Leitura: Pinóquio no País dos Paradoxos

18 setembro 2015


Já assisti muitos filmes sobre a linda história do Pinóquio (o boneco de madeira que sonhava em se tornar um menino de verdade). Mas nunca tinha lido um livro que contasse a história. Apesar deste livro não ser sobre a história unicamente, e sim sobre paradoxos e problemas da lógica com base na história, cada capítulo conta um pouco deste clássico, o que me deixou louca de vontade de ler um livro sobre a história, na integra.

Então, editora Zahar, fica a dica como uma opção para a próxima história dos clássicos edição bolso de luxo que eu iria adorar ter em minha coleção: Pinóquio.

Sinopse: O boneco de madeira mais popular de todos os tempos se deparará com grandes enigmas e problemas lógicos da história universal. Revivendo os passos de Pinóquio em seu percurso de transformação de boneco em menino, o matemático e escritor Alessio Aprosio recria a conhecida história e lança mão de novos cenários, desafios e situações paradoxais, conduzindo o leitor através das reflexões lógico-matemáticas mais famosas da história. De paradoxos antigos e famosos, como o da mítica corrida entre Aquiles e a tartaruga ou mesmo aquele do navio de Teseu, a quebra-cabeças mais modernos, que desafiam o raciocínio e parecem insuperáveis. Em cada capítulo, nos depararemos com um paradoxo, seguido por box explicativo - sob o ponto de vista seguro do Grilo Falante, com a descrição do raciocínio lógico apresentado, sua origem, história e... a solução. Para leitores de todas as idades!
---------------------------

Nunca fui muito fã de matemática e lógica, então não tinha certeza se iria amar ou odiar esse livro. Mas sempre gostei de mistérios e ler sobre esses paradoxos e a resolução deles, foi como resolver mistérios.

Achei super interessante a explicação sobre o paradoxo do voto, o paradoxo do aniversário, o problema do trielo e também sobre viagem no tempo. A capa do livro é linda e a diagramação é muito bem feita, deixando a leitura super leve de se fazer.

Pinóquio é uma história rica, cheia de personagens com significado e com uma grande mensagem: Você só consegue realizar seus sonhos se fizer sempre a coisa certa (estudar e trabalhar) e nunca desistir, mesmo após algumas "falhas" no meio do caminho.

Eu adorei ler este livro, me "abriu a cabeça" e agora já penso diferente diante de várias situações. Recomendo para todos a leitura, conhecer esta história e desvendar esses problemas e paradoxos da história do Pinóquio.

12 comentários

  1. Nossa! Deve ser um livro riquíssimo. Imagino as conexões que tem no livro. Eu também não gosto muito de matemática, e adorei O homem que calculava.

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu também não sou muito chegada a resoluções de lógica e matemática, mas gosto particularmente de desvendar mistérios mentalmente, acho que livro traz isso pra gente, Boa dica!!!
    www.blogdaingridzinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A maioria dos livros de contos de fadas que desejo é da editora Zahar, adoro as ilustrações de capas que eles trazem e amei saber um pouco mais sobre esse livro, adoro a história de Pinóquio, mesmo que assim como você não seja muito fã de matemática e lógica :D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro deve ser super legal!! Fiquei bem tentado a ler!
    bjs
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito curiosa pra ler esse livro! Deve ser realmente muito legal!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ollá Monique ^^
    Ahhhh as edições da Zahar *-* sou extremamente apaixonada, por enquanto tenho apenas uma mas pretendo comprar as outras pois são todas um amor ♥
    Assisti muitas vezes quando criança o filme da Disney do Pinóquio e de livro nunca li nenhum que conta a historia em si, somente Pinóquio as Avessas de Rubem Alves que é uma versão baseada na historia mas que traz importantíssimas reflexões em relação aos processos de ensino e aprendizagem. E confesso que depois que li esse livro do Rubem Alves ficou bem mais difícil ver de outro modo a historia do Pinóquio ao não ser de uma forma mais psicológica.

    Beijoxx.
    Princess of Love ♥ http://maria-gabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oláá!
    Esse livro realmente parece ser interessante demais, é uma leitura que eu gostaria de fazer.
    Amei a dica.
    Beijos
    Masen's tale ❤

    ResponderExcluir
  8. Poxa, que livro mais fofo, adorei a capa dele e a história parece ser bem divertida hahaha
    Beijos, Um Mundo Em Duas 

    ResponderExcluir
  9. Pinóquio...oba!!! Adoro essa história, lembro de ler quando criança.
    Fiquei super interessante de ler essa versão que fala sobre os paradoxos...parabéns pela resenha.

    Dani Ramos
    www.donaengenhosa.com.br
    https://www.youtube.com/c/DonaEngenhosabyDaniRamos?sub_confirmation=1

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, fiquei mega curiosa <3
    Adoro o pinóquio.
    bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, o livro deve ser riquíssimo! Essas histórias são muito boas, fiquei mega curiosaaa

    Beijos, Love is Colorful & Sorteio Lentes para Celular

    ResponderExcluir
  12. Olá :) Nunca tinha visto esse livro, essa é a primeira resenha que leio sobre a obra. :D
    Gostei muito da proposta, é uma ótima forma de entender/aprender matemática.
    Eu gostava dessa matéria, pois achava interessante, apesar de ser meio "complicada". kkkk (Pinóquio <3 ... Beijos!!!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter