18 janeiro 2016

Escritores de Contos de Fadas (Parte 2)

Na Alemanha destacam-se Jacob e Wilhelm Grimm, filólogos e grandes folcloristas, estudiosos da mitologia germânica e da história do Direito alemão. Os irmãos Grimm, como são conhecidos até hoje, recolhem da memória popular as antigas narrativas maravilhosas, lendas ou sagas germânicas. Eles visitavam aldeias e ouviam das pessoas que lá moravam histórias que elas ouviram de seus familiares. 

Uma vez que as histórias dos Grimm alcançaram o interesse emocional e inconsciente do público, sua coleção de contos de fadas foi um sucesso. Pessoas de todos os lugares começaram a colecionar contos. Os primeiros textos foram publicados com o título Contos de Fadas para Crianças e Adultos (1812-1822).




Os textos que os irmãos Grimm copilaram do povo alemão, selecionados entre as centenas que havia na memória dos germânicos, acabaram por formar a coletânea que é conhecida hoje como Literatura Clássica Infantil. Seus contos mais conhecidos são: A Bela Adormecida; Branca de Neve; Chapeuzinho Vermelho; A Gata Borralheira; O Ganso de Ouro; A Guardadora de Gansos; Joãozinho e Maria; O Pequeno Polegar; O Príncipe Sapo e muitos outros que correm o mundo. Estes contos, mais tarde, foram reunidos no livro Contos de Fadas para Crianças e Adultos, conhecidos hoje como Contos de Grimm.

De acordo com Coelho (1991) foi no período da Pós-Revolução Francesa, com uma maior pressão para que as crianças se adequassem aos moldes da sociedade que começava a crescer, tais textos de grande força educadora chamaram a atenção daqueles que queriam educar. Os textos dos irmãos Grimm, assim, surgiram em um período no qual se começava a descobrir o universo infantil. 

 _________________
 Para ver os outros posts sobre a origem das histórias que tanto nos encantam, é só acessar a tag Era uma vez (aqui).

18 comentários:

Conheci diversos contos de fadas não só do irmãos grimm como de outros autores, com o livro de bolso Contos de fadas da editora zahar. Acho legal conhecer as histórias originais, mesmo que elas nos cause estranhamento por se mostrar diferente em diversos aspectos do que a gente já está acostumado. Acho que essa atitude dos irmãos grimm ajudaram a eternizar esses contos que poderiam acabar se perdendo com o passar das gerações. Beijos!
Colorindo Nuvens
Nossa que legal , já li todos mais não sabia sua origem . Gostei bastante do post *-*
Bjnhs

http://karoline-caro-sonhador.blogspot.com/2016/01/os-ceus-choram.html
Os contos de fadas principalmente a versão original são bem interessantes, alguns são completamente diferente das versão da disney de hoje em dia :D

http://www.sweetexpected.com.br/
Oi, Monique, tudo bem?

Gente, eu não sabia que eles eram alemães! :O
Com esse sobrenome? Sobrenome em alemão é schumeezweiterkaietr! hhahahahah
Não conheço o conto "A guardadora de gansos"...vou pesquisar! ;)

Beijo
- Tamires
Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
Oi
Muito legal o poste falando sobre eles e que escreveram tantas histórias importantes para as crianças de vários séculos.

momentocrivelli.blogspot.com.br
completamente querida. é algo absolutamente útil :P

ler este post fez-me recordar os meus tempos de escola. houve uma altura em que tive de fazer uma apresentação sobre os irmãos Grimm :D

NEW DIY POST | DIY: Sleep Mask
InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
A maioria dos contos de fadas que li foram inspirados nas histórias dos Irmãos Grimm.
Tenho muita curiosidade em ler as histórias originais.
Beijos
Balaio de Babados
Sabe que durante as feirinhas de Natal aqui na Alemanha eles colocam barracas com bonecos que contam os contos de fadas? Essa aura de educação através das histórias continua bem forte!
Muito legal conhecer um pouco mais da história dos irmãos Grimm.

http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/
Adorei seu blog, estou seguindo para não perder as novidades

Bjss linda, meu blog
Oi, tudo bem?
Esses posts são ótimos!
É ótimos saber mais de quem escrever, saber além do universo que eles criaram.
Bj

@saymybook
saymybook.blogspot.com
gostei de saber um pouco mais...

Isabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Achei legal demais, não conhecia.
Adorei o post.
Beijos
http://masenstale.blogspot.com.br/
Ainda não conhecia os irmãos Grimm, gosto bastante dos teus posts por isso, me ajuda a conhecer melhor as coisas. :D <3
beijos,
http://julietasemromeu2.blogspot.com.br/
Eu tinha um livro de histórias dos irmãos Grimm quando eu era criança. Agora fiquei nostálgica e queria saber o que aconteceu com o livro rs
Bjuxxxx
Oi Monique!
Acho sempre válido sabermos as origens das histórias que conhecemos. E os irmãos Grimm são praticamente sinônimo de contos de fadas, né?
Beijos,
alemdacontracapa.blogspot.com
Que interessante! Eu adorei esse tipo de post. Sempre quis ler os contos originais, sabe? Sem toda a censura que existe hoje.

literarizei.blogspot.com
Adoro os contos dos Irmãos Grimm! Já fiz um trabalho sobre eles, e os contos originais são tão diferentes, que não tem como ler um só hahahah. Tem um livro muito bacana que analisa os contos de fada originais, já viu? Chama: "A psicanálise dos contos de fada" do Bruno Bettelhein, é muito interessante também...
Beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=cyEBCxooGL8

Postar um comentário

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter