24 março 2015

Leitura: Link-se: transforme sua rede de amigos em um círculo de oportunidades





















Confesso que comecei a leitura deste livro sem grandes expectativas. Porém o tema se anunciava interessante: como transformar os contatos pessoais em oportunidades de negócios. Agora, depois de ler os 10 capítulos, tenho a satisfação de dizer que o livro é excelente – vale mesmo muito a pena.


Sinopse: O mundo dos negócios hoje exige muito mais do que um bom diploma. Na verdade, um bom diploma é o de menos para quem deseja ter sucesso profissional. É preciso uma ótima rede de relacionamentos – mais do que networking –, uma rede de pessoas em quem confiamos, algo raro na vida profissional. Muitos integrantes do mundo do trabalho acreditam que já se sabe tudo sobre construir relacionamentos. Afinal, já desenvolvemos e utilizamos os conhecimentos básicos de networking para chegar aonde nos encontramos agora. Sabemos trocar cartões de visita, manter uma conversa breve e passar rápido para a pessoa ao lado. Construir relacionamentos é isso, certo? Não mesmo! Pense no resultado desse networking clássico: uma vasta pilha de cartões de visita de pessoas das quais pouco sabemos e que, é provável, nunca mais veremos. A conclusão é simples: a maneira de fazer contatos, à moda antiga, não funciona no atual mundo profissional. Hoje, as pessoas querem fazer negócios com quem confiam. Querem recomendar e se relacionar com pessoas nas quais confiam. E a confiança não se constrói trocando cartões de visita durante três minutos de conversa. Leslie Grossman mostra como utilizar estratégias comprovadas para formar conexões pessoais e atingir o sucesso profissional por toda a carreira. Link-se, e descubra o poder do seu círculo profissional.

O conceito central do livro é “forme sua Comitiva”. Pense no seu círculo de amigos mais próximo como sua equipe. Este é um grupo de pessoas que ajudam-se uns aos outros a conseguirem empregos melhores ou fecharem grandes negócios, através de um apoio recíproco e constante. Transformar amigos em sua “Comitiva”: este deve ser o seu mais primário objetivo profissional.

Um pensamento que achei particularmente genial nesse contexto foi o do Antinetworking. Antes de ler o Link-se eu enxergava o networking como a ação de entregar o máximo de cartões possíveis em um evento, ou adicionar muitas pessoas aos meus perfis de redes sociais. É para desconstruir este conceito que a autora cita o Antinetworking: ele consiste em criar uma conexão verdadeira com as pessoas, mesmo que em menor quantidade. Faz sentido: é mais provável que você consiga uma indicação para um emprego melhor de alguém com quem conversou bastante e fez alguma amizade; do que de alguém para quem você mal entregou um cartão às pressas. 

Mas o bacana mesmo do livro são as técnicas: ele apresenta o “como” fazer. Como criar laços com as pessoas, como aproveitar as oportunidades de networking, como usar bem as redes sociais para aumentar sua comitiva – e como extrair o máximo dela.

Em resumo: se você quer crescer profissionalmente, este livro certamente vai mudar alguns dos seus conceitos. Leitura altamente recomendada. 

16 comentários:

Se eu o visse em uma livraria acho que não iria me interessar, mas depois de ver sua resenha mudei de ideia. É super legal! Ótimo também para esse mundo do blog em que estamos inseridas, principalmente para quem quer trabalhar nesse meio. Bjs

http://www.mayaravieira.com.br/
Não é o meu estilo de livro mas achei bem interessante, network (e saber como faze-lo) é essencial no mundo que vivemos hoje em dia!
Um beijão,
Gabi do likegabs.blogspot.com ♥
Assim, você falou muito bem e fiquei até um pouco curioso sobre o livro. Gostei da resenha, mas o gênero não me chama atenção, por isso acho que não leria :/

Bjs!

http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br
Cara me apaixonei completamente pela sinopse>Arrasou bjkas http://garotafucada.blogspot.com.br/
Ter uma "rede" é tudo! Sou apenas uma estagiária e já nessa fase percebe-se o quanto é importante ter contatos e boas indicações!

Beijos, Vickawaii
http://finding-neverland.zip.net
Gostei! Ainda mais eu que to aprendendo isso na faculdade também e já trabalhei com isso em uma empresa e tal. Achei o livro bem interessante pra mim, entrou na minha wishlist.

Beijos!
www.likeparadise.com.br
Que legal! Nunca ouvi dizer rs to tao longe com livros ultimamente :/

Um abraço beem apertado do blog:
Mundo da Fani <3
Estou precisando ler isso! Quem sabe não me ajuda? rs
Beijos
Achei a ideia do livro promissora e bastante atual.
Gostei do blog e sempre estarei por aqui agora!
Beijos e bom resto de semana.

http://www.jj-jovemjornalista.com/
Adorei a resenha Monique. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser muito interessante. beijo

www.revistadarafa.com.br
Oi Monique! Acredita que eu nunca pensei em ler um livro assim? Gostei muito da dica! Bem legal essa ideia! Com o nosso blog nós fizemos isso. Somos três amigas que nos juntamos para criar uma ''empresa''. Esse livro vai ajudar muito!

Bjs, rasgadojeans.blogspot.com
Oi tudo joia?
Ótima resenha, mas o livro não me chamou muito a atenção não;

Beijos
intoxicadosporlivros.blogspot.com.br
Uau Monique! Acho que comprarei esse livro agora depois de sua resenha o-o parece ser muito instrutivo!! Não curto muito redes sociais, mas são um tipo de mau necessário nos dias de hoje XD

xx Carol - Espilotríssimo
www.carolespilotro.com
Esse Antinetworking tem toda a razão no livro. Parando para pensar é realmente melhor consegui as coisas por um vinculo com uma pessoa do que algo que é meio forçado, sei lá.

Gostei desse livro!

http://www.agindodiferente.com/
Muito interessante!! Fiquei bem curiosa para ler :)
Bjss

http://www.estrelaminha.com/
Fiquei muito interessada em ler o livro, com certeza vou procurar quando for na Saraiva.

Beijos
www.needfulglam.blogspot.com

Postar um comentário

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter