Leitura: O Hobbit e a Filosofia

14 dezembro 2016


Esse é o livro certo para você aprender filosofia com exemplos da história e personagens mais encantadores de todos os tempos: O Hobbit e a Terra-Média de J. R. R. Tolkien. Como eu sou bem curiosa e encantada por essas coisas, sem contar pelo amor pelos hobbits, mergulhei nessa grande aventura.

Sinopse: Em O hobbit e a filosofia os leitores poderão entender – com a ajuda de um grupo de professores e pensadores modernos — o impacto filosófico de O hobbit e O Senhor dos anéis na sociedade e cultura contemporânea. Com a ajuda de nomes como Platão, Nietzsche, Santo Agostinho e até mesmo Buda, o livro percorre a Terra-média e descobre por que a possessividade em relação a um objeto (como um anel mágico, por exemplo) pode ser tão destrutiva. Ao analisar filosoficamente o prelúdio de O Senhor dos anéis, O hobbit e a filosofia pretende esclarecer as atitudes morais e questões éticas que percorrem os personagens do primeiro grande sucesso de ficção de J. R. R. Tolkien. O hobbit conta a história de um grupo de 13 anões, um mago e um hobbit para recuperar o tesouro roubado por um dragão e a terra de origem dos anões. Os hobbits são conhecidos por serem um povo preguiçoso e com um profundo amor pela comida, pela bebida e pelo conforto. Porém, ao longo da saga, Bilbo Bolseiro se transforma, cresce em determinação, autoestima e coragem.

Confesso que em alguns capítulos fiquei confusa ou não entendi muito bem todas as colocações, mas em muitos outros abriu minha mente, me fez questionar e se encantar, coisa que a filosofia faz por si só. A leitura é super leve e rápida. E também é super embasada em outras obras e com citações e menções a vários filósofos. No final de cada capítulo temos uma sequência de todas as notas do tema abordado. Um conteúdo completo.

"Há mais coisas boas em você do que você sabe, filho do gentil oeste. Alguma coragem e alguma sabedoria, misturadas na medida certa. Se mais de nós dessem mais valor a comida, bebida e música do que a tesouros, o mundo seria mais alegre".

Mas claro que a leitura não é para qualquer um. Se você não é tão fã dos textos de Tolkien, ou não gosta tanto de filosofia, pode achar a leitura cansativa e chata. Mas para quem gosta desses dois mundos, é maravilhoso. A edição é simples porém muito bem feita. Foi lançado em 2012 pela Editora Best Seller e eu consegui em uma troca no skoob.

Esse é o segundo livro que leio sobre a história dos Hobbits e que só me deixou com mais vontade de ler os livros de J. R. R. Tolkien e conhecer todo esse mundo mágico que ele criou. Recomendo entrar nessa aventura, na toca de um hobbit, e se encantar mais um pouquinho por esse universo.

................................................................
Editora: Best Seller
Autor: William Irwin
Assunto: Filosofia
Páginas: 266
Para comprar: clique aqui


Avaliação da Leitura:  

................................................................

13 comentários

  1. ACho Tolkien uma leitura bem pesada, tem que gostar mesmo rss!
    Não sou fã dos hobbit mas me encantei pelo ultimo filme deles!
    Beijos 😘
    🎄 Lembrando que Tem post novo no ar! 🎄
    Blog A primeira Casa

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei a sinopse deve ser bom, esse eu me interessei rs, a capa é linda *------* adorei!

    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi
    parece ser legal pra quem curte esse tipo de coisas, não é o meu tipo de leitura, mas que bom que curtiu.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Monique.
    Eu achei essa capa maravilhosa. Acho que não leria esse livro. Mesmo sendo fã desse universo, acredito que não iria gostar do livro, prefiro ler ficção.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Monique, tudo bem?

    Adoro livros com esta abordagem, pois sempre acabo-os com muito aprendizado adquirido e com o coração transbordando de novos sentimentos e a mente cheia de novas ideias. Adorei sua resenha e irei adicioná-lo a minha listinha!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    eu ainda não li o hobbit nem a trilogia o senhor do aneis mas tenho um amigo que é louco/apaixonado por esses livros. Acho que acabei de encontrar o presente de natal perfeito para ele.
    abraço!
    Squad Of Readers

    ResponderExcluir
  7. Oi Monique, tudo bem?

    Eu li O hobbit antes de ler O senhor dos anéis e adorei! Gosto bastante dos livros do Tolkien e do universo criado por ele, acho que vou curtir esse!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oláá! Tudo bem?
    Ahh que legal!! Gosto muito desse tipo de livro que mistura algo com que as pessoas se identificam para ensinar algo!! ^^
    Eu estava querendo ler o Mundo de Sofia, que ensina um pouco de filosofia, mas com uma historinha que parece ser interessante.
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. não sou fã de filosofia , mas esse livro quero lê-lo a muito tempo. adorei a sua resenha . beijos

    Taynara MEllo
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  10. Obrigado :D

    Parece ser bem interessante :D Sempre com ótimas sugestões :D

    NEW COOKING POST | Faz NATAS DO CÉU com apenas 3 Ingredientes.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito dos filmes do tema e essa mistura parece ser bem interessante.
    Beijos!
    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  12. Oi, Monique

    Eu nunca li os livros, mas já assisti as adaptações e curti bastante. Mas como não curto filosofia, creio que não iria curti a história também.
    Achei a capa ótima!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter