Leitura: Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa

25 setembro 2015


Quantas vezes por dia a gente está negociando coisas? É um prazinho maior para entregar aquele material para o chefe ou mesmo convencer o namorado a comer naquele restaurante: tudo isso é negociação pura. Por isso estive lendo o livro Negocie Qualquer Coisa com Qualquer Pessoa, do Eduardo Ferraz, publicado pela Editora Gente. Embora o título do livro seja muito exagerado, na prática ele traz uma série de dicas para você usar na sua próxima negociação.


Sinopse: Saber negociar é a competência número 1 para o sucesso em qualquer área. Isso vale para quem trabalha como negociador, mas também para aqueles que não sabem ou não gostam de negociar, pois essa dificuldade resulta em grandes prejuízos financeiros e emocionais. A verdade é que fazer acordos ruins prejudica o trabalho, os relacionamentos e o cotidiano de qualquer um. Eduardo Ferraz demonstra nesta obra maneiras de negociar muitas situações delicadas. Por exemplo: Como dizer não sem ofender? Como expor seus talentos sem parecer arrogante? Como aumentar seus ganhos? Como lidar com pessoas difíceis? Como definir uma remuneração justa? Como reagir a uma proposta absurda? Como evitar conflitos? Como agir em relacionamentos problemáticos? Você terá acesso a técnicas práticas para obter ótimos resultados —profissionais e pessoais – em pequenos e grandes acordos ao negociar qualquer coisa com qualquer pessoa.


Nos primeiros capítulos o autor apresenta algumas histórias, simulando situações de negociação. Não gostei muito dessa parte, mas entendi a intenção de exemplificar utilizando determinados casos. A partir da metade a leitura fica mais dinâmica, e o aproveitamento do texto melhora muito.

Além de um teste para medir a sua capacidade de negociação, o autor dedica uma boa parte do livro ao estudo da contraparte da negociação: seu chefe, namorado, vizinho, etc. Bem bacana: afinal se você conhecer o seu "oponente" poderá propor soluções que fiquem boas para ele (e melhores para você).

Eduardo Ferraz mostra como negociar diversas situações delicadas. Por exemplo: Como dizer não sem ofender? Como expor seus talentos sem parecer arrogante? Como aumentar seus ganhos? Como lidar com pessoas difíceis? Como definir uma remuneração mais justa? Como reagir a uma proposta absurda? Como evitar conflitos? Como agir em relacionamentos problemáticos?

Um dos tópicos que mais chamou minha atenção foi “saiba sempre quais os seus limites”. Muitas vezes, por falta de preparo, a gente entra em uma negociação sem saber até onde pode ceder, e quando se deve sair da mesma. Se você estiver consciente de cada etapa da negociação poderá obter resultados melhores.

Recomendo lerem esse livro. É o estilo: Use para os negócios ou para a vida. Tenho certeza de que a leitura pode ajudar bastante a quem quer melhorar o seu poder de persuasão.

11 comentários

  1. adorei o livro kk ja coloquei na minha lista de desejados.
    otimo para quem negociar coisas e saber como agir
    ta rolando um sorteio la no meu blog. participa
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/2015/09/sorteio-de-aniversario-1-ano-de-blog-o.html

    ResponderExcluir
  2. Eu lido com prazos toda a semana no trabalho, e até que me viro bem, por que eles são bem flexíveis, mas é uma leitura interessante, adoro esses livros com dicas sobre comportamento.

    http://sobremimemeumundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser legal pelo o que tu disse. Parece que interage com o leitor, livros assim são ótimos.

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
  4. Necessito ler um livro desses rs, parece ser ótimo e parece ajudar muito principalmente na rotina de trabalho :D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oláá!
    Já quero esse livro, haha. Acho essas coisas interessantes demais, sem contar que são super úteis.
    Beijos!
    Masen's tale ❤

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro aproveitador. Deve trazer muitas dicas.
    Boa semana!

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  7. Preciso desse livro urgentemente kkkkk serio, minha vida necessita disso, já vou ate procurar pra baixar ou se nao tiver em pdf, comprar mesmo kkkk obrigada pela dica literária :3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii! Achei esse livro super legal!
    Vou procurar saber mais sobre ele!
    Beijo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a resenha..me parece um livro muito instrutivo.

    Dani Ramos
    www.donaengenhosa.com.br
    https://www.youtube.com/c/DonaEngenhosabyDaniRamos?sub_confirmation=1

    ResponderExcluir
  10. Oi Monique,
    Achei a proposta do livro interessante
    Quero para praticar aos domingos, com meus pais, para pedir pizza haha

    bjs e tenha uma ótima terça.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter