Filme: Procurando Dory

11 julho 2016


Um filme muito esperado por todos os fãs de Procurando Nemo. A coadjuvante mais fofa Dory ganhou seu próprio filme (Eba!), e é claro que eu não podia perder esse lançamento. Você já começa a se emocionar antes mesmo do filme começar. O novo curta da Pixar: Piper – Descobrindo o Mundo de Alan Barillaro, é exibido antes do filme começar, e conta a história de um filhote de passarinho que enfrenta um trauma de água/líquidos e o modo como ele consegue aprender a enfrentar esse problema. É de se emocionar (uma pena ainda não estar disponível por inteiro no youtube, se não mostrava aqui para vocês).

Sinopse: Um ano após ajudar Marlin (Albert Brooks) a reencontrar seu filho Nemo, Dory (Ellen DeGeneres) tem um insight e lembra de sua amada família. Com saudades, ela decide fazer de tudo para reencontrá-los e na desenfreada busca esbarra com amigos do passado e vai parar nas perigosas mãos de humanos.

Procurando Dory é um filme emocionante, que fala de superação, a importância da família e amigos e a inclusão na sociedade das pessoas com algum "problema" (como por exemplo, a falta de memória, a ausência de um tentáculo ou problemas de visão), Ótima maneira de ensinar as crianças a respeitar e valorizar as diferenças. Com certeza a grande lição do filme é aprender a beleza de ser diferente.

O Instituto da Vida Marinha, um misto de aquário, parque temático e centro de reabilitação que aparece no filme, dá uma aula de respeito aos animais. O lema do instituto é “resgate, reabilitação e retorno” e mostra que todos os animais marinhos (peixes, entre outros) capturados são tratados e voltam ao oceano.

Vamos conhecer um pouquinho dos personagens desse filme? (pode conter pequenos spoilers)

- Dory: No filme ficamos sabendo que a pequena peixinha é diagnosticada ainda criança com perda de memória recente pelos pais, que se esforçam para ensinar ela maneiras de superar esse obstáculo.

- Destiny: Na aventura de Dory ela encontra uma velha amiga: uma baleia míope chamada Destiny que não pode ver mais do que alguns metros à sua frente. (A miopia é uma condição degenerativa da vista que afeta cerca de 10 milhões de americanos.) Destiny constantemente esbarra e descreve as coisas que ela vê como gotas coloridas. Mas ela também é inteligente, amável e tem uma força física poderosa no filme.

- Nemo: Todos que assistiram o primeiro filme sabem que Nemo tem uma “pequena barbatana”, uma condição física que significa que ele nada um pouco diferente dos outros peixes. Mas isso não o impede de participar da aventura e, muitas vezes, ser mais corajoso do que outros personagens.

- Hank: Um polvo que não quer nada mais além de ficar sozinho, em um tanque, sem ninguém por perto. Ele está com medo de voltar ao oceano, onde ele precisará interagir com outros peixes e criar uma nova vida para si. Podemos pensar que Hank sofre de fobia social grave. Basicamente, Hank não quer estar perto de outros peixes. E parte disso provavelmente é por causa de uma diferença física que precisa ser superada.

Individualmente, todos esses personagens têm algo a ensinar às crianças sobre resiliência (capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos) e auto-estima. Há também uma mensagem linda de união, onde os personagens aprendem a procurar ajuda quando eles não podem fazer algo para si mesmos.

A história em si não é nada de mais, podemos até dizer que é uma cópia do primeiro filme. Mas mesmo assim, a mensagem que traz para as crianças, e também para os adultos é enorme, e com certeza faz tudo valer a pena. Pixar e Disney de novo mostrando que podemos ensinar muito para a sociedade, com pequenos "desenhos". E vocês, já assistiram o filme? O que acharam?


21 comentários

  1. Esse filme é uma fofura! Achei menos engraçado que Procurando Nemo, mas porque em Procurando Dory eles focam mais no sentimental. Que cena é aquela dos pais dela e as conchinhas? Um amoor <33 valeu a pena a espera de anos! Quero mais haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do filme!
    Vi piratão num site mesmo, porque o cinema estava muito cheio.
    Melhor que o do Nemo.

    Chiquereza

    ResponderExcluir
  3. To super louca pra ver esse filme, porque afinal eu era uma criança quando lançou Nemo e não tenho o que dizer, apenas sentir hahahahha, ameeei a resenha!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=gc7mDc7auNM

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada pela história do Nemo e estou super curiosa para assistir Dory. O que dizer sobre o que você escreveu além de: eu necessito assistir! hahaha

    Beijos! (http://psamoleitura.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  5. Oi Monique,
    Estou doida para assistir a esse filme <3 é uma filme que só me lembra os velhos tempos assistindo Nemo.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  6. Esse filme é mesmo um amor, né?! Nemo foi um dos melhores que assisti e há muito tempo, só que eu não esperava um dia vir Procurando Dory. Quando fiquei sabendo da notícia, ansiava cada minutinho pra ir ao cinema. E veja só, amei o filme! Sua resenha ficou linda. Beijos

    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  7. Procurando Nemo marcou demais minha infância então estou louca pra assistir este! Quero ver ainda essa semana. Adorei a resenha <3
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  8. Oii Monique, tudo bem?
    Eu ainda não vi Procurando Dory, mas quero muuuuuito!
    Adoro filmes (principalmente infantis) que passam alguma mensagem pra quem assiste sabe? E fora que me identifico demais com a Dory, minha memória é terrível hahahahaha
    Adorei a resenha, parabéns!

    Beijos!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ai eu ainda não consegui assistir ao filme, mas estou louca para ver!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Monique,
    Ah, eu amei esse filme, achei tão amorzinho.
    To apaixonada pelo Hank e a Destiny haha
    Acho que gostei mais dos personagens desse do que do primeiro.

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. São mesmo, querida :D

    Estou mega ansioso por ir ver este filme :D Mal posso esperar :D

    NEW FASHION POST | What to Wear on Summer Dates.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  12. Oi, Monique!
    Pra ser beeem sincera, eu nunca curti muito a Dory. Por isso, não bate aqueeeela vontade de assistir esse filme.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  13. Morrendo de vontade de assistir esse filme, mas ainda não consegui ir vê-lo. Adorei o Procurando Nemo e se for tão bom quando vou ficar muito feliz em assistir.


    Dani Ramos
    www.donaengenhosa.com.br
    Conheça nossa loja de artesanato: http://perfil.mercadolivre.com.br/DONA+ENGENHOSA

    ResponderExcluir
  14. Eu tô louca pra ver esse filme! Já vi muita gente falar bem, mas que realmente não supera o Procurando Nemo. Ainda assim, acho que a mensagem que ele passa é o mais importante né?

    Um beijo,
    Renata Rigon
    http://blogencantodasereia.com.br

    ResponderExcluir
  15. Acho que a Dory conseguiu roubar até o filme do nemo, então ela mais do que merecia um filme dela <3 acho a personagem uma fofa e tô louca pra assistir também *-*

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  16. Haha, tô louca pra assistir esse filme! Deve ser muito divertido
    Boas de Papo

    ResponderExcluir
  17. Oiiii Monique, tudo bem??? Sabe que eu não dava muita bola para esse filme porque não sabia do que se tratava. Mas agora que conheci um pouco mais sobre ele, com certeza vou tentar ver. Tão bom que histórias infantis tragam esses ensinamentos todos =D
    Mas acredita que nem Nemo eu vi? hahahha, agora vão os dois para a lista =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ainda não me bateu vontade de ver, e olha que eu era muito fã de Procurando Nemo.

    Beijos
    Ingrid Lemos Blog

    ResponderExcluir
  19. Primeira vez que entro no seu blog e já me apaixonei completamente pelo seu cantinho <3 Eu assisti e ameei ! e achei a Destiny uma fofa né? muito engraçada a maneira que a Dory lida com as situações, as vezes ri e as vezes quase chorei durante o filme, ameei sua resenha.

    www.simplesmentecriativa.com.br

    ResponderExcluir
  20. Acho que não é tanto uma cópia do primeiro filme, não. Essa questão do preconceito e aceitação achei bem inovadora.

    O blog volta dia 20!
    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Doryyyy <33333 vamos lá, quem tá beirando os 20 e vinte e pouco, é a nossa vez. Esperei tanto por isso, filme lindo <3333


    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter