Leitura: Gestão e cultura de resultados

07 dezembro 2015


Um dos livros mais interessantes que li neste ano sobre negócios, sem dúvida. Claro – o conteúdo dele é bem orientado para quem trabalha na gestão de empresas, ou está pensando em empreender.
O autor (João Lima) trabalhou bastante tempo no Grupo Gerdau (que convenhamos é uma empresa modelo em gestão); então ele apresenta diversas dicas sobre como direcionar a cultura da empresa para o resultado. Ele apresenta os três pilares da gestão empresarial (que dessa vez não vou contar, para gerar um suspense), e discorre sobre cada um deles, explicando sua importância e trazendo princípios de atuação para cada área. BSC, PDCA, gestão de cultura, papel da liderança, condução de orçamento – este são alguns dos pontos abordados no livro.
Sinopse: Estamos diante de um período em que o grande foco das empresas e das pessoas, em sua carreira profissional, é a busca por resultados. E essa incessante busca, que muitas vezes não é bem-sucedida, acaba nos deixando frustrados e, principalmente, desmotivados. Então, a grande pergunta é: como alcançá-los? João de Lima tem as respostas. Depois de quarenta anos trabalhando como consultor de Recursos Humanos e de Desenvolvimento Organizacional nas empresas globais Gerdau e Magnesita, hoje fundador da Fractal Resultados, uma empresa de consultoria de gestão, ele decidiu que chegou a hora de passar adiante todo o seu conhecimento nessa área e ajudar a todas as empresas que almejam alcançar uma Cultura de Resultados tão bem-sucedida quanto aquela que ele ajudou a construir nessas empresas. De forma bastante didática, este livro traz a você o modelo para alcançar esses resultados sob uma perspectiva bastante eficiente, comprovada pela vasta experiência do autor.



O livro tem a capa bem chamativa, atraente e colorida. E a diagramação é muito boa, não fazendo a leitura ficar cansativa. Resumindo: se você trabalha em uma empresa que precisa alcançar melhores resultados (acho que qualquer uma, né?) e por acaso você atua em uma posição de liderança – largue tudo agora e comece a ler este livro. Já. Certamente ele vai ajudar bastante a você desenvolver suas estratégias para 2016.

14 comentários

  1. nunca tinha visto falar desse livro .. realmente a capa é bem chamativa
    bjus lindona
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir
  2. É um tema muito importante para o mercado atual. Gostei.
    Boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A Gente sempre trás livros interessante de estudos. Sempre acompanho de perto os lançamentos deles. Adorei conhecer mais sobre Cultura de Resultados.

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Os livros são uma boa ferramenta de aprendizagem.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Oi Monique =)
    Adorei a sua dica, estou lendo um agora sobre empreendedorismo.
    Já adicionei ele a minha lista, e quem sabe não é uma das leituras de 2016.

    Beijos de Luz,
    Marinah | Meu Doce Apartamento - Literatura, Culinária, Caseirices e muito amor!♥

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar desse livro, e parece interessante. Adoro esses livros voltados para crescimento profissional.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  7. Obrigado querida :D A chila é uma espécie de abóbora :D Ficam deliciosos mas podes fazer a receita base e substituir a abóbora por outro ingrediente :D

    Adorei o livro. Sou louco pela temática de gestão. Quem me dera recebê-lo no Natal :D

    NEW OUTFIT POST | Happy Grey Days
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante para quem trabalha na área, vale apena conferir :D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Estou precisando de um livro assim, para negócios. Iria me ajudar bastante nas vendas haha
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
  10. Não faz muito meu estilo esse tipo de livro, mas tua resenha ficou ótima.
    Adoreiii
    bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  11. Suas resenhas de livros são super produtivas, são livros que nos fazem realmente pensar e aprender algo <3 eu adoro!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não sou muito fã de livros de negócios, já que não atuo em nada da área, mas acho interessante que existam livros de assuntos variados para ajudar as pessoas independente do que precisam. Ótima resenha.

    Beijos!
    www.meianoiteequinze.com.br
    www.youtube.com/ferzucolotto

    ResponderExcluir
  13. Oi! Tudo bem contigo, moça?

    É fato que em 2016 lerei alguns livros sobre empreendedorismo e negócios, especialmente para reforçar conceitos da minha área. Acredita que até o momento não encarei um exemplar que aborde essas questões organizacionais? Esse parece um bom livro para orientação!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter