Dica de Livro: Anatomia de um Excluído

06 outubro 2017

Dica de Livro: Anatomia de um Excluído

Estar na escola não é nada fácil. Intrigas, fofocas, preconceito, dúvidas, bullying, "brigas de poder" para ser o mais popular e muito romance acontece por lá. Essa bela vida escolar que a gente já passou ou ainda vai passar é o assunto que embala o livro Anatomia de um Excluído publicado pela Galera Record. Vamos descobrir aqui, junto com a protagonista, se o mais importante é ser popular ou seguir seus sentimentos...

Sinopse do livro:

De fora, Anika Dragomir é a terceira garota mais popular da escola. No íntimo, ela sabe que é uma freak: um misto de pensamentos obscuros, planos vingativos e, se os boatos estiverem corretos, DNA de vampiro (afinal, seu pai é da Romênia). Mas ela mantém tudo isso bem escondido por trás do gloss labial e longos cabelos ondulados. Afinal, um passo fora da linha e a nazista ultrapopular Becky Vilhauer fará de sua vida um inferno na Terra. E, para piorar mais as coisas, de uns tempos para cá, Anika anda obcecada com o loser mais recluso de todos: Logan McDonough. Desde que ele apareceu na escola de lambreta, vestindo um casaco de couro e emanando um ar de mistério, ela não consegue pensar em outra coisa. Mas seria insano desperdiçar sua popularidade por um pária como ele, ainda mais quando Anika cai nas graças de Jared Kline, o crush desejado de todas as garotas da cidade. Dividida entre dois pretendentes e cansada de fingir ser uma garota malvada para agradar Becky, Anika, pela primeira vez, está prestes a tomar coragem para se defender e colocar Becky em seu devido lugar.

Dica de Livro: Anatomia de um Excluído

Nossa protagonista é a Anika, terceira mais popular da escola, só ficando atrás da sua grande amiga Shelli e da ultrapopular, falsa e intrigueira Becky que como Anika mesma diz: é a reencarnação do Darth Vader. Tudo que Becky fala (e inventa) vira verdade na escola, e isso está começando a irritar nossa protagonista. E é na visão de Anika que vemos os sentimentos e acontecimentos da história. A leitura é como um diário, ou uma conversa da Anika com seus leitores, sobre sua vida e o seu caráter, que não eram nada perfeitos. "Aposto que você acha que tenho cabelos e olhos escuros, e que me pareço com alguém que escuta The Cure, mas está enganado. Por fora, pareço um sorvete de baunilha, por isso ninguém sabe que eu sou uma sopa de aranhas por dentro.”

"Tentamos o quê? Jantar com uma pessoa negra? Fingir que não somos uma casa cheia de péssimas pessoas em geral? Tentamos ser menos autocentrados. Tentamos parar de focar em nossas obsessões idiotas e notar outras pessoas. Tentamos ser abertos, para variar. Tentamos não ser uma família ligeiramente racista. Tentamos ser iluminados. Tentamos ser bons. Tentamos ser todas as coisas... que não somos."
Esse é aquele tipo de livro/história, que se passa no ambiente escolar, com romance, preconceito e rivalidades, onde vamos aprender com a personagem sobre as coisas importantes da vida. A única diferença das histórias que você já conhece, é que aqui, nossa protagonista também faz muitas injustiças, ações sem pensar as consequências, rouba dinheiro, e pensa muito em não "manchar" sua reputação de popular. Mas acima de tudo, podemos dizer que nossa personagem é muito humana. Em algumas partes você ama ela, em outras partes odeia. Mas ela está aqui para nos ensinar que todos já fizemos coisas erradas, faz parte do ser humano, principalmente nessa época da adolescência né?! mas sempre temos que tirar alguma lição de tudo isso.

"Como podem ver, amigos, ainda não pensei muito nisso. E como poderia? Não existe um manual para o que fazer quando se está meio apaixonada por um desajustado instável e então o maior destruidor de corações da história te chama para sair num encontro oficial, para o qual ele pede permissão aos seus pais e tudo".
Mas esse é um romance, e tudo começa quando nossa protagonista esta apaixonada (ou acha que está) por dois meninos e precisa escolher entre o super popular, número um da escola Jared Kline, e o menino que todos desprezam, o excluído Logan McDonough, que se ela ficar, estará colocando em risco sua popularidade.

"Não ajuda o fato de todo mundo considerar Jared um superdeus, e Logan um supernerd, mesmo que talvez ele seja uma espécie de gênio da arte. Eu sei, eu sei. Eu não devia ligar para esse rótulo de nerd. Por que deveria? Mas a verdade é que... eu ligo. Tipo, realmente me importo. Vamos ser sinceros, não há necessidade de mentir. Eu ligo para o que pensam de mim. Não sou Jesus Cristo. Sou apenas uma garota".
A história fluiu super rápido, quando você vê, já leu a metade. Mas ao mesmo tempo, no começo ela parece uma história sem sentido, te deixa perdido e sem entender o porque você está lendo aquilo. Mas quando começa a se aproximar do final, é encantador, e vale toda a leitura. Você entende tudo, e quase solta uma lágrima com o aprendizado e as situações que acabam acontecendo. A leitura também é engraçada em muitos pontos. Mesmo com temas pesados como o racismo, a escrita leve faz a mensagem ser passada de forma sutil mas com foco. Esse livro é um perfeito "tapa-na-cara".

"...Mas essa é a questão. Porque estamos todos simplesmente agindo como idiotas e nos preocupando com o que a idiota da Becky diz e o que fulano diz? Nada disso importa. Certo? Isto é, essa merda toda realmente importa?! Tipo, quando você tiver 80 anos de idade e estiver em seu leito de morte, você realmente acha que vai se sentir bem por ter zombado de alguém?..."
Dica de Livro: Anatomia de um Excluído

Recomendo muito a leitura, vale bastante apesar de no começo parecer que não. O aprendizado com toda essa história é magnífico. A protagonista vai aprendendo com a vida, e nós com ela. Vou finalizar minha postagem com o mesmo parágrafo que a história é finalizada: "Esse tempo todo em que passei pesando isso e pesando aquilo, me preocupando com isso e me preocupando com aquilo, vivendo no passado e vivendo no futuro, ligando para o que fulano pensa sobre beltrano, também, mas nunca vivendo aqui, neste exato momento agora. Nunca nem reconhecendo que este momento existe, e de repente me dou conta dele, como um choque atravessando meu coração. Este momento agora. É tudo que há. Antes que se torne céu."


Sobre a edição:

A edição é bem simples. A capa nem tem muito trabalho, apesar de passar a mensagem, não chama muito a atenção (pelo menos para mim). A diagramação é bem feita, as páginas são amareladas e não encontrei nenhum erro de digitação, então foi muito bem revisado.

Sobre a autora:

Andrea Portes, escritora norte-americana que foi criada em Nebraska, e após sua formatura radicada num bairro em Los Angeles. O livro “Anatomia de um excluído” foi inspirado em acontecimentos reais da vida da autora. Em seu primeiro livro para o público jovem, a escritora mantém vivas algumas das melhores características de seus livros adultos: um clima um tanto sombrio, muito sarcasmo e altas doses de humor negro.

................................................................
Editora: Galera Record
Autora: Andrea Portes
Assunto: Romance Juvenil
Páginas: 320
Compre o livro: Amazon


Avaliação da Leitura:  

................................................................ 

20 comentários

  1. Achei o livro bem legal, vou procurar ele por aqui
    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Li diversas resenhas sobre o livro, de inicio não me chamava atenção acho que por causa desta capa, mas o enredo parece ser muito bom.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Parece bem o tipo de livro que gosto de ler, gosto dessa temática adolescente com romance e tudo mais, vai pra minha listinha! Quero ver de perto as lições da Anika :)

    Bom fim de semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Monique! Gosto de histórias que abordem temas pesados, mas de uma maneira mais leve. Que bom que vc curtiu a leitura e de fato, a capa não chama muita atenção rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Monique

    Gostei da dualidade da personagens... isso dela cometer erros deixa tudo mais humano mesmo. Não leri porque não faz meu estili mesmo, mas parece uma história legal! :)

    Beijoca
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Estou tentado a comprar eheh :)

    Parece ser bem interessante :D

    NEW WISHLIST POST | Make Your HOME SOPHISTICATED with 10 TIPS.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D


    Please, VOTE FOR ME

    ResponderExcluir
  7. Olha, confesso que esse estilo de leitura não me atrai, mas sabe que fiquei bem curiosa com esse livro?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Oi, Monique!

    Gosto bastante de livros com personagens adolescentes e que se passam em grande parte no ambiente escolar, porque ainda estou nessa fase. Acho que eu gostaria bastante desse livro! Realmente parece nos passar lições e achei bem legal o fato de a protagonista ter sido explorada de uma forma realista.

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá, Monique.
    Se fosse pela capa eu nem olharia duas vezes para esse livro hehe. Mas pode ser que eu leia ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. So amazing and so interesting post, dear! Like it so much! Lovely!
    I'm first time on your blog and I really like it!
    It's really amazing! Follow for follow?
    Let me to know, on my blog! Hope you will visit me.
    Maleficent

    ResponderExcluir
  11. ola, confesso que esse estilo de leitura não me atrai, mas sabe que fiquei bem curiosa com esse livro bem interessante.
    Beijoss

    https://glamour-02.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Monique, tudo bem?
    Meu deus, adorei a resenha desse livro e acho que vai ser ótimo ler nesse momento que estou! Vou procurar AGORA pra poder ler!
    Adorei!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha. A vida escolar é muito legal de ser lida.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oiiiii Monique

    Eu ja li resenhas de todo o tipo sobre esse livro, algumas bem ruins outras super recomendando. A história apesar de ser bem parecida com outros livros que já li sempre me pareceu interessante e ele está na minha lista, até porque tem pinta de ser um livro que se lê rápido. Fico feliz em saber que vc gostou dele.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi
    eu gostei de ler esse livro, fiquei triste com algum ruim que acontece, mas é uma lição a respeito das escolhas.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, MOnique!
    Eu quero muito ler esse livro, ele me convida desde a sinopse até a capa. E sua resenha só me deixou mais a vontade pra ler.

    De fato, pelo quote final senti o drama e realmente foi um tapinha na minha cara. Umas verdades bem ditas.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras.
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Adoro livros que se passam na escola, dá uma nostalgia <3

    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  18. Oi, Monique!
    Dragomir só me lembram Academia de Vampiros #sdds
    Eu vi algumas opiniões bem divergentes desse livro, mas ainda assim tenho vontade de ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem?
    Parece uma história bacana! Gostei do tema. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  20. Apaixonada pela apresentação desse livro, é bem delicado. Acho que vale a pena a leitura! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter