Dica de Livro: A Bela e a Fera

24 abril 2017

Dica de Livro: A Bela e a Fera

Já começamos essa edição bolso de luxo da Editora Zahar descobrindo algumas curiosidades e diferenças sobre os dois contos apresentados na obra. O original e aquele mais parecido com os filmes da Disney. Também ficamos sabendo um pouco (na introdução, antes de começar os contos) da suposta história real, de um homem que tinha uma doença que fazia ele ter muitos pelos em todo corpo, e que acreditam que foi a inspiração para o surgimento da história.

Sinopse do livro:

A versão original do clássico que inspirou o novo filme da Disney, estrelado por Emma Watson Adaptado, filmado e encenado inúmeras vezes, o enredo de A Bela e a Fera vai muito além da jovem obrigada a casar com uma horrenda Fera que no final se revela um lindo príncipe preso sob um feitiço. Nessa edição bolso de luxo da coleção Clássicos Zahar você encontra reunidas duas variantes da história. A versão clássica, escrita por Madame de Beaumont em 1756, vem embalando gerações e inspirou quase todos os filmes, peças, composições e adaptações que hoje conhecemos. A versão original, que Madame de Villeneuve publicara em 1740, é de uma riqueza espantosa, que entre outras coisas traz as histórias pregressas da Fera e da Bela e dá voz ao monstro para que ele mesmo narre seu destino. Toda em cores e ilustrada, essa edição conta com ótima tradução do premiado André Telles, uma apresentação reveladora e instigante assinada por Rodrigo Lacerda e cronologia das autoras. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.

Dica de Livro: A Bela e a Fera

Eu fiquei muito alegre de conhecer a escrita original do conto, que é de 1740. Conseguimos notar grandes diferenças entre esse e a versão que conhecemos. A primeira sensação é que a original tem mais conversas e partes que dão "corpo" a história, mas que não necessariamente mudam ela, então as outras versões decidiram tirar essas partes. Mas não é bem assim. Se você for ler com atenção, a história é bem mais complexa e nos faz questionar sobre muito mais coisas do que o simples amor pela beleza, como no conto que conhecemos.

Também notamos que antigamente o conto continha palavras "rebuscadas" e que isso foi mudado nas outras versões, acredito eu, pela mudança de foco, que agora os contos são mais para crianças e antes não eram, e também pela atualidade, pois agora não usamos mais com tanta frequência, no nosso vocabulário essas palavras mais requintadas.

Dica de Livro: A Bela e a Fera

Uma coisa bacana que tem quase no final do conto original é a história por trás do que aconteceu para a fera ter sido "enfeitiçada" (amaldiçoada) pela fada. É bem chocante e até nos faz questionar sobre quem é o vilão afinal?! As fadas (sim, aqui no conto original são mais do que uma), tiveram um papel muito importante nessa versão do conto. Podemos dizer que quase todas a história foi por causa delas, mas bem mais profundamente que só por uma maldição. Tem um jogo de manipulação e poder louquinho ai, que até da para duvidar do amor do casal, aquele que fomos convencidos que existia na versão da Disney.

Eu recomendo para todos a leitura deste livro, porque ele é super completo contendo os dois contos e o original é riquíssimo em detalhes que não conhecemos e que com certeza tiveram grande influência na criação dos nossos antepassados e são carregados de grandes ensinamentos, ou no mínimo, fazem nós questionarmos varias coisas e acontecimentos da vida.

Dica de Livro: A Bela e a Fera

Sobre a edição:

A edição bolso de luxo é perfeita para a "coleção". Com capa dura e em um tamanho menorzinho, traz um acabamento impecável. As folhas são amareladas, a diagramação é boa e também possuí algumas ilustrações dos antigos contos, o que deu um toque super especial para a edição.

Sobre as autoras:

Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve (1695 — 1755) é uma escritora francesa e autora da mais antiga versão da fábula A Bela e a Fera. Suas principais influências são Madame d'Aulnoy, Charles Perrault e outros autores preciosistas. A primeira versão de A Bela e a Fera foi publicada no La jeune ameriquaine, et les contes marins contendo mais de cem páginas envolvendo uma fera genuinamente selvagem. Sua versão foi re-escrita e publicada por Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, tornando-se esta a versão mais comum.
Jeanne-Marie Leprince de Beaumont (1711 - 1780) foi uma romancista francesa, conhecida pelo conto A Bela e a Fera. Entre 1750 e 1755 publicou uma série de antologias de histórias, contos de fadas, ensaios e anedotas: Le magasin des enfants (1757), Le magasin des adolescents (1760), Le magasin des pauvres (1768) e Le mentor moderne (1770). Cada uma dessas coletâneas destinava-se a incutir virtudes sociais em crianças e jovens. Baseou sua versão de A Bela e a Fera numa outra muito mais longa publicada por Madame de Villeneuve em 1740. Sua versão resumida, que se tornou parte do cânone do conto de fadas ocidental, exalta a diligência, a abnegação, a bondade, a modéstia e a compaixão como as virtudes fundamentais para moças.

................................................................
Editora: Zahar
Autor: Madame de Villeneuve e Madame de Beaumont
Assunto: Literatura Clássica
Páginas: 400
Para comprar: clique aqui


Avaliação da Leitura:  

................................................................ 

30 comentários

  1. A primeira coisa que eu preciso dizer sobre este livro é que a capa é linda.E em segundo lugar é que eu fiquei bastante curiosa para saber mais sobre os outros fatos presentes no livro que não foram abordados no filme e nem no desenho.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. amo! e o filme ficou lindo demais
    beijos

    http://www.julialisblog.com/

    ResponderExcluir
  3. Que lindas as ilustrações, achei essa edição uma graça!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu até agora não vi o filme, nem o novo e nem o original, acredita? Sou meio alheia à essas histórias de princesas hahaha mas acho que deve ser super legal ler o original, mas meio difícil por causa das palavras antigas, como citou. Quando a Disney compra esses direitos e começa a produzir filmes sempre muda alguma coisa e deixa a história toda mais fofa, mas é sempre interessante ver aquelas que são baseadas :D

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ai que lindeza! sou mt apaixonada pela historia e essas ilustrações estao demais

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Nossa, essa edição é maravilhosa.Gostei de saber que nesse livro, desse jeito, ainda tem mais coisas para descobrirmos.Esses contos de fadas sempre deixam algo que não sabemos né?
    Incrível :)

    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Monique.
    Eu amo essas edições da Zahar, tenho várias aqui em casa. Mas não gosto muito delas serem pequenas, fica diferente na estante hehe. Acho que a versão original dos contos de fadas eu só li a da Branca de Neve, então desconheço essa. Por isso achei interessante a edição conter as duas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Que legaal esse livro!! Ainda não tinha visto nenhuma resenha da história real da Bela e a Fera, achei super interessante e fiquei super curiosa!! Adorei!!
    Beijoooos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
  9. Oi Monique, sua linda, tudo bem?
    Essa é uma das minhas histórias preferidas. Mas ainda não tive a oportunidade de ler a versão original. Você me deixou bem nervosa agora, pois não conhecia essa parte final de quem está por trás do que aconteceu com a fera. E fiquei mais animada ainda por saber que a história é mais complexa do que a que conhecemos. Achei a edição linda, com essas ilustrações e capa dura. Estou louca para ler. Sua resenha ficou ótima!!!

    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu sou apaixonada por Bela e a Fera e nunca vou me cansar de ler todos os livros que tenham a ver com a história, rs Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi! Que interessante ter outras visões da história. Essa edição está muito bonita. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  12. Oi Monique!! Eu sempre acho os contos de fadas originais perturbadores hehehehehhe adorei as comparações que vc mostrou e a edição parece estar um luxo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia essa versão do conto ainda nao, mas me interessei bastante.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  14. Obrigado querida :D
    Já registei a dica :D

    Gostei imenso das ilustrações :) Adoro filmes que dão lugar a livros +,+

    NEW OUTFIT POST | DON’T FORGET YOUR FOCUS!
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  15. Amei a dica do livro, eu estava querendo mesmo saber dica dele antes de comprar me convenceu.
    Ótima resenha.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah

    ResponderExcluir
  16. Oi Monique. Tudo bem???


    Que livro lindo, adorei!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Que bela dica, desculpa o trocadilho rs.
    Kisses

    ResponderExcluir
  18. Oi, Monique.
    Acho que faz tempo que não venho aqui porque o blog esta com carinha nova.
    Amei o livro, a edição está belíssima.
    Beijo


    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  19. Confesso que essas edições dá Zahar me dão muita vontade de ler os livros mais clássicos. Li Peter Pan e Alice nessa edição, e são maravilhosos. A bela e a fera está sendo super comentado por causa do filme é creio que mais pessoas vao ter acesso ao livro. Sos, EU estou nesse meio hahaha
    Conheci o Blog hoje e adorei.
    Beijos!
    Whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ai adorei a resenha, ainda não parei pra ler mas vou colocar na minha listinha!
    ♡ Blog da Ju ♡
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  21. Dica eotima do livro, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  22. Oi Monique, tudo bom?
    Ai que coisa mais LINDA essa edição. Zahar sempre acabando com o meu bolso e coração </3 ainda choro porque não consegui comprar Os Três Mosqueteiros em capa dura deles, mas vou fazer isso logo ou não me chamo Denise!
    Amo A Bela e a Fera e toda e qualquer releitura, original ou filme ou whatever é bem-vindo na minha vida.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi
    desdo lançamento estou namorando essa edição, mas ainda não consegui comprar ele.
    Bom saber que trás duas versões e as ilustrações parecem ser bonitas. Fiquei com mais vontade ainda de comprar esse livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Aaawn que lindo *U*
    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  25. Acredita que eu nunca li A Bela e a Fera? Eu sei, é vergonhoso!
    Bom, eu estou louca por essa edição, achei muito linda!
    E sim, eu adoro saber sobre a versão original. Gosto de ter este realismo daquele clássico ao qual estamos acostumados.
    Amei as fotos e só me fizeram querer ler ainda mais o livro!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  26. Eu não sou muito chegada em contos de fada, mas como se trata da história original, e ainda mais com uma capa espetacular dessa, eu até daria uma chance! Depois de ler uma porção de adaptações de A Bela e a fera, você percebe com clareza as diferenças, né? Como inclusive o mundo evoluiu, já que os questionamentos e reflexões de antes não são os mesmos dos encontrados nas adaptações atuais. Uma coisa ou outra, mas não todas

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu amo ler. Ler A Bela e a Fera deve ser sensacional, pois eu amo o filme!

    lindo seu blog!
    Beijinhos,

    http://issoeoqueamo.blogspot.com.br/
    @myla.barbosa

    ResponderExcluir
  28. A história pode ser a mesma, mas a roupagem e a versão está tão diferente que instiga querer ler novamente o clássico.
    Adorei a indicação!
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi, Monique!
    Gente, que tudo essa edição. Não sabia que havia a história original nela também. Sempre tive curiosidade em saber como tudo começou de verdade.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  30. Oi moça!
    Comprei esse livro pois precisava dele na minha estante!rs Ele está maravilhoso, mas ainda mais maravilhoso ficou esse post. Amei a forma como destacou tudo, principalmente nas fotos!
    Super beijo


    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter