O "Contar Histórias" (Parte 1)

22 abril 2015

                     Branca de Neve, ilustração de 1905, feita por Franz Jüttner





























.
A data do surgimento dos contos é incerta. O que se sabe de concreto é que são muito antigos. O ato de narrar histórias surgiu da necessidade humana de procurar uma explicação para os fatos que aconteciam. Antigos povos em volta da fogueira narravam seu cotidiano de caça e sobrevivência, clamando por deuses e tecendo histórias para explicar o mundo ao seu redor.
De acordo com Corso e Corso (2006):

A função das narrativas maravilhosas da tradição oral poderia ser apenas a de ajudar os habitantes de aldeias camponesas a atravessar as longas noites de inverno. Sua matéria? Os perigos do mundo, a crueldade, a morte, a fome, a violência dos homens e da natureza. Os contos populares pré-modernos talvez fizessem pouco mais do que nomear os medos presentes no coração de todos, adultos e crianças, que se reuniam em volta do fogo enquanto os lobos uivavam lá fora, o frio recrudescia e a fome era um espectro capaz de ceifar a vida dos mais frágeis, mês a mês (CORSO e CORSO, 2006, p.16).

        
Antigamente os homens contavam sua vida e experiências através de desenhos feitos em cavernas ou nos mais variados suportes como cerâmica e madeira. Também transmitiam sua vida através da oralidade.
Além de contarem os acontecimentos do cotidiano, os homens de antigamente desenhavam sua vida na parede das cavernas. Os mitos surgiram da preocupação do homem em entender o mundo à sua volta. Nesse sentido os mitos foram o primeiro sentir filosófico do homem.
Segundo Góes (1991):

Esta é a primeira preocupação com valor científico a surgir no homem, seu primeiro sentir filosófico. Ele tem de dominar as causas do fenômeno, portanto, com elas a natureza. Para transmitir tal experiência às gerações seguintes, de forma sintética e fácil, nasce a narração criadora, traduzida nos mitos e todas as lendas, onde o universo e suas forças poderosas aparecem corporificadas, animadas, tornadas deuses e atuando com vontades semelhantes às necessidades do homem primitivo (GÓES, 1991, p.64).

        
As fábulas são narrativas onde animais falam e geralmente são os personagens principais. O grande diferencial delas, para os contos, é que sempre ensinam uma lição na área moral.


* Na próxima postagem estarei contando mais sobre as fábulas. Esse é o segundo post de vários que vou fazer com partes da minha monografia (trabalho de conclusão de curso).
Algumas pessoas me perguntaram que curso da faculdade fiz essa monografia, então respondendo, foi para o curso de Publicidade e Propaganda. O tema da monografia é 'Contos de fada na Publicidade: Branca de Neve, consumo e representações'. Já me formei a mais de 4 anos, então naquela época existiam poucas coisas sobre o tema (se comparado a hoje que sai um filme a cada mês, e tem séries e livros a toda hora). Então respondendo uma outra pergunta que fizeram: Não foi fácil conseguir material para a mono. Ela tem 100 páginas só, acredito que se tivesse fazendo ela hoje, daria para ter tranquilo de 150 à 200 páginas de tantos novos conteúdos que surgiram.
Vocês pediram também se eu iria disponibilizar minha monografia na integra. Acredito que nem seja necessário, porque como eu disse, para o tempo de agora, ela já é bem desatualizada, por isso vou postar os conteúdos mais relevantes dela (como a parte histórica). E quem sabe vou atualizando com os tempos de agora nos futuros posts.
Espero que estejam gostando. Abraços.


10 comentários

  1. Oi Monique!
    Nossa…olha como a Branca de Neve mudou para aquela que conhecemos.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando ler um pouquinho do seu tcc. Muito bem feito.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sim, estou gostando. Muito bom ver a história de um outro jeito. Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa que lega o tema do seu tcc. Você deve ter viajado bastante né, nesse assunto.
    E adoro fabulas, foi com elas que eu aprendi a ser quem eu sou, verei o próximo post para entender mais.


    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito legal mesmo, tô adorando acompanhar essa série de posts :D
    Bjss

    http://www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
  6. Estou adorando ler esses textos..parabéns pela escolha do tema!!! Vou ficar esperando mais...

    Dani Ramos
    https://www.donaengenhosa.com.br
    https://www.elo7.com.br/donaengenhosa
    https://www.youtube.com/c/DonaEngenhosabyDaniRamos

    ResponderExcluir
  7. Ai que demais! Adorei o post e a ideia de passar tais informações aos seus leitores ^^

    Bjs!

    Seguindo aqui ;)

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  8. Adorei haha, ficarei de olho, adoro fábulas. Muito bom :D

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oláá, tudo bem?
    Achei legal demais o tema que vc escolheu para o seu trabalho final do curso.
    Aguardarei a próxima postagem.
    beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a ilustração da Branca de Neve é um dos meus contos de fadas prediletos, e que bacana e interessante saber como surgir esses contos, já imaginava que seria dessa forma, uma história narrada no caso em volta da fogueira e que de alguma maneira acabou passando de geração em geração e modificando com o tempo ;D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter