26 abril 2015

O "Contar Histórias" (Parte 2)




















As fábulas surgiram na Grécia, embora encontremos fábulas em poetas ainda mais antigos. Esopo foi intitulado como o grande criador do gênero na Grécia. Segundo o dicionário Larousse (1999):

As narrativas que lhe são atribuídas foram publicadas por Demétrio de Falero (séc. IV a.C.) e, reduzidas a quadras por Ignatius Magister (séc. IX), foram conhecidas assim durante toda a Idade Média. Entre os latinos, Fedro, liberto de Augusto, prolongou a tradição esópica, que na França medieval conheceu extraordinário prestigio através dos Bestiários e dos Fabulários. Os humanistas da Renascença adaptaram Fedro e Esopo em prosa ou em versos latinos, mas as melhores fábulas encontram-se entre os contistas, como Rabelais e Bonaventure Des Périers. La Fontaine desenvolveu esse veio à perfeição, obscurecendo seus contemporâneos (Benserade, Perrault, Fénelon) e tornando insípidas as obras dos que, após eles, ousaram abordar o gênero, de Lessing e Florian a Jean Anouilh. Só o russo Krylov conseguiu, em suas Fábulas (1809-1844), traduzir a sabedoria e a linguagem saborosas do povo de seu país (LAROUSSE, 1999, p.2334).

        
Neide Smolka (2004), tradutora do livro Fábulas completas de Esopo, diz que a fábula teria nascido na Ásia Menor e daí passado para as ilhas gregas, chegando ao continente helênico. Ela também acrescenta que a fábula ficou conhecida com magnitude na Grécia, pois é onde ela passa a ser considerada como um tipo específico de criatividade dentro da teoria literária.
Entre muitas fábulas conhecidas podemos citar: A Galinha dos Ovos de Ouro, A Lebre e a Tartaruga, Os Dois Pombos, entre outros. O animal que fala, nestas histórias, desempenha o papel de colocar à distância comportamentos humanos e sociais, e assim, melhor conscientizar o leitor. Uma vez que os animais não são subordinados a normas sociais, podem adotar comportamentos fora dos parâmetros da ética e da moral civil.


* Esse é o terceiro post com partes da minha monografia (trabalho de conclusão de curso) sobre contos de fadas. Para ver os outros é só acessar o Era uma vez (aqui).

10 comentários:

Eu tinha um livrinho para cada fábula, era muito legal, agora não lembro a onde foram parar os livrinhos. Vai ter parte 3? Se tiver, me avisa.

Beijos!
www.likeparadise.com.br
Desde pequena amo fábulas! Uma história com uma lição final é uma história completa *-*

http://blogquerida.blogspot.com.br/
É engraçado como a gente pensa em fábulas e contos como "coisa de criança" (porque né, ouvimos na infância), mas a verdade é que elas estruturam grande parte do nosso pensamento deeeeeesde o início da humanidade quase XD Outra coisa que eu achei curioso pesquisando sobre a Cinderella na Wikipedia sahudisah é que é uma historinha que surgiu "em várias partes do mundo".

Ah, vocês vão adorar ir pra Disney <3 Sobre sua pergunta, fomos no final de janeiro e variava muito, com manhãs frias e tardes quentes. Tem dias que eu to de regata, dias que estou com um casacão grosso, dias que ia de blusão de lã e tirava...E isso que eu sou friorenta, porque tinha gente só de camiseta mesmo! Diria que o clima era ameno, não fazia calor, mas não é um frio insuportável como no resto dos EUA (imagino né, porque não conheci ahsdiau). Tem mais perguntas? To pensando em fazer um FAQ :3

beijos, Vickawaii
http://finding-neverland.zip.net
Gosto muito de fábulas. Elas trazem muitas lições importantes sobre a vida, fora que eu amo ver os animais falarem rsrs

jj-jovemjornalista.blogspot.com.br
Quanto mais eu leio partes da sua monografia, mais eu amo as histórias. Fábulas então.. É tanto amor, tanta inocência!! Bjs

http://www.mayaravieira.com.br/
Acho que não tenho nenhuma fábula marcante para mim, mas com certeza elas fazem parte das nossas infâncias.
Beijos,
alemdacontracapa.blogspot.com
Acho que a única fábula que lembro de ler e saber a moral é A Lebre e a Tartaruga.

http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/
As fábulas são incríveis. Muito interessante estudar como tudo isso surgiu :)
Bjss

http://www.estrelaminha.com/
É muito interessante a história e de como tudo isso surgiu... principalmente para quem é amante de leitura e escrita;-)
Beijos e beijos^.^
Adorei o blog, Seguindo!!!
http://thathabulle.blogspot.com/
Olá! Adoro fábulas <3 Acho muito interessante e bacana a forma que colocam alguns pontos. Adorei o post, nunca tinha parado para pensar como surgiu.


Beijos,
www.carolespilotro.com

Postar um comentário

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter