O pescador e o gênio

20 março 2008



Um dos contos das noites árabes, “O pescador e o gênio”, fornece uma versão quase completa do tema de conto de fadas que retrata um gigante em conflito com uma pessoa comum. Este tema é comum a todas as culturas, de alguma forma, pois as crianças em toda parte temem e se irritam com os poderes dos adultos sobre elas. As crianças sabem que, fora o comprimento das ordens, só têm um modo de se salvar da ira do adulto: vencê-lo pela astúcia.
“O pescador e o gênio” conta como um pobre pescador lança sua rede ao mar quatro vezes. Primeiro, ele captura um asno morto; da segunda vez, um cântaro cheio de areia e lama. O terceiro esforço lhe fornece menos do que os anteriores: potes e vidros quebrados. Na quarta vez, o pescador extrai um jarro de cobre. Quando o abre, emerge uma enorme nuvem, que se materializa num gênio gigante que ameaça matá-lo, apesar de todas as súplicas do pescador. O pescador se salva com seu engenho: escarnece do gênio, duvidando em voz alta de que um enorme gênio possa caber numa vasilha tão pequena; assim induz o gênio a voltar ao jarro. Rapidamente o pescador arrolha-o, sela o jarro e joga-o de volta ao oceano.
A estória de “O pescador e o gênio” é mais rica em mensagens ocultas do que outras versões deste tema, já que contém, detalhes significativos que nem sempre se encontram em outras versões. Um traço é o relato de como o gênio tornou-se tão cruel a ponto de desejar matar a pessoa que o libertou; outro traço é que três tentativas sem sucesso são finalmente recompensadas na quarta vez.

3 comentários

  1. Eu já li esse livro! Vc faz letras?
    obrigada pela página!
    Um cheirinho

    ResponderExcluir
  2. Vim aqui te convidar para o meu condominio, vi que vc participa do Cocurso Shiny Star, faço parceria com ele, bom visite meu condominio e veja se gosta, pode se inscrever á vontade, chamar amigas, pois não temos limites de vagas, ainda. (url: www.contest-criativeness.zip.net)

    (: beijão. e BOA PASCOA!

    ResponderExcluir
  3. .:. Não li o posto.. (;

    mas posso dizer que gostei

    daqui? Espero que sim!

    *Publicitária??? Legal!

    :3 estou atrasada pro ensaio!

    :3 preciso ir...

    .:. Beijinhos form: Sug.Bun_s2

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter