17 março 2016

Leitura: Alice edição especial de 150 anos



Mais uma versão desse clássico maravilhoso para mim comentar aqui no blog. Esta edição especial que a Editora Zahar fez em homenagem aos 150 anos de Alice no País das Maravilhas (ano passado) é simplesmente divina.

Um livro vira-vira onde de um lado você lê Aventuras de Alice no País das Maravilhas, e no outro lado, Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá. Na capa uma aplicação em tecido (na lombada), as ilustrações dentro do livro também tem o estilo colagem, e claro, a tradicional capa dura da Zahar que é sempre um elogio porque amo livros com capa dura.





Sinopse: Edição de luxo limitada que comemora os 150 anos do instante mágico em que Alice entrou na toca atrás do Coelho Branco - levando com ela gerações de leitores e fãs. 'Alice: edição comemorativa 150 anos' reúne em um só volume as duas obras mais emblemáticas de Lewis Carroll: Alice no País das Maravilhas e Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. A edição traz texto integral em excelente tradução vencedora do Prêmio Jabuti, além de projeto gráfico primoroso em dupla face, capa dura e com ilustrações de uma especialista e habitante do mundo de Alice: Adriana Peliano, artista plástica e presidente da Sociedade Lewis Carroll do Brasil. Peliano utilizou a colagem como técnica para recriar o inesgotável caleidoscópio de Alice a partir das ilustrações originais de John Tenniel, com referências variadas que vão desde Salvador Dalí, M.C. Escher, Hieronymus Bosch até a arte pop. O resultado são cerca de 130 ilustrações que fisgam e provocam o leitor, convidando-o a jamais deixar de seguir o Coelho Branco.



É difícil falar sobre a história/tradução pois, cada vez que leio uma versão nova desse clássico sinto que parece diferente, mas não sei se é a história ou sou eu que já estou diferente, porque afinal, após eu já ter lido algumas versões, não tenho o mesmo olhar e conhecimento que tinha da primeira vez (igual a própria Alice diz no livro, sobre si mesma e que não se reconhece após crescer e diminuir tantas vezes).

Me pareceu que essa versão se utilizou de palavras ou expressões mais atuais e não tão infantis (quero dizer: palavras que uma criança não entenderia). No final da segunda história (Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá) existe um anexo (O marimbondo de peruca) que era parte do segundo livro mas o próprio autor tinha tirado da versão final do livro, assim, esse capítulo quase que desconhecido permaneceu inédito até 1974.


Este é um ótimo livro para se ter em sua coleção, e também uma boa ideia para quem quer reler esse clássico lindo.

12 comentários:

Essa edição é linda demais. Amo a Alice e estou empenhada em ter uma enorme coleção com todos produtos relacionados. Esse com certeza entrou na wishlist *---*

Beijinhos =*
www.umsofaalareira.blogspot.com.br
Oi Monique!

Eu tenho os dois livros, mas em outra edição, essa sua é linda, adorei as fotos!

Bjs, Michele

O que tem na nossa estante
Muito obrigado querida. Só é pena o preço :D

Adorei conhecer o escritor e a (re)invenção do livro. As ilustrações estão incríveis :D

NEW OUTFIT POST | Black Bomber Jacket
InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
uma bonita edição para guardar ou para oferecer!!

Isabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Olá, tudo bom?
Eu fiquei sabendo desse livro e confesso que tive muita vontade de ler, me parece ótimo. A história me inspira muito, muito mesmo.

Ótima postagem!

†SESSÃO PROIBIDA†
Essa edição é tão maravilhosa que eu necessito ter uma na minha estante! Sou apaixonada por ela e as ilustrações são lindas <3 Tenho muita vontade de ler, porque apesar de tudo, nunca li Alice no País das Maravilhas :x

beijos!!
Meu Conto de Fada
Que coisa mais linda *_*
Acredita que nunca li? HAHAHAHAH. mas gostei muito dessa edição especial..é linda eheheheh.

Beijão :)
http://carolhermanas.blogspot.com.br/
E aí,curte poesia?Estou postando um livro lá no wattpad e juro que não vai morrer de tédio,ahahahah.
https://www.wattpad.com/myworks/41195811-poesias-espalhadas

Ameeeeei essa edição da alice <3 já quero pra mim! achei legal a edição usar uma linguagem mais atual, a leitura fica mais fácil e mais prazerosa :3
http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/
Parece ser uma relíquia. Gostei de como o livro é construído.
Beijos!

http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/
Que edição mais linda *-* Preciosidade <3
Blog Entretanto

Postar um comentário

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter