18 janeiro 2017

Leitura: A Força Boa Do Lado Obscuro


Os sentimentos fazem parte da nossa vida, tanto os bons como os ruins. Nesta época em que todas as mídias e pessoas falam que temos que ser absolutamente felizes para nos darmos bem na vida, na carreira, etc, Todd Kashdan e Robert Biswas-Diener nos apresentam estudos que comprovam que reprimir os sentimentos negativos não é a melhor das soluções, e que sim, devemos aprender a viver com eles.

Sinopse: Qual o papel da raiva, do egoísmo, do tédio e da culpa na busca pela felicidade? Ao contrário do que prega a psicologia positiva e a maioria dos livros de auto ajuda, otimismo e entusiasmo não bastam para alcançarmos a plenitude. Segundo os pesquisadores Todd Kashdan e Robert Biswas-Diener, o segredo de uma vida plena está em aproveitar sem medo toda a gama de sentimentos humanos, inclusive os menos louváveis, que podem ser ferramentas úteis para enfrentar diversas situações – a culpa, por exemplo, pode estimular a motivação; e a raiva, a criatividade –, além de nos fazerem humanos por inteiro. Ponto forte: fundamentado em pesquisas e estudos científicos, A força boa do lado obscuro mostra a importância de saber lidar com as emoções negativas para aprendermos a ser felizes por inteiro.


Neste livro descobrimos que os sentimentos que chamamos de ruins, trazem grandes "poderes" para nossa vida, e muitas vezes nos fazem tão bem quanto os que chamamos de positivos. A raiva nos traz coragem, a culpa nos faz ter ética, a ansiedade é um vigilante de alertas e a tristeza é o nosso detector de mentiras. Claro que, não podemos confundir esses sentimentos com seus extremos, como depressão, vergonha, fúria, pois nada demasiado faz bem.

O livro é muito bem embasado com pesquisas e referências de vários lugares do mundo, notas descritas no final de cada capítulo e explicações muito entendíveis por qualquer leitor. Eu gosto de psicologia, acho que sou curiosa com essas coisas, e achei muito bacana o livro, principalmente para nosso auto conhecimento, e também para verificarmos o quanto mesmo, os sentimentos influenciam em tudo que fazemos e sentimos. Mesmo não sendo um livro de histórias, é um livro que você não consegue parar de ler, e quer "devorar" o quanto antes o conhecimento que proporciona.

A edição apesar de simples, é muito bem feita. Na parte de dentro da capa tem uma estampa muito bonita, a diagramação é ótima para a leitura, e as páginas são amareladas. Com certeza uma obra bem completa e sem palavras ou termos difíceis, que as pessoas não entenderiam. Os textos podem ser entendidos por todos, até quem não sabe muito de psicologia. Recomendo a leitura, não só para quem gosta desta área. Acho que quando conhecemos o poder que nós temos (internamente) sobre nossos atos no dia-a-dia e para com a sociedade, conseguimos nos descobrir mais, e viver melhor. Não podemos ficar pensando em viver 100% sempre felizes, precisamos aceitar a inteireza, todos os sentimentos trabalhando juntos, porque cada um tem um pouco, para nos tornar completos.

................................................................
Editora: Rocco
Autor: Todd Kashdan e Robert Biswas-Diener
Assunto: Psicologia
Páginas: 304
Para comprar: clique aqui


Avaliação da Leitura:  

................................................................ 

17 comentários:

Parece ótimo '-'
BEIJO!
floordemandacaru.com
Embora eu não concorde muito com o contexto do livro, acho que o assunto tá bem explorado e mostrar muita pesquisa científica nos ajuda a entender melhor sobre nós mesmos ;D

Bjinhos,
❥ AmigaDelicada.com.br
Oi, Monique!
Essa ditadura da felicidade é tão cruel e perigosa... Todos os sentimentos são importantes, todas as emoções devem ser vividas. Alegrias e tristezas fazem parte da vida, precisamos saber lidar com cada uma delas. O livro parece ser ótimo!

Beijos, Entre Aspas
Oi Monique, tudo bem?

Nossa, que bacana o livro, confesso que nunca pensei na importância dos sentimentos ruins. Interessante o tema, curti!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante
Obrigado querida :D

Tu sugeres as coisas mais interessantes. ADORO!

NEW REVIEW POST | I tested a PURIFYING GREEN MASK and I turned a cartoon!
InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Oi Monique, tudo bem?
Eu achei bem interessante o livro.
Bem criativo o título também.
Me interessei!

bjOO

Dany
Blog Breshopping da Dany
Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
Achei bem interessante a proposta do livro. Essa coisa de usar os sentimentos "ruins" para agentes de poder, muito legal!
menina do ceu, voce quer me deixar pobre ne? kk so vejo livros legais. adorei a resenha
https://dose-of-poetry.blogspot.com.br
Olá, Monique.
Como vamos saber o gosto da felicidade se nunca sentimos tristezas? Uma hora ou outra vamos sentir algo ruim sim. Mas infelizmente eu não leria esse livro porque prefiro ler ficção, mas acredito que seja um bom sim.

Prefácio
Oii Monique
Não me interessei nesse livro e acho que não leria ele.
Abraços;**
http://FebredeLivro
Oi Monique,

Não conhecia esse livro, mas achei a ideia dele interessante. Não costumo ler livros assim, só que é como você disse, precisamos nos conhecer mais para ter uma vida plena e feliz.

Bjs, @dnisin
www.sejacult.com.br
Oláá! tudo bem?
nossa, gostei muito do que falou sobre esse livro! ainda bem que li a sua resenha, porque acho que não seria um livro que me chamaria atenção em outras circunstâncias. gosto muito desse tipo de assunto!
mas sabe que você falar dessa questão que mesmo os sentimentos ruins têm um tipo de poder me lembrou daquele filme divertida mente, que apesar de ser para criança, tem uma mensagem bem interessante ^^
beeijo

http://lecaferouge.blogspot.com.br/
Oi Monique,
Não conhecia o livro mas a premissa é bem interessante.
Esses livros voltados para o gênero de psicologia é algo que tenho muita curiosidade de conhecer mais.
Bjs e uma ótima noite!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
Uma ótima dica de livro. Gosto bastante do gênero.

Blog Diamante Turquesa
Siga-me no Instagram: @cristinocampos!
Hello ! just an invitation to join us on "Directory Blogspot" to make your blog in 200 Countries
Register in comments: blog name; blog address; and country
All entries will receive awards for your blog
cordially
Chris
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/


Olá! só um convite para se juntar a nós em "Directório Blogspot" para fazer o seu blog em 200 países
Registre-se em comentários: nome do blog; endereço do blog; e do país
Todas as entradas receberão prêmios para o seu blog
cordialmente
Chris
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
Oi, Monique!
Eu não sou muito de ler livros do estilo, mas concordo. Sentimentos negativos atraem coisas negativas, não só para a pessoa, mas todos ao seu redor.
Beijos
Balaio de Babados
Parece ser um livro que traz grandes lições para a vida.
Beijos e bom final de semana!

O blog JJ está em hiatus, mas tem um texto novo. Não deixe de conferir! O JJ volta em definitivo no dia 01 de fevereiro.

Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram

Postar um comentário

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter