouTube, fala sobre moda, livros, viagens e decoração. Seu primeiro livro, O guia para ser você mesma (Galera Record), foi lançado em 2016.

Sobre o desenhista: Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

................................................................
Editora: Nemo
Autoras: Babi Dewet, Carol Christo, Pam Gonçalves e Melina Souza
Assunto: Literatura Juvenil
Páginas: 336
Compre o livro: Amazon 


Avaliação da Leitura:  

................................................................

11 comentários

  1. que graça esse livro! turma da monica fez mt parte da minha infancia, mas confesso que nao mergulhei mt na turma jovem, parece super legal!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu gostei muito da proposta do livro, adoro a Turminha e curto contos. Achei bacana a ideia de cada um deles e as personagens crescidas. Quero muito ler, mas agora não dá kkkk.

    tenha um ótimo feriado.
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Monique

    Aiiii como eu adorava A Turma da Mônica. Passei minha infância toda lendo gibis e almanaques.
    Achei a ideia da editora bem legal e a edição está linda.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Não vejo a hora de conseguir comprar essa edição.
    Achei ela linda! <3

    ResponderExcluir
  5. Que livro maravilhoso! Não conhecia essa edição.
    Ótima resenha e sugestão.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Monique! Apesar de não conseguir acompanhar bem A turma da Mônica Jovem eu tenho um carinho muito grande pelas produções do Mauricio de Sousa e com autoras desse porte, fica difícil não querer conferir.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Adorei a temática do livro e os pontos em comum entre as histórias. Leria sim, porque sou apaixonado pela Turma da Mônica.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Que coisa mais fofa! Amo a turma da monica!
    Beijos, estou seguindo seu blog nega

    http://www.estiilocarol.com/

    ResponderExcluir
  9. Vi quando eles lançaram o livro. Achei a coisa mais fofa unir as meninas da turma com as escritoras jovens. Fez total sentido. Adorei a resenha e as fotos (não conhecia o livro dentro).

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  10. Primeiro, parabéns pelo blog, está lindo. Segundo, amei esse livro. Amo a turma da Mônica desde criança e achei essas novas edições da Turma da Mônica jovem uma sacada muito bacana.Amo.

    Bjooo
    canalcereja.blogspot.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter