Verdadeiras Brancas de Neve

31 maio 2015

Segundo o site Fala Cultura, Schneewittchen (Branca de Neve), conto alemão coletado pelas pesquisas dos irmão Grimm, pode ter sido inspirado na vida de duas jovens:

Essa é a Margarete von Waldeck, reparem
que ela é super branca e tem cabelos negros.
A Condessa Margarete von Waldeck vivia na região que hoje corresponde ao noroeste da Alemanha, onde na época predominantemente mineira. Naquele tempo, era comum que as crianças pequenas trabalhassem nas minas, por sua facilidade de entrar em corredores estreitos e apertados. Essas crianças tortas e subnutridas eram conhecidas como ‘anões’ de minas.

Margarete era considerada uma jovem muito bonita e graciosa, mas odiada pela segunda esposa de seu pai. Aos dezessete anos, a jovem deixou sua cidade natal por conta de desentendimentos com sua madrasta, e parte para Bruxelas, onde conquistou o coração de um jovem príncipe, que viria a tornar-se Felipe II da Espanha. Antes de viverem seu ‘felizes para sempre’, contudo, Margarete morreu — provavelmente vítima de veneno, se considerarmos a letra tremida de sua carta final, sintoma de envenenamento. A morte prematura (aos 21 anos) de uma jovem bela fixou-se no imaginário popular, dando origem a mitos que podem ter influenciado os Irmãos Grimm. 

As desavenças de outra jovem com sua madrasta, 200 anos depois, pode ter trazido alguns detalhes adicionais ao conto. Maria Sophia Margaretha Catharina von Erthal, foi maltratada por sua madrasta no castelo em que vivia com seu pai, em Lohr. Detalhe: a madrasta em questão recebeu de presente de casamento um espelho famoso, conhecido como ‘Espelho Falante’. Soa familiar?”

Vale ressaltar que de uma história pra outra se passaram 200 anos, mas com histórias tão parecidas, é impossível não relacionar uma coisa a outra e acabar criando um conto de fadas.



Ps: Para quem é fanático por Once Upon a Time (que nem eu hehehe) pode ver ai uma semelhança. Na série a Branca de Neve, se chama Mary Margaret Blanchard, o que é uma vaga lembrança/semelhança à essas duas "verdadeiras brancas de neve". Praticamente uma junção de nomes.

11 comentários

  1. Achei muito legal! Eu sempre me perguntei de onde saia tanta criatividade, mas com essas histórias que tu contou ai no post, não é dificil abrir a imaginação e pensar em outras situações!
    Adorei o post ❤
    Beijos,
    www.garotasaomar.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber dessa curiosidade. Sou fanzão de OUAT tbm!

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, amo saber as verdadeiras histórias por trás dos contos. Nunca tinha visto de onde surgiu a expiração para Branca de Neve, amei!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Realmente, mesmo com 200 anos de diferença elas são muito semelhantes. É muito bom saber uma teoria sobre a origem da história, especialmente essa que não é muito comentada.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que interessante! Eu sempre fico me perguntando de onde vieram todas as histórias dos contos de fadas, legal conhecer as origens da Branca de Neve! E que legal essa semelhança com Once Upon a Time :D
    Bjss

    http://www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
  6. Não sabia a origem da história da Branca de Neve, que legal <3 E Once Upon a Time vale a pena? Eu só vi o primeiro episódio e tenho preguiça por conta das mil temporadas HAISDUHAI

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Olá. Adorei o post e confesso que não sabia desses detalhes. Muito esclarecedor. Divulgo também um post que fiz sobre Branca de Neve nas músicas de gêneros do heavy metal

    http://santuariodometal.blogspot.com.br/2015/05/literatura-e-musica-branca-de-neve.html

    :)

    ***
    ladyblackraven.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Então, em Once Upon a Time fizeram bem a interpretação da Branca de Neve né? Gostei disso! Eu assistia com a minha irmã, mas ela me passou aí eu parei de assistir, depois volto a ver sozinha mesmo.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  9. Caramba, adorei. Não sabia disso!! Sou viciada em Once Upon A Time, e identifiquei na hora as semelhanças haha Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro as histórias originais <3 são muito mais legais e profundas de certa maneira!! Apesar de eu saber todas as falas do clássico da disney D:

    bjs,
    Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  11. Que interessante...adoro estes posts que falam sobre curiosidades das histórias que são mais lendas do que histórias de fato!

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter