26 abril 2016

Leitura: O papiro de César

















Quem adora ler gibi? Imagine então um livro com a história toda em quadrinhos, ou podemos dizer, um gibi gigante com uma qualidade ótima. É assim o novo livro/álbum de Asterix da Editora Record: O papiro de César (nº36).

Sinopse: Este 36º álbum consolida a parceria do ilustrador Didier Conrad com Jean-Yves Ferri e, para manter a tradição ainda mais viva, a história se passa na Gália. Mas qual das suas regiões permanece um mistério? E qual será o tema? E os subterfúgios de César para alcançar seus objetivos, quais serão? Já começou a especulação na internet, mas uma coisa é certa: batalhas não vão faltar! E, sim, novos personagens. Um inclusive detestável. Poções, romanos e uma trama complexa e empolgante... Sim, também bem contemporânea. Enfim, os gauleses estão de volta!








O livro, antes mesmo da história começar, nos apresenta aos personagens principais e suas características mais marcantes. Vamos conhecer:

Asterix é o herói das aventuras Gaulesas. Pequeno guerreiro de espírito sagaz e inteligência viva, aceita sem vacilar as missões perigosas que lhe são confiadas. A força sobre-humana de Asterix vem da poção do druida Panoramix.

Obelix é o amigo inseparável de Asterix. Profissão: Entregador de menires. Adora Javalis e boas brigas. Obelix está sempre pronto a largar tudo para acompanhar Asterix em novas aventuras. Seu grande amigo é Ideiafix, um cãozinho incrível... Conhecido por ser defensor da natureza e por ganir desesperadamente quando vê uma árvore sendo derrubada.

Panoramix, o venerável druida da aldeia, colhe o zimbro e prepara poções mágicas. sua melhor receita é a poção que dá uma força sobre-humana a quem a toma. Mas Panoramix tem outras receitas de reserva.

Chatotorix é o bardo mais chato da Gália. As opiniões sobre seu talento são unânimes: ele se considera genial, mas todos os demais consideram-no abominável. Calado, porém, torna-se um ótimo companheiro.

Abracurcix, finalmente, é o chefe da tribo. Majestoso, corajoso, colérico, o velho guerreiro é respeitado pelos súditos e temido pelos inimigos. Só tem medo de uma coisa: que o céu caia em sua cabeça. Mas como ele próprio afirma: "Quem morre de véspera é peru".









Para quem não conhece, a história de Asterix e Obelix foi inspirada em fatos da história da conquista da Gália pelos romanos. Em 52 a.C., Julio César havia dominado toda a Gália, mas quando partiu, algumas aldeias se revoltaram: a ideia era queimar todas as plantações da Gália e deixar os soldados romanos famintos. Quase toda a Gália queimou! Mas teve uma tribo que, apesar de queimar 20 vilarejos em um só dia, se recusou a queimar sua capital, Avaricum, e chegou a resistir por mais 27 dias, o que naquela época foi um grande acontecimento (devemos lembrar que o exército romano era muito grande e muito organizado!).

Essa resistência de 27 dias de alguns gauleses em Avaricum, inspirou os franceses René Goscinny e Albert Uderzo a criarem os personagens Asterix e Obelix, em 1959. Entre as décadas de 50 e 60, os franceses aprendiam nas escolas que eram descendentes diretos dos gauleses. Na verdade, uma aldeia que tenha resistido durante tanto tempo não existiu, mas muitos costumes retratados nas histórias em quadrinhos de Asterix aparecem em documentos históricos.

Apesar desta edição já ser a numero 36, eu ainda não conhecia e é a primeira vez que leio uma aventura dos já conhecidos Asterix e Obelix. Gostei muito da edição da Editora Record. Super bem feito, e os desenhos de Didier Conrad são muito bonitos. É uma leitura rápida e bem divertida, uma grande aventura.

Com certeza recomendo para todos, tanto quem não conhece e também para quem já conhece e acompanha. Viver essa aventura divertida ao lado de Asterix e Obelix é bem divertido.


................................................................

Editora: Record
Assunto: Quadrinhos
Páginas: 48
Para comprar: clique aqui


Avaliação da Leitura:  

................................................................

24 comentários:

Nossa, faz muito tempo que não leio gibis, mas eu adoro sim. Fiquei bem curiosa com esse título, especialmente porque nunca tinha lido nada a seu respeito. A edição deve estar maravilhosa e eu espero ter a oportunidade de ler em breve. Deve mesmo ser muito divertido.
Beijos, Fer
Adoro Gibis, já conhecia esse, mas nunca li, o post me deixou mega curiosa, parece ser mesmo divertido.
http://souadultaagora.blogspot.com.br/
Será que sou a única pessoa que não curte muito gibis?...hahaha, mas gostei da resenha e me parece bem divertido...vou procurar ler mais a respeito, que sabe eu não passe a gostar.
Abraço,
Eu adoro as HQ's do Asterix e Obelix! São incríveis *u* Agora fiquei curiosa pra ler essa <3
Beijos!

claramenteinsana.com
Eu amo HQs, porém leio muito pouco :( Mas esse ano a minha meta é ler pelo menos umas 15 HQs e a dica desse ja está anotada! Adorei conhecer a obra e o seu blog também que é muuuuuito lindo! Já estou seguindo!! Sucesso!
Beijos,
Luana Agra - http://sector-12.blogspot.com.br/
Oi!
Esse aí nem sabia que tinha HQ.
Legal!

Um grande beijo!
Momentos de moda e beleza
Oi Monique,
Adoro Asterix, esses HQ's são ótimos mesmo.
só não li na sequencia de livros rsrs. Preciso pegar para ler todos.
Bjs e uma ótima noite!
Diário dos Livros
Siga o Twitter
Eu amo história em quadrinhos! E simplesmente amei esse <3

www.vestindoideias.com
Sendo assim tens a tarefas descomplicada. Sortuda eheh :D

Confesso que não gosto muito de BD!

NEW WOMAN TREND POST | Off The Shoulders.
InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Oi, Monique!
Que tempos que não vejo sobre Asterix e Obelix. Na verdade, eu só vi os filmes hahahahah Nem sabia que havia HQs
Beijos
Balaio de Babados
Oi tudo bem?
Primeiro quero dizer que seu blog é lindo e muito fofo. As fotos também ficaram lindas. Quando criança eu lia gibis e tinha mais costume, agora que voltei a ler histórias em quadrinhos por causa de filmes e heróis. Mas acredito que iria adorar ler esse, curto o filme e sempre que passa na TV se tiver oportunidade eu acompanho. E gostei que você falou um pouco da origem dos dois, não conhecia. Beijos.
Asterix e Obelix! Caraaa... Lembrou muito a minha infância.
Ultimamente não ando com tempo pra ler qualquer coisa, mas sinto muita falta de ler gibis.

Adoro essas parcerias. Costumo comprar os do Maurício de Sousa, a Panini tem criado histórias com os personagens de Turma da Mônica.

Amei seu cantinho! Beijos.
Chiquereza
Genteee, eu amo Asterix hahah nao tem uma tirinha deles que eu nao dou risada. No colegial eu vivia procurando tirinhas no livro de portugues pra ver se achava algumas deles e sempre tinha hahaha ja cheguee a assistir ate aos filmes
http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/
Oi Monique sua linda, tudo bem?
Seu blog é um sonho, adoro contos de fadas e todo o seu layout nos leva para eles, risos...
Eu conheço Asterix!!!! Não sabia dessa edição da editora. O mercado agora está investindo nas HQ, faz tempo que não para para ler uma. Mas essa história é muito legal, com certeza vale a pena adquirir, me deu até saudades agora. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oiii, sou completamente apaixonada por essa história <3
Essa história em quadrinhos me deixou bem louca para ler já, seu blog é tão lindo, cada vez que entro me apaixono mais <3
Beijinhos
Olá! Me lembrei da infância, quando lia algumas histórias de Asterix na escola! Mas em HQ, como você diz, devem ficar ainda mais divertidas e as aventuras devem ser ainda mais emocionantes! Fico impressionada de uma criação de 1959 ainda fazer sucesso! Sensacional!
Beijos!
Karla Samira
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Oi, eu até curto HQ, mas esse u deixaria passar, já que não sou fã da historia e dos personagens, principalmente dos protagonistas, mas acho legal a ideia de trazer resenhas de HQs e falar um pouco delas, é uma mudança das tradicionais resenhas de livros.
bjus
Oie!
Nunca li nada de Asterix e Obelix e só lembro dos filmes que assisti e não gostei.
Porém, acho que do gibi/livro eu iria gostar tanto pelo formato como pelo traço ser bem bonito.

Lisossomos
Oi Monique!
Caaaara, fiquei mega empolgada quando vi seu post. Eu lia muito Asterix e Obelix quando era mais nova, era um verdadeiro vício. Depois de um tempo não achava mais para comprar e parei de ler (inclusive doei todas as minhas revistas). Já super quero. o/
Que bom que curtiu a aventura. Espero que continue a ler, vale super a pena.
Beijos
Ownnnnnn como não amar Gibis??? E gente esse é tão lindo, eu particularmente amo essa história e os traços são incrivelmentes bem feitos, adoreiiiii!!!
Oi! Nossa, parece estar lindo mesmo! As ilustrações de gibis sempre me encantam, mas não tenho paciência pra ler, haha queria tanto ter! Não sabia que estavam lançando novos desses, vou dar uma olhada na livraria :D


Beijos, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br
Simplesmente amo as histórias de Asterix e Obelix desde criança! Tenho vários desses livros, mas estão na casa da minha mãe em outra cidade, preciso trazê-los pra correr atrás de completar a coleção. Por ser uma série de livros bem antiga, achei que já tivesse até bem mais que 36... rs... que bom que curtiu seu primeiro contato com ela, sempre me divirto bastante lendo!

Beijo.

Ju
Entre Palcos e Livros
Awm, um gibi gigante, waaaaaa
Que nem um livro?? waaaaaa
socorro jesus, e ainda é uma história maneira!!! waaaaaa
Gostei da resenha, eu queria, se poder doar eu aceito xD

fotofoque.blogspot.com.br
Gente, eu adorava o filme que dava na Globo, mas nunca tinha parado para ler os quadrinhos, adorei a dica! Acho os personagens muito engraçados, e gostei de saber melhor em que eles foram inspirados. Se tiver oportunidade farei a leitura!
beijos
www.apenasumvicio.com

Postar um comentário

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter