Dica de Livro: À Primeira Vista

14 setembro 2017

Dica de Livro: À Primeira Vista
Você quer ser meu amigo?! Essa é uma história de encontros à primeira vista e inusitados, de amizades à primeira vista. Um livro recheado de sentimentos que nos fazem transbordar. Lançamento de ficção juvenil deste ano da Galera Record, que fará você transbordar de sentimentos.

Sinopse do livro:

Esqueça amor à primeira vista. Esta é uma história de amizade à primeira vista... ou quase. Mark e Kate são da mesma turma de cálculo, mas nunca trocaram uma única palavra. Fora da escola, seus caminhos nunca se cruzaram... Até uma noite, em meio à semana do orgulho gay de São Francisco. Mark, apaixonado pelo melhor amigo — que pode ou não se sentir do mesmo jeito —, aceita o desafio que mudará sua vida. E sobe no balcão do bar em um concurso de dança um pouco diferente. Na plateia, Kate, fugindo da garota que ela ama a distância por meses e confusa por não se sentir mais em sintonia com as próprias amigas, se encanta pela coragem e entrega do rapaz. E decide: eles vão ser amigos. Em meio a festas exclusivas, fotógrafos famosos, exposições em galerias hypadas, essa ligação se torna cada vez mais forte. E Mark e Kate logo descobrem que, em muito pouco tempo, conhecem um ao outro melhor que qualquer pessoa. Uma história comovente sobre navegar as alegrias e tristezas do primeiro amor... uma verdade de cada vez.

Dica de Livro: À Primeira Vista
Mark é um cara gay, jogador de beisebol, estudante e super assumido, que tem uma grande quedinha pelo seu melhor amigo Ryan, que é poeta e escreve para a revista da escola. Apesar de Ryan também ser gay, ele tem dificuldade em se assumir publicamente como o amigo, segundo ele: "ser gay não é da conta de ninguém". Mesmo os dois já tendo ficado algumas vezes, foram só casinhos de momento entre os dois, mesmo Mark querendo algo a mais. Kate gosta de uma menina (a prima da sua melhor amiga) e fica super nervosa só de pensar em se declarar ou apenas conversar com essa paixão. Ela e Mark são colegas de classe, mas nunca chegaram à se falar, até a semana do Orgulho Gay em São Francisco, onde por um acaso do destino, os dois se encontram em um bar gay e viram amigos.

Os capítulos do livro são intercalados entre os dois personagens principais: Kate e Mark, fazendo com que o leitor se familiarize e conheça um pouco da vida e dos pensamentos de cada um sobre os acontecimentos. Esse sistema de cada um ser um capítulo me incomoda um pouco (eu já falei isso outras vezes), mas isso é opinião bem pessoal.

Nesse livro vamos encontrar vários fatos do nosso cotidiano que os autores quiseram abordar, como, por exemplo, a aceitação tanto dos outros como também internamente das pessoas que são gays como os personagens. Também o papel e importância da família e amigos nesse processo de descobrimento. Além do valor da amizade verdadeira, ou as intrigas que a amizade pode ter. A amizade é o ponto alto dessa história, mesmo acontecendo alguns romances também. A amizade à primeira vista que acontece e termina em uma semana, e que se faz ter muitas revelações.

"Acho que Katie e eu formamos nossa própria aliança do arco-íris. Parece algo que eu sempre quis, mas não sabia que queria até ter: uma parceira no crime."
Dica de Livro: À Primeira Vista

O livro é bem fácil e rápido de ler. A história é curtinha tanto em páginas como na narrativa, pois se passa em uma semana as quase 300 páginas. Fica um gostinho de "quero mais" pois é muito fácil se apegar aos personagens, sentir a amizade e o carinho de um com o outro. Eles fazem o leitor se sentir parte dessa amizade. Também temos partes muito divertidas na história, o que torna a leitura ainda mais gostosa.

O que me chateou um pouco, é que mesmo tendo dois autores, que possivelmente escreveram cada um de um personagem da história, as vezes os pensamentos parecem parecidos e copiados. As personalidades dos personagens mesmo diferentes às vezes se confundem. Isso não à ponto de prejudicar a fluidez da leitura, mas sim na identificação das personalidades.

Sobre a edição:

A edição é simples, a capa não me chama muito a atenção, apesar de ter um acabamento emborrachado muito gostosinho de se sentir. A diagramação é ótima com a separação de capítulos e tamanho da fonte muito bem pensado para não cansar o leitor. As páginas são amareladas.

Sobre os autores:

David Levithan é um editor de ficção jovem americano adulto e autor premiado. Ele teve seu primeiro livro, Boy Meets Boy, publicado em 2003. Ele tem escrito inúmeras obras com personagens gays do sexo masculino, principalmente Boy Meets Boy e Nick and Norah's Infinite Playlist. Aos 19 anos, Levithan recebeu um estágio na Scholastic Corporation, onde começou a trabalhar na série The Baby-sitters Club. Dezessete anos depois, Levithan ainda está trabalhando para Scholastic como diretor editorial. Levithan é também o editor-fundador do PUSH, uma marca jovem-adulto da Scholastic Press enfocando novas vozes e novos autores.
Nina LaCour é a autora dos aclamados livros Hold Still, The Disenchantments e Everything Leads To You. Ela também é coautora, junto com David Levithan, de À primeira vista. Com experiência de livreira e professora de ensino médio, ela agora escreve e cuida da filha em tempo integral. Nascida na região da baía de São Francisco, Nina mora com a família em Martinez, Califórnia.

................................................................
Editora: Record
Autores: David Levithan e Nina LaCour
Assunto: Ficção Juvenil
Páginas: 292
Compre o livro: Amazon 


Avaliação da Leitura:  

................................................................ 

40 comentários

  1. Nossa, que livro mais amorzinho... Xonei... =)
    Está tão cliché já esse lance de amor à primeira vista, mas amizade à primeira vista nunca tinha visto. Gostei bastante dele! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  2. Oi, Monique

    Acho bacana o foco do livro ser a amizade. Eu nunca li nada do autor pois os livros anteriores dele nunca chamaram minha atenção, mas esse eu acho que leria só pelo fato do foco ser outro.

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oi Monique, tudo bom?
    Clichê de amor à primeira vista não me incomoda se for bem escrito, o que parece o caso aqui. Não conhecia o livro, mas achei bem amorzinha a premissa! Uma pena que os personagens soaram repetitivos, mas acho que dá pra ignorar se a história for legal.
    Adorei a indicação!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. O livro parece fofinho! Não curto esse tipo de leitura, mas sabe que fiquei curiosa para saber o que acontecerá com eles? xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Oi, Monique!
    Tenho traumas infinitos do Levithan e suas coproduções em livros. Por isso vou passar a dica hoje :(
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Adorei as fotos e esse cenário maravilhoso. A capa me chamou muita atenção, é uma gracinha, como você não amou? HAHAHA
    E uma pena que a narrativa por 2 autores diferentes e sem um devido preparo confunde nossa leitura.
    Amei a dica e vou procurar mais sobre! ♥

    Abraços...

    https://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá minha flor! Seu blog é uma delicinha. Como um cupcake na boca. Eu acho que esse livro parece bem interessante. Eu curto essa narraçao intercalada de personagens. Bom, acho que deve ser uma trama bem bonita sobre amizade. Pena que os pesamentos pareciam copiados ás vezes.
    Te espero no meu blog.
    Beijinhos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Sou bem curiosa pra ler algo do David, tinha visto esse na Bienal e me deixou mais ansiosa!

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  9. Que fofinho *U*

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  10. A capa desse livro é um amor puro, né? Ainda não conhecia, mas já anotei a dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Achei interessante isso do livro ter dois autores (apesar dos problemas que você identificou, decorrentes dessa escrita em dupla). A história me pareceu ser bonita e leve. Gostei da dica!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Monique!

    Gosto bastante da escrita do David Levithan, e gostei da premissa desse livro (sem contar que a capa é linda!)

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Obrigado querida :D

    Tão amoroso que é. Adorei!

    NEW REVIEW POST | The First Time I Did: EYEBROW THREADING.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  14. Olá, Monique.
    Eu gostei dessa capa mas acho que não leria esse livro. Não me dou bem com livros escritos pelo David junto com outros autores.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oi Monique! Eu achei essa capa tão fofa e gosto de livros que falam de amizade e a leitura desse parece ser bem gostosa! Quanto aos fato de ter dois atores foi algo que uma miga leu e tb se incomodou, é uma pena...

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Oi
    que bom que gostou, parece ser uma leitura bem leve mesmo, já li um livro do autor e curti. Adoro histórias que envolvem amizades.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Monique, tudo bem?
    Que fofa a ideia de amizade à primeira vista. Tenho várias amizades platônicas que começam assim haha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  18. Ahhh, já quero ler.
    Bjs, <3
    WWW.JUNTASEARRUMADAS.COM

    ResponderExcluir
  19. Eu tinha perdido o nome desse livro rs
    Vi uma resenha (não faz muito tempo) e anotei..
    Fiquei com vontade de ler e conhecer essas amizades

    ResponderExcluir
  20. Oie
    Já li alguns livros do autor, e confesso que este não chamou muito a minha atenção, mas ainda sim fiquei curiosa pelo enredo.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Amei a resenha, estou louca para ler esse livro. Adoro os livros do David
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Que livro fofo!!! Sou louca pra ler algo do David e espero que eu possa em breve <333

    Beijoss
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  23. Oi! Eu acho essa capa linda e a história é bem interessante. Amei a resenha. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  24. Olá,

    Gosto muito dos livros do autor, esse eu não conhecia, vou colocar na lista.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  25. Amei sua resenha, ainda não conhecia. Já quero ler :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu amei essa história, não me lembro de ter lido algo do estilo , parece tão amorzinho, fiquei encantada! Já quero!
    Beijos

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Monique!

    Não conhecia esse livro e parece ser bem fofinho. Particularmente gosto de capítulos intercalados por dois personagens. Pena que ficou meio confuso essa parte da identificação dos personagens.

    Beijos

    Vivian

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  28. Olá Monique! Tudo bem?
    Não conhecia, mas amei essa premissa!! Parece ser super amorzinho livro!! <3
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Jáa me apaixonei pela capa e estou mega curiosa pra leeer!
    Parece muito amorzinho ♥
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  30. Engraçado como escrito por pessoas diferentes ficou tão semelhante, eu também fico ligada nesse detalhes. Adorei a sua resenha crítica. Acho que não iria querer ler esse livro não
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oii, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro, mas nunca parei para ver qual era a história. Acho a capa dele muito fofa.
    As fotos ficaram lindas <3
    E foi muito bom saber sua opinião sobre ele.

    Beijos :*
    Say My Book

    ResponderExcluir
  32. Olá!!
    A capa é uma gracinha! Adorei as fotos!
    São poucos livros que intercalam os personagens nos capítulos que eu acabo gostando. Sei lá, não consigo achar isso "normal" e não me acostumo...
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  33. OI amiga!
    Nunca vi um livro de amor de gay!
    Show de bola!
    Saudade de vc!
    To voltando não!
    Só dando uma postadinha!
    Beijoooo
    http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá!!!
    Primeiramente, achei a capa super fofa (sou aquelas que julga o livro pela capa, sim haha). Eu adoro livros com personagens principais fora do padrão, é bem mais interessante. A história parece ser muito boa, vou colocar o titulo na minha wishlist, amei sua resenha. Beijos!

    https://sejaumunicornio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oi Monique!
    Eu geralmente tenho um interesse bem forte pelos livros do Levithan, mas confesso que esse não me chamou atenção, por mais fofa que a história aparente ser. Eu gostei da resenha e dos pontos que você levantou, mas sinceramente, prefiro as obras solo dele. Essas em co-autoria, são poucas que eu realmente gosto. A grande maioria fica no meio a meio, como aconteceu com você. Pela pouca base que eu vi você comentar, tambem daria 3 estrelas.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi Monique, tudo bem?
    O que dizer desse livro que nem conheço e já amei pakas? hahahah olha essa capa que coisa mais linda! Adorei tb o fato de ser sobre uma amizade, parece ser muito legal e fofo!
    Beijos
    http://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oie, tudo bem?
    Não conhecia seu blog e estou apaixonada, layout e conteúdo, amei demais as fotos do livro e fiquei encantada com a edição. Não conhecia o livro, achei a premissa bem interessante, adoro quando os personagens intercalam nos capítulos, mas uma pena não ter funcionado tão bem nesse livro. Adorei sua resenha!

    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  38. O livro é LGBT+? Já tô aqui lendo. hahah
    Não, mas sério. Fiquei meio desestimulada pela capa, só que daí quando li a história fiquei consideravelmente mais interessada.
    O único problema é que eu normalmente gosto de me identificar com os personagens, mas acho que talvez possa superar isso se a história for muito boa.

    Muito obrigada pela indicação!
    meu canal: AnaCarolina

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter