15 maio 2017

Dica de Livro: Princesas, Bruxas e uma Sardinha na Brasa

Dica de Livro: Princesas, Bruxas e uma Sardinha na Brasa

Livros que nos fazem crescer no intelecto e questionarmos sobre as coisas, deveriam ser lidos por todos. E esse é um livro desses. Na verdade, toda a série é. No total são três livros. O primeiro, Dragões, Maçãs e uma Pitada de Cafuné, contém contos de fadas para pensarmos sobre ética. Confira a resenha do primeiro livro clicando aqui. Neste segundo livro iremos nos questionar sobre a importância da mulher nas histórias.

Sinopse do Livro:

Vilã ou heroína? Bruxa, princesa, camponesa, conselheira ou madrasta? Ou todas elas? Nos contos de fadas, as personagens femininas costumam ser entregues em casamento a quem mal conhecem, sofrem muito, não têm direito a dar opinião nem a escolher o seu futuro. E tudo isso só porque nasceram mulheres. 'Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa' nos faz refletir sobre essas questões e também nos mostra como os homens podem ser aliados no processo de mudanças. São histórias que divertem, emocionam e ainda nos fazem ver que há muito a ser feito para que as mulheres também sejam donas dos próprios finais felizes.

Dica de Livro: Princesas, Bruxas e uma Sardinha na Brasa


Reunindo oito contos: O Poço das Fadas, A Sardinha, A Criança Perdida, A Irmã do Conde, A Boneca Mágica, A Princesa Rã, A Esposa do Corvo e O Castelo do Grifo, o livro traz não só princesas ou serviçais, mas também bruxas, fadas e muitas outras personagens femininas para analisarmos ao longo da leitura.

Em um dos contos que mais gostei, já nos deparamos com uma bela mulher que, por causa da ganância de seu irmão, é trancafiada em um quarto sem poder falar com ninguém ou fazer nada. Aqui nos deparamos com uma mulher guerreira, que se questiona sobre o que é certo ou não em leis, ações, etc. Ela faz o rei se questionar o porque de o trabalho da mulher ser inferior ao do homem, porque elas não podem ir para a escola e aprender a ler igual os homens (o que era algo que acontecia antigamente). Além disso essa história encanta porque os livros são os "cupidos" dos apaixonados pela leitura e cultura.

No conto da boneca mágica, outro conto que gostei bastante (que até faz lembrar uma mistura de João e Maria com Cinderela), nos questionamos sobre as maldades cometidas pelas mulheres (geralmente retratadas nas histórias como madrastas), que muitas vezes são mais malvadas em seus atos do que as próprias bruxas. Também da para se questionar sobre a autoridade que alguns pais demonstram sobre as crianças. Nos deparamos também, com a inveja que uma mulher pode sentir pela outra, e o quanto isso pode causar coisas ruins. Gosto de ler esse tipo de livro porque além de adorar contos de fadas, lendo essas histórias, podemos refletir sobre muitos assuntos.

Dica de Livro: Princesas, Bruxas e uma Sardinha na Brasa


Algumas das discussões que aparecem a medida que você vai lendo os contos, é a submissão da mulher para com o homem, a escolha da maternidade, amizade, a perda, a realização de sonhos, desigualdade social, etc. Com certeza indico a leitura, para todas as idades (apesar do livro estar classificado como infantil), pois os questionamentos são sempre importantes.

Sobre a edição:

A edição, igual a anterior é muito bonita. A capa por si só já chama a atenção para o tema que será abordado no livro. Os capítulos tem sempre em seu começo uma ilustração muito bonita, e todas as páginas tem detalhes nas laterais. As páginas são brancas, mas a diagramação é ótima, tornando a leitura fluida.

Sobre o autor:

Helena Gomes, quando criança, se apaixonou pelos contos de fadas. Hoje ela possui mais de 30 obras publicadas, com títulos finalistas no Prêmio Jabuti e no Prêmio FNLIJ, com Selo Altamente Recomendável, adotadas por escolas e selecionadas por programas de governo, como PNBE e Apoio ao Saber. Quanto aos contos de fadas... Bom, essa jornalista e professora universitária continua apaixonada por eles, principalmente pelos mais desconhecidos e, portanto, os mais legais de recontar. Saiba mais sobre o seu trabalho no blog: helenagomes-livros.blogspot.com.
Formada em Comércio Exterior pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Geni Souza realiza atividades com o Coletivo Feminista Pagu, de Santos, litoral de São Paulo, atuando em atividades voltadas para a luta dos direitos da mulher e atividades para o conhecimento da população acerca do feminismo. Com este livro, sua primeira publicação, pôde conciliar esse trabalho pela valorização da mulher e a imensa paixão que nutre pela literatura. E, claro, recontar não apenas finais, mas também os contos de fadas por inteiro, embarcando como personagem nessa viagem a tantos mundos mágicos.

................................................................
Editora: Biruta
Autor: Helena Gomes e Geni Souza
Assunto: Literatura Infantil
Páginas: 132
Para comprar: clique aqui


Avaliação da Leitura:  

................................................................ 

30 comentários:

Olá Monique tudo bem???


Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante!!!



Beijinhos;
Débora.
http://derbymotta.blogspot.com.br/
Eita que nomes exóticos, mas as capas me ganharam
kisses
As capas e as ilustrações são lindas.
Não conhecia mais achei bastante interessante.

www.paginasempreto.blogspot.com.br

Beijos
Nossa que irmão!
Eu gostei da sua dica e essa capa?
Como chama a atenção!!

Beijinhosss ;*
Blog Resenhas da Pâm
A edição realmente é um primor, né? Que capa liiiinda, as fontes usadas maravilhosas! Só por conta disso eu já ficaria com vontade de ler, mas também amei a temática cheia de fantasia. Adoro essas coisas!

Beijo,
www.vitaminatrendy.com
Oi, Monique!
As capas são realmente lindas, e olhando para elas e seus títulos eu não imaginaria que teriam uma temática que nos eleva, que nos faz pensar e traz assuntos importantes.
Gostei muito e vou ler, com certeza. xD

www.papuff.com
Oi Monique, tudo bem?
Você sempre traz os livros mais FOFOS DE TODOS OS TEMPOS SOCORRO HAHAHA
Sério, só fofura, toda vez que entro aqui fico babando! Dá vontade de viver esses livros!
Beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Oi Monique! Eu recebi recentemente meu exemplar e estou adorando! O primeiro é até agora meu preferido, mas gostei bastante do conto A esposa do corvo que fala sobre violência doméstica. E tb acho que é um livro para todas as idades <3

Amei a resenha!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante
Gostei muito da proposta do livro. Parece ser ótimo.
Boa semana!

Até mais,
Emerson Garcia

Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Gostei de saber que os livros dessa série nos fazem criarmos questionamentos e pensamentos sobre ética além de nos entregar uma bela história. Tenha um dia abençoado, beijos!

Blog Paisagem de Janela
paisagemdejanela.blogspot.com.br
adorei mt a edição e as ilustrações, gostei de conhecer a historia

www.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Que livro lindo! Também amei a diagramação com essas ilustrações!

Abraços - http://submundosliterarios.blogspot.com.br/
Menina, que resenha bacana! Adorei, já deu vontade de ler aqui!
🌺 www.blogdaju.com.br 🌺
Beijos!
Estou encantada com o livro e já quero comprá-lo.
Muito linda sua resenha.

Um beijo,

www.purestyle.com.br
Larguei a parceria com a biruta porque os livros nao me agradaram, nas faz o meu tipo de leitura. Mas com certeza faz o seu, com esses contos de fadas <3 as capas estao lindas
http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/
Adorei essa edição. Ilustração muito bacana!
Beijos

http://www.cherryacessorioseafins.com.br
Achei a história incrível! A ilustração é linda!

Beijão, mariasabetudo
Obrigado querida :D Fica mesmo eheh

Adorei!!! Só lamento muitos desses livros não encontrar cá :(

NEW OUTFIT POST | Back To 90’s :D
InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Oi, Monique!
Realmente, apesar de ser classificado como infantil, tem tanto assunto nesses contos que podemos trazer para essa nossa realidade adulta.
Beijos
Balaio de Babados
Sorteio Dois Anos de Família Hallinson
Olá lindona, já amei a capa e seu título, lendo essa resenha fiquei mais curiosa em ler esse livro. Super amei essa história.
Dica anotada.
beijocas.

www.meumundosecreto.com.br
Oi Monique sua lidna, tudo bem?
OMG!!!! Que série maravilhosa!!! Primeiro, os títulos dos livros são incríveis e depois gostei que as personagens femininas são as mais diversas possíveis. Mesmo sendo para um público infantil, é a minha cara, o que posso fazer??? Risos... Adorei sua resenha!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
parecem otimos! as capas sao bem atrativas, otima dica de leitura.
Beijos,♡
www.paaradateen.com
youtube.com/paaradateen
Nossa, achei a premissa TÃO interessante. Bacana demais refletir sobre o papel das mulheres nas histórias, fiquei bem curiosa para ler o livro!
Oi
nem conhecia o livro, a edição parece ser linda e que legal que os contos trazem uma mensagem interessante, fiquei curiosa, ainda mais por causa da sardinha no nome.

momentocrivelli.blogspot.com.br
Que capa mais diva! Não conhecia, mas adorei a sinopse e com certeza lerei quando tiver a oportunidade, adorei sua dica!

http://www.leitorasvorazes.com.br
Olaa! Tudo bem?
Primeiro, já adorei o título!! Já da uma certa ideia do que vai ser né.. a capa está linda também! Mas a premissa depois de tudo isso ainda me cativou mais.. gosto dessas histórias mais modernas, que retratam tanto o que estamos enfrentando atualmente! :)
Beeijo

http://lecaferouge.blogspot.com.br/
Que linda essa capa! Achei legal a proposta do livro, possuindo contos com protagonistas femininas fortes e guerreiras. Ótima resenha!

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br
Oii,
Eu ainda não li esse livro, mas adorei a dica de leitura, com certeza vou querer lê-lo depois, adorei.
Parabéns :*
Beijos:*

Literatura Por Amor
Top Comentarista
Gostei que tu frisou que recomenda todas as idades e não só a crianças, pois está cheio de adultos que não tiveram essas lições e precisam refletir em todas essas questões.

www.cupidobrega.com.br
Canal no YouTube

Postar um comentário

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter