Gostosuras ou travessuras? Hoje é Halloween!

31 outubro 2016


Sou péssima com postagens temáticas, e não tinha nada para postar de Halloween. Indicação de livros de terror não tenho (não leio), mas as bruxas fazem um grande papel nesse mundo da magia. Decidi trazer um pouquinho sobre a história desse dia, que em muitos lugares é bem "comemorado".

O Halloween acontece um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos”. Pelo fato do 1° de novembro estar cercado de um valor sagrado e extremamente positivo, os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “Halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.

Por ter essa relação intrínseca ao mundo dos espíritos, o Halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras. Na Idade Média, elas se tornaram ainda mais recorrentes na medida em que a Inquisição perseguiu e acusou várias pessoas de exercerem a bruxaria. Da mesma forma, os mortos também se tornaram comuns nesta celebração, por não mais pertencerem a essa mesma realidade etérea.

Entre todos os desalmados, destaca-se a antiga lenda de Stingy Jack. Segundo o mito irlandês, ele teria convidado o Diabo para beber com ele no dia do Halloween. Após se fartarem em bebida, o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga. Contudo, ao invés de saldar a dívida, Jack pregou a moeda em um crucifixo. Para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. Dessa forma, ele foi libertado e nunca mais importunou o homem. Entretanto, Jack morreu e não foi aceito nas portas do céu por ter realizado um trato com o demônio. Ao descer para os infernos, também foi rejeitado pelo Diabo por conta do trato que possuíam. Vendo que Jack estava solitário e perdido, o demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna.

Ao chegarem à América do Norte, os irlandeses trouxeram a festa do Halloween para as Américas e transformaram a lanterna de Jack em uma abóbora iluminada com feições humanas. Os disfarces e máscaras, tão usadas pelos participantes da festa, seriam uma forma de evitar que fossem reconhecidos pelos espíritos que vagam neste dia. Atualmente, as fantasias são utilizadas por crianças que batem às portas exigindo guloseimas no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa. 

E você, já está pedindo gostosuras ou travessuras? Você comemora o Halloween? Tem alguma história maluca para contar desse dia? Quero saber tudo :)

17 comentários

  1. Oi, Monique!
    Eu gosto de livros de terror, mas filme eu estou fora.
    Gostei da sua postagem. Gosto muito de saber mais sobre Halloween.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi, Monique

    Que legal a sua postagem. É muito interessante conhecer a origem das coisas. Eu, particularmente, adoro a data e fico chateada que não temos isso aqui! Hahaha

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Que mara, nunca ia saber o significado deste dia, eu não curto mas... tem gente que gosta rsrs, beijos!
    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Adoro tanto filmes quanto livros de terror, apesar de ficar com medo de dormir sozinha depois, rs. Adorei saber um pouquinho mais sobre a estória desse dia tão famoso.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Uow! Não conhecia a história do Jack! Adorei. Eu gosto muuito do halloween, mas lá de fora. Se fantasiar, sair batendo nas portas e pedindo doces. Meta de vida! hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Essa história é mega interessante!!! Amei o post ficou bem completinho, parabéns.

    Beijos!!

    Camila Nasc | Books click
    www.booksclick.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Minique,
    Ótima postagem! Espero que futuramente eu ainda possa participar de alguma festa bacana dessas do Halloween.

    tenha uma ótima terça :D
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. A história do Halloween é muito legal!
    Eu gosto bastante desse dia mas não comemoro não. Aproveito para ver alguns filmes dos especiais da Tv a cabo hehe
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  9. Apesar de já conhecer a história do Halloween, gostei muito da resenha. :)

    Um beijo, estou te seguindo. Muito bonito o seu blog.

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post. Bem informativo e interessante. Essa frase "Gostosuras ou travessuras?" É bem comum mesmo. Adorei saber o significado dela.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Não sabia da origem! Que legal, curti saber da história!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua postagem. Adoro halloween, mas não comemoro.
    Fiz umas postagens também lá no blog sobre o assunto! =)

    ✯ Instagram ✯✯ Blog Diamante Turquesa ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  13. Olá, Monique! T=)
    Há muitos anos, quando estava cursando a sétima série, tive que fazer um trabalho de final de semestre e meu tema foi halloween, então tive que pesquisar tudo sobre a data e criar uma festinha inspirada nela. Fiquei encantado com a beleza e a diversão dos povos lá de for que comemoram a data. Eles se empenham mesmo e fiquei super empolgado. Aqui acho que a coisa não funciona tão bem, com o mesmo brilho, por isso raramente comemoro.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Instagram: @vidaeletras

    ResponderExcluir
  14. Oi monique!

    Eu gosto muito de gênero de terror, suspense e afins. Tanto pra livros, séries, filmes... incrível que eu me julgava uma pessoa super medrosa, mas depois que passei a realmente entrar no universo, é muito difícil alguma coisa realmente me assustar HAHAHAH

    fiquei bem triste por não ter tido nenhuma festa de halloween pra ir esse ano. Bem chateada :(((

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  15. Adoro o Halloween, mas nunca tive oportunidade de comemorar ou em ir a uma festa fantasia, sempre passo esse dia assistindo os famosos filmes norte americanos principalmente os juvenis onde as festa a fantasia sempre se destacam :D

    http://www.sweetexpected.com.br/

    ResponderExcluir
  16. love halloween! adoro fazer festas sobre o tema <3
    cosgothic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Eu comecei a me aprofundar mais no assunto terror de uns tempos para cá e confesso que estou amando <3
    Eu já conhecia essa história do halloween, é uma época maravilhosa <3


    Sessão Proibida †

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter