O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

23 abril 2008

O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Li o livro"O Retrato de Dorian Gray" por causa de um trabalho na faculdade, e adorei a história. Este é um romance escrito por Oscar Wilde, que foi publicado pela primeira vez em 1890. A história gira em torno de Dorian Gray, um jovem aristocrata em Londres, cujo retrato é pintado por um artista chamado Basil Hallward. Dorian faz um pacto Faustiano em que seu retrato envelhecerá e mostrará os efeitos do seu comportamento decadente, enquanto ele permanece eternamente jovem e bonito.

À medida que Dorian Gray se envolve em uma vida de prazeres hedonistas e imoralidade, o retrato se torna cada vez mais grotesco, refletindo os efeitos de suas ações. A obra explora temas como a busca pelo prazer, a corrupção moral, a decadência da sociedade e a relação entre beleza e moralidade.

"O Retrato de Dorian Gray" é considerado uma das obras-primas da literatura do século XIX e é conhecido por sua sátira social e suas reflexões sobre a natureza humana. A escrita de Wilde é caracterizada por seu estilo perspicaz e seu uso agudo da ironia.

"...Influenciar uma pessoa é transmitir-lhe a nossa própria alma. Ele já não pensa com seus pensamentos naturais, nem arde com suas paixões naturais. As suas virtudes não são reais para ela. Os seus pecados, se é que existem pecados, são emprestados. Ela se coverte em eco de uma música alheia, em ator de um papel que não foi escrito para ela. A finalidade da vida é o desenvolvimento próprio. Realizar completamente a própria natureza, é o que devemos buscar. O mal é que, hoje em dia, as pessoas tem medo de si mesmas. São caritativas, naturalmente. Alimentam o faminto e vestem o andrajoso. Deixam, contudo, que as suas almas morram de fome e andem nuas. O valor nos abandonou. Talvez nunca o tenhamos tido, realmente. O temor da sociedade, que é a base da moral; o temor de Deus, que é o segredo da religião.. são os dois princípios que nos regem. E no entanto creio que, se um homem quisesse viver a sua vida plena e completamente, se quisesse dar forma a todo sentimento seu, expressão a cada pensamento, realidade a todo sonho, acredito que o mundo receberia tal impulso novo de alegria, que esqueceríamos todas as enfermidades medievais, para voltar ao ideal grego, a algo mais belo e mais rico, talvez, que esse ideal. Contudo, o mais corajoso dentre nós tem medo de si mesmo. A mutilação do selvagem tem a sua trágica sobrevivência na própria renuncia que corrompe as nossas vidas. Somos castigados por nossas renúncias. Cada impulso que tentamos aniquilar germina em nossa mente e nos envenena. Pecando, o corpo se liberta do seu pecado, porque a ação é um meio de purificação. Nada resta então a não ser a lembrança de um prazer ou a volúpia de um remorso. O único meio de livrar-se de uma tentação é ceder a ela. Se lhe resistirmos, as nossas almas ficarão doentes, desejando as coisas que se proibiram a si mesmas, e além disso, sentirão desejo por aquilo que umas leis monstruosas fizeram monstruoso e ilegal..."

5 motivos para ler "O Retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde:


  • O livro oferece uma profunda exploração da natureza humana, examinando questões morais e éticas. A história de Dorian Gray levanta questões sobre os limites da busca pelo prazer, os efeitos do comportamento imoral e as complexidades da moralidade individual.
  • Oscar Wilde utiliza a trama para fazer uma crítica satírica à sociedade vitoriana e suas normas morais. A obra questiona a hipocrisia social e os padrões duplos, lançando luz sobre as contradições existentes na sociedade da época.
  • A prosa de Oscar Wilde é conhecida por seu estilo único e perspicaz. Seu uso magistral da ironia, humor e diálogos afiados adiciona uma camada extra de profundidade à narrativa, tornando a leitura não apenas instrutiva, mas também envolvente.
  • O livro apresenta reflexões filosóficas sobre beleza, hedonismo, decadência e consequências morais. Através da história de Dorian Gray, os leitores são desafiados a considerar questões mais amplas relacionadas à ética, ao valor da arte e à busca implacável pelo prazer.
  • Apesar de ter sido escrito no final do século XIX, "O Retrato de Dorian Gray" mantém sua relevância ao longo do tempo. Os temas explorados, como a natureza humana, a moralidade e a crítica social, são atemporais, tornando o livro uma leitura que continua a ressoar com os leitores contemporâneos.

Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

3 comentários

  1. oiii!! vi teu link no contest e vim conferir! ta muito lindo aqui viu!? parabens pela criatividade! ^^ quem é o autor desse livro? procurei ele aqui, mas nao achei =S

    lindo trecho!! *-*

    parabens pelo blog! beijos!!



    www.infinita-highway.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Eu to me apaixonando por esse livro, acho que vou relê-lo!
    Eu sempre tive esse problema, é chato demais, ainda bem q não e todo mês q passo mal, mas quando passo..., passo mesmo rs.
    Um cheirinho

    ResponderExcluir
  3. seu blog ta uma gracinha!
    obrigadinha por passar lá no diario!
    ^^
    bjux
    xau

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter