30 novembro 2016

Leitura: Melhor & Mais Rápido


Esse livro de Jeremy Gutsche que foi lançado pela Editora Rocco no mês passado, é talvez o melhor livro sobre empreendedorismo, negócios e tendências que li neste ano. Claro que, não leio tantos assim, mas sempre que possível estou lendo para me atualizar. Afinal, tudo que fazemos é um negócio, e precisamos sempre saber sobre esse meio para nossa vida pessoal e profissional.

O autor é o criador do site www.trendhunter.com (caçador de tendências), que é simplesmente sensacional. O site se baseia em informações de usuários (respostas de questionários, etc), para traçar macro tendências sobre o consumo mundial. É realmente muito legal pensar que os algoritmos trabalham cruzando dados para identificar convergências comportamentais em escala global.

Sinopse: Jeremy Gutsche é expert em inovação, autor premiado, palestrante e fundador da TrendHunter, a maior e mais completa comunidade do mundo sobre tendências e inovação, com mais de 60 milhões de visitas por mês. Em Melhor e mais rápido, ele divide com o leitor sua expertise em identificar as oportunidades, a partir do trabalho realizado com 300 marcas de ponta e executivos das mais poderosas empresas do mundo, e o ensina a se tornar um inovador melhor, um gerente melhor e um investidor melhor. A partir de exemplos clássicos e outros que irão surpreender o leitor, o livro reúne uma série de diretrizes para atingir o sucesso em tempos de mudanças e incertezas.


Mas estávamos falando sobre o livro, não é mesmo? O livro conta algumas das descobertas da TrendHunter, e dá aquilo que chama de os 6 padrões de oportunidade. Na verdade, estes padrões de oportunidade são uma espécie de linha agregadora de insights, que podem ser usadas para criar uma empresa de sucesso. São eles: Convergência; Divergência; Ciclicidade; Redireção; Redução e Aceleração.

Um dos exemplos que achei mais interessantes foi o caso da UglyDoolls (Divergência). Vamos considerar que exista um pensamento global dominante que estabelece certos padrões de beleza. Uma pessoa é bonita se segue estes padrões. Um carro é bonito se segue determinados padrões. E esse pensamento pode se aplicar a tudo. A Divergência é justamente um movimento contrário a este tipo de pensamento padrão institucionalizado. O que a UglyDolls fez foi criar uma série de bonecos “feios”, que acabaram viralizando –e gerando uma receita milionária. Este é apenas um exemplo da aplicação do conceito da Divergência.

Agora você já pode imaginar que os outros 5 conceitos são igualmente interessantes, e bastante úteis para analisar onde encaixar uma empresa nova, ou mesmo um produto novo que você queira lançar. E caso você não venda nada, não tenha uma empresa, ou até mesmo não trabalhe, é um livro recomendado para você entender como consome. Se você identificar essas tendências vai compreender porque compra coisas por impulso, e porque a moda é a moda. Enfim, é uma leitura que vai expandir ainda mais os seus horizontes acerca do consumo. Super recomendo.

................................................................
Editora: Rocco
Autor: Jeremy Gutsche
Assunto: Negócios
Páginas: 240
Para comprar: clique aqui


Avaliação da Leitura:  

................................................................

17 comentários:

Bacana esse livro, normalmente não leio livros com essa temática, mas esse sem duvida deve ser bem interessante.
http://souadultaagora.blogspot.com.br/
Achei mega interessante esse livro e o assunto que ele aborda, mas admito que não leria por não ser o gênero preferido dos meus dias </3 a capa também não me chamou muita atenção, então fica para uma próxima, curti muito sua resenha!

http://www.leitorasvorazes.com.br/
Olá.
Não conhecia o livro mas, gostei da dica.
Vou anotar e ler em breve
Beijos.

meumundosecreto
Não curto muito ler livros assim não, mas essa é uma resenha interessante que me faz querer me aprofundar no assunto sobre negócios, gostei..
cosgothic.blogspot.com.br
Eu gosto desse tipo de livro, gostei da sugestão :3

www.vestindoideias.com
Ótimo livro, que legal a idéia de criar 'bonecos feios' bem pensado. Obrigada pelo compartilhamento, arrasou.

"De Repente Moda <3"
Óláá! Tudo bem?
Nossa, adorei a resenha! Fiquei super interessada em ler esse livro! Gosto muito de livros com essa temática :)
O blog voltou de férias!!
http://lecaferouge.blogspot.com.br/

beeijo

O que é uma resenha na vida de um leitor, veja você que esse livro DEFINITIVAMENTE não entraria na minha vida, mas ai vem sua resenha exemplificando o insights Divergência e eu aqui pensando... Nossa, esse livro é interessante.... Pode ter boas ideias para meu trabalho nos blogs e nas salas de aula também. E como se isso não fosse suficiente ele ensina sobre como consumo, como funciona a propaganda! Parabéns, você colocou o livro no meu mapa.

Jaci
O Que Tem Na Nossa Estante
Nem mais! Além disso o cabelo vai agradecer imenso :D

Adorei o livro :D Faz imenso o meu género e é da minha área :D

NEW OUTFIT POST | Thinking Out Loud.
InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Com certeza o livro deve ensinar bastante.
Beijos e bom final de semana.

Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Ótima resenha amei a dica do livro, obrigado pela visita.
Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
Oi, Monique!
Esse livro não faz muito meu tipo de leitura, mas arriscaria a ler sim. Percebe-se que dá pra aprender muita coisa interessante.
Beijos
Balaio de Babados
Participe da promoção seis anos de Caverna Literária
Esse livro não faz muito meu tipo, mas arriscaria a ler esse ai.
Ele Parece ser Muito Interessante..

Beijos..

https://apegoamaternidade.blogspot.com.br/
Oi,

Amei sua resenha e as fotos estão lindas!


Abraços...

http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/
Achei bem interessante essa leitura, mesmo não sendo o meu tipo de livro preferido, a temática é bem interessante e é um assunto que faz parte da vida de todos né!!
Beijos
BlogCarolNM
FanPage
OI!
Muito interessante!
Olha a fantasma aí voltando, mas daqui a pouco eu posso sumir de novo rs
Beijos
Saudades
http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br/
Olá, Monique.
Apesar de achar a ideia do livro bem interessante, eu prefiro ler ficção, por isso não lerie esse. Mas se não tivesse muitos livros de ficção na fila, com certeza eu leria ele.

Blog Prefácio

Postar um comentário

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter